Muitas vezes falamos que o ambiente de trabalho está lincado ao salário emocional.

Será que é um fator preponderante na escolha e aceitação de uma nova oportunidade? Será que um bom ambiente de trabalho se reflete na nossa produtividade? Mas afinal o que é um bom ambiente de trabalho?

 

Passávamos uma grande parte do nosso dia no local de trabalho, muitas vezes mais horas do que na nossa própria casa. Entretanto chegou a pandemia, teletrabalho para muitos, mas agora, passados mais de 2 anos, muitos regressaram ao escritório, independentemente do sistema adotado por cada empresa, o que pode ser um fator de ansiedade, de resistência, pensarem que vão voltar a um local onde não se sentem bem, confortáveis, pode levar à falta de motivação, produtividade dos colaboradores. 

É importante e não nos podemos esquecer que as pessoas são a peça mais importante de cada empresa, por isso devemos fazer de tudo para que se sintam bem e felizes.

Quando estamos num local onde nos sentimos bem, confortáveis, com pessoas que simpatizamos e por quem sentimos empatia, potencia a produtividade, a harmonia, o compromisso, e o sentido de pertença à empresa. Saber que saímos de nossa casa, do nosso conforto, mas vamos para um local onde nos sentimos bem tratados, cuidados, ouvidos, fortalece a nossa relação com o outro, com a empresa e a produtividade aumenta.

Não é preciso termos as melhores condições físicas do mundo, mas as essenciais. Espaços que as pessoas possam conviver, que possam trocar e partilhar ideias.

 

Somos feitos de emoções, não somos máquinas.

 

Por isso não precisamos de muito. São os gestos mais simples do dia-a-dia, que são feitos com genuinidade com uma "pitada de amor" que tornam o ambiente de trabalho diferenciador e atrativo.

Tratarmos os outros com simpatia, educação, leveza, respeito e amor são os ingredientes necessários para se proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Se pensarmos como gostamos de estar na nossa casa, como tratamos os nossos convidados, amigos e família, facilmente vamos perceber o que procuramos no nosso local de trabalho. Até mesmo quando fazemos um bolo para receber os nossos amigos, porque não ter a mesma prática com os nossos colegas de trabalho?

Entrar na empresa com um sorriso e sair com uma gargalhada, é sinal que estamos no sítio certo, com as pessoas certas e que somos felizes!

escrito por:
this is a woman
this is a woman

patrícia maia

lead consultant | staffing grande porto