A crise sanitária e económica que atravessamos actualmente trouxe dificuldades concretas. E no mundo do trabalho e dos RH não há exceção. Desemprego parcial, reorganizações e, evidentemente, teletrabalho - as regras mudaram e obrigam-nos a trabalhar de forma diferente, e a recrutar de forma diferente. Quer tenha uma forte necessidade relacionada com o seu sector de actividade (alimentação, transportes, segurança, etc.) ou simplesmente para se preparar para o período pós-crise, a Randstad dá-lhe as chaves para recrutar em tempos de crise.

Mostrar criatividade

Hoje, com uma crise de saúde associada a uma crise económica, assistimos a uma convulsão nos códigos de recrutamento. Mais do que nunca, os RH devem adaptar-se. Na falta da possibilidade de utilizar técnicas tradicionais de recrutamento, temos de considerar novas formas de avaliar os candidatos. Mas como é que fazemos isto? Em primeiro lugar, ao estar cada vez mais conectados nas redes sociais e especialmente no LinkedIn para seleccionar potenciais candidatos! Durante este período de distanciamento físico, não hesite em acentuar a sua presença digital e activar as suas redes.

Depois, adapte o seu processo de recrutamento, acrescentando uma ou mais etapas. Seja criativo, estabelecendo uma fase adicional de pré-selecção com testes de personalidade ou estudos de caso. Estes testes podem realizar-se directamente online e ajudá-lo a avaliar as competências dos seus candidatos. Isto também lhe dará tempo para os conhecer melhor e assegurar o seu recrutamento à distância. 

Por último, porque não envolver as suas equipas no processo? São eles os mais capazes de lhe dizer se o candidato pré-selecionado possui as competências necessárias para o cargo e se se enquadra bem na sua empresa. Marque uma entrevista com um ou dois membros da equipa relevante. Isto permitir-lhes-á falar com o candidato à distância para garantir que o seu perfil coincide com o da empresa. Um recrutamento verdadeiramente colaborativo!

Confiar em ferramentas digitais

Não é fácil construir uma forte relação de candidatos quando todas as trocas físicas se tornaram complicadas. Se as entrevistas presenciais já não forem possíveis, as ferramentas digitais permitem-lhe agora organizar-se facilmente. Use a videoconferência para conhecer potenciais candidatos com ferramentas como Skype, Facetime, Whatsapp, Google Hangouts Meet... Mas tenha em mente que as entrevistas em vídeo podem ser estressantes para os candidatos e por isso não se esqueça de lhes dar toda a informação de que necessitam para se ligarem e fazer com que se sintam confortáveis. Verifique também as suas ferramentas (auscultadores, microfones, software...) antes de iniciar a chamada.

Prepare-se para o período pós-crise

A situação de crise em que nos encontramos não vai durar para sempre. E uma coisa é certa: após várias semanas de flutuação, vamos ter de reagir muito rapidamente quando a recuperação chegar. O nosso conselho? Planeie e antecipe as suas necessidades de recrutamento. E para o fazer tem um verdadeiro aliado: o tempo! Este é o momento ideal para expandir a sua rede. Aproveite este tempo para criar ou actualizar a sua reserva de talentos: enumere os perfis que lhe poderão interessar, mesmo numa data posterior. Contacte-os e mantenha-se em contacto com estes candidatos de elevado potencial.

É também uma oportunidade para criar um contacto mais qualitativo com os candidatos, para os conhecer melhor. Durante este período, os candidatos são mais reactivos e têm mais tempo. Conhece o reconhecimento hoje e estará um passo à frente de um possível recrutamento futuro. Uma estratégia vantajosa para todos! Lembre-se também de se manter transparente quanto às datas e condições de emprego. Neste contexto, as contratações podem ser agendadas para uma data posterior. O importante continua a ser informar os candidatos sobre estas possíveis circunstâncias especiais. Por último, tranquilizá-los quanto às condições de trabalho pós-confinamento: medidas de higiene, conformidade das instalações devido à distância, possibilidades de teletrabalho, etc.

O recrutamento em tempos de crise é perfeitamente possível. O truque é rever os seus métodos para recrutar eficientemente e planear a longo prazo. Só ao antecipar mudanças é que estará precavido, tanto para contrariar os efeitos de uma crise económica temporária como para recuperar melhor em tempos de desconfinamento.

fonte: randstad frança