Num mundo onde a evolução tecnológica é exponencial, era urgente repensarmos o tradicional outplacement como todos o conhecemos. Os programas de outplacement focam-se na aceleração da recolocação profissional, mas de facto, abraçam muitos outros objetivos: a valorização individual, um novo posicionamento que aproxima cada profissional da carreira ideal, o reforço de competências, que só o acompanhamento individual e personalizado permite. 

Obviamente que o papel do consultor não irá nunca ser substituído e não acredito sequer que algum dia isso possa acontecer, mas o facto de podermos agora somar a tecnologia ao apoio que prestamos, optimiza o processo e contribui para uma melhoria significativa da experiência dos participantes, acelerando a consistência dos resultados.

A RiseSmart vem alinhar as necessidades e os interesses dos colaboradores com as exigências atuais do mercado de trabalho. Hoje, a qualidade dos talentos, o cada vez maior número de candidatos em cada processo de recrutamento, desafia-nos a preparar melhor cada participante, quer na sua estratégia de comunicação com o mercado, quer na abordagem direta e proactiva a empresas empregadoras e a profissionais de recursos humanos. Assim, e reforçando a nossa promessa human forward, para além do apoio do consultor, cada profissional que acompanhamos terá um job concierge, responsável por identificar no mercado todas as job offers e um resume writer, responsável pela elaboração de todas as ferramentas de comunicação.

Nesta nova realidade, os participantes poderão aumentar o seu auto conhecimento acedendo a um conjunto de assessments especialmente criados para momentos de mudança, preparar-se para entrevistas de emprego, desenvolver a sua rede de contactos, assistir a workshops e webinars pensados para potenciar o desenvolvimento de soft skills, trocar experiências com outros profissionais, obter informações sobre tendências de mercado, sempre em contacto direto com os seus consultores de carreira e obtendo feedback em tempo real.

Em paralelo, a plataforma, vem permitir que os RH possam facilmente monitorizar e acompanhar o progresso dos programas dos seus colaboradores, desde o primeiro momento até à recolocação profissional, permitindo gerir dados, relatórios, indicadores de performance e análises de recolocação a qualquer momento.

Acredito que esta solução será o ponto de viragem que vem sem dúvida promover uma experiência mais robusta aos participantes, impactando ao nível da sua performance e potenciando ao mesmo tempo o sucesso dos programas de outplacement.

about the author
ana viçoso

Ana Viçoso

manager, outplacement & talent mobility, randstad portugal