Quando aceitei o desafio de escrever este artigo, imediatamente comecei a pensar sobre que tema o faria. Não escondo que temas como pandemia, covid 19, crise... me vieram à ideia, seguramente um condicionalismo dos tempos que vivemos. 

Como certamente diria Aldous Huxley, se fosse vivo, que "estranho mundo novo" este... 

Mas é neste estranho mundo novo que continuamos a encontrar admiráveis e extraordinárias pessoas. Não pessoas que concretizaram grandes feitos, mas sim pessoas que, independentemente das dificuldades, dos condicionalismos, escolhem todos os dias fazer algo extraordinário, não grande, não popular...apenas extraordinário. E neste estranho mundo novo esta é uma perspectiva encorajadora. 

Na verdade, todos podemos escolher diariamente tomar uma decisão "extraordinária", mesmo a grande maioria nós, pessoas "comuns", cheios de falhas e medos, que todos os dias têm de lutar para contrair uma natureza partida e imperfeita.  

Neste estranho mundo novo o desespero, o medo, ou, simplesmente, o comodismo, pode levar-nos a procurar "soluções milagrosas". Não acredito que existam. Acredito sim em trabalho, disciplina, coragem, humildade e ambição, porque nada vale realmente a pena a não ser que tenhamos sonhos, objetivos e arrisquemos (sem nunca nos esquecermos que sonhos sem objetivos, não passam de sonhos...). Acredito sobretudo que podemos sempre ser uma melhor versão de nós próprios, as  extraordinárias pessoas com quem me cruzo todos os dias assim me ensinaram. 

Neste estranho mundo novo tento encher-me de positivismo e otimismo inspirando-me nas anónimas extraordinárias pessoas e nos seus feitos do dia a dia, no seu altruísmo, bondade e generosidade. São estas as pessoas realmente capazes de mudar o mundo, na verdade, já o fazem todos os dias em cada simples gesto e decisão... 

Bem hajam extraordinárias pessoas e que este novo mundo nunca vos estranhe! 

escrito por
Anibal Gerardo Martins

Aníbal Martins

regional business manager, continuous improvement manager, staffing & permanent placement na randstad portugal