A COVID-19 criou um novo paradigma que todas as empresas - e particularmente os departamentos de RH - ainda estão a tentar compreender e dominar. Frases como "sem precedentes" e "uma vez numa geração" tornaram-se habituais para descrever a monumental mudança no mercado de trabalho. O facto é que empresas de todo o mundo estão a navegar por territórios desconhecidos e à procura de formas de encontrar o seu fundamento numa situação que nunca tinham vivido antes.

As empresas enfrentam agora uma série de desafios únicos relacionados com a pandemia que exigirão soluções dedicadas e eficazes se quiserem permanecer competitivas durante este tempo. Para emergir da situação actual numa posição estável, os empregadores devem primeiro abordar os principais desafios de RH que terão impacto noutras áreas do seu sucesso empresarial.

1. segurança dos trabalhadores

Uma vez que a COVID-19 é principalmente uma crise de saúde, os empregadores devem assumir a responsabilidade de manter a sua força de trabalho em segurança e garantir que os seus trabalhadores e os seus clientes não são postos em risco de infecção.

O distanciamento físico tem sido central nos esforços para combater a propagação do vírus em todo o mundo e deve agora ser uma prioridade para os empregadores. Mas isso apresenta dificuldades para as empresas em sectores como a indústria transformadora, onde a forma tradicional de trabalhar implica que as pessoas estejam estreitamente reunidas nas linhas de produção e processamento.

Equipamento de protecção pessoal e barreiras físicas de acrílico tornar-se-ão uma visão comum em muitos ambientes de trabalho, incluindo a venda a retalho, o fabrico e outros, à medida que as empresas procuram formas de impedir a propagação do vírus, ao mesmo tempo que permitem que as pessoas regressem e continuem com o seu trabalho.

As organizações também contam umas com as outras para partilhar as melhores práticas e discutir quaisquer sucessos ou contratempos que tenham experimentado no regresso ao trabalho, no meio da pandemia em curso. A transparência tem sido uma das tendências mais positivas a sair da situação actual.

Para as empresas que têm muitas questões e incertezas sobre a adaptação a este novo ambiente, a Randstad, em colaboração com outros líderes da indústria de serviços de RH, produziu uma série de recursos para voltar ao trabalho em segurança no novo normal.

Pode aceder a protocolos de saúde e segurança específicos do sector e a informações sobre as melhores práticas a implementar no seu próprio negócio.

2. manter-se competitivo

Manter as pessoas seguras e saudáveis deve ser o principal objectivo dos empregadores no regresso ao trabalho durante esta crise de saúde, mas as empresas também se concentrarão na forma como podem manter uma mão-de-obra produtiva e sustentável que lhes permita manter-se competitivas.

Num sector como o da indústria, factores como o preço e a pontualidade na entrega são críticos para o sucesso empresarial. A entrega pontual tem sido particularmente importante durante a pandemia da COVID-19, uma vez que os retalhistas tiveram de responder a aumentos súbitos e flutuações na procura por parte dos consumidores. As cadeias de abastecimento devem ser capazes de aumentar a capacidade de resposta à procura, sem sacrificar a saúde dos empregados ou as margens de lucro.

Muitas empresas estão a responder a este ambiente volátil, repensando as suas estratégias de RH. Objectivos como encontrar a combinação certa de pessoal permanente e flexível na sua força de trabalho tornaram-se mais importantes do que nunca, à medida que se navega no desafio de equilibrar as preocupações de custos com a necessidade de fornecer um serviço contínuo e fiável.

3. Alavancar eficazmente a tecnologia de RH

A tecnologia de RH irá desempenhar um papel crucial à medida que a pandemia se arrasta. Quando as suas necessidades de planificação de turnos e de mão-de-obra estão a mudar diariamente, por exemplo, precisa de ferramentas eficazes para o ajudar a ajustar-se e a cumprir os seus objectivos.

Práticas como a contratação remota e o recrutamento digital tornaram-se mais comuns nos últimos anos, à medida que as empresas se tornaram mais flexíveis, mas as restrições criadas pela COVID-19 aumentaram ainda mais a sua importância.

Para muitas empresas, tudo isto será muito novo. Pode parecer um afastamento significativo da forma como se está habituado a trabalhar. O parceiro de serviços de RH certo pode ajudá-lo a enfrentar estes desafios e a tomar as decisões certas com base em conhecimentos técnicos especializados, combinados com conhecimentos sectoriais específicos e conhecimentos do mercado de trabalho local.

4. Lidar com a mudança e a imprevisibilidade

Talvez o maior desafio de RH neste momento seja a adaptação a um ambiente onde a mudança frequente, a volatilidade e a incerteza se tornaram a norma. A COVID-19 é uma situação muito permanente, com governos e autoridades de saúde em todo o mundo a avisar que o risco de novos surtos do vírus permanece elevado. Os empregadores devem estar preparados para mudanças frequentes nos regulamentos e directrizes concebidas para prevenir a infecção e manter as pessoas seguras.

Neste ambiente mutável, é provável que a procura por parte dos consumidores flutue em resposta a tendências rápidas e preocupações de saúde. As organizações terão de se adaptar rapidamente a estes desenvolvimentos, o que, por sua vez, colocará mais pressão sobre as cadeias de abastecimento para serem ágeis e reactivas.

Estas flutuações exigem que as organizações examinem a sua capacidade e sejam flexíveis sobre o que a sua força de trabalho pode realisticamente lidar. Além disso, o departamento de RH precisa de estar atento à pressão que a situação actual está a exercer sobre a força de trabalho. A saúde física é claramente uma prioridade neste momento, mas os gestores de RH estarão também a pensar na saúde mental dos trabalhadores e em como podem ajudar os trabalhadores a lidar com tais circunstâncias difíceis.

Embora esta seja certamente uma situação única neste momento, os desafios actuais estão estreitamente ligados a prioridades que existiam muito antes da COVID-19, como assegurar que a força de trabalho seja preparada para o futuro e sustentável. Isto irá enfatizar ainda mais a necessidade dos gestores de RH recolherem, gerirem e analisarem dados sobre a sua força de trabalho, o mercado de trabalho e os novos recursos humanos.