Jenna Alexander, Talent Acquisition Director da Randstad UK, partilha algumas dicas para quem foi promovido a um cargo de liderança e quer dominar a arte de ser um grande treinador de uma equipa de alta performance.

 

É de certa forma tradicional no recrutamento, e em outros sectores de vendas de alta performance, que talentos individuais fortes e de alto desempenho sejam promovidos para cargos de liderança. Infelizmente, na maioria das vezes, a mentalidade e os pontos fortes das estrelas nem sempre refletem os de um treinador de equipa. No entanto, muitos de nós tiveram de encontrar o seu próprio caminho e tornar-se um treinador forte que pode (e consegue) criar uma equipa forte que ultrapassa os seus objetivos e metas.

Os colaboradores individuais fortes e os talentos de topo gostam da sensação de ser o número 1 (quem não gosta), por isso, para aqueles que fazem a mudança de “voar sozinho” para serem responsáveis pelo desempenho de outros, há alguns aspetos fundamentais para ser bem sucedido:

 

criar confiança mútua

Partir de uma posição de confiança é essencial para que qualquer relação atinja o seu pleno potencial. Quanto mais cedo a confiança for criada, mais provável será que a velocidade de entrega ou o aumento da produção se torne aparente.

 

Mas quando é o momento certo para criar confiança?

Se houver opção, comecem a criar confiança durante o processo de entrevista, fazendo saber que a vossa prioridade é ajudar o crescimento profissional do futuro membro da equipa, investindo tempo e conhecimentos no seu sucesso. Se herdaram uma equipa ou lideram a equipa em que já foram um colaborador individual, recomendo a utilização do modelo GROW;

 

  •  G = Goal (Objetivo) – Falem abertamente e estabeleçam objectivos mútuos, realizáveis e consistentes que conduzam ao objectivo final/indicador de desempenho.
  • R = Reality (Realidade) – Cinjam-se aos factos e concentrem-se nos indicadores positivos para permitir a realização bem-sucedida dos objectivos. Evitem cenários emotivos ou hipotéticos.
  • O = Options (Opções) – Planeiem a viagem e a abordagem que deve ser adoptada. Que ajudas, ferramentas ou recursos estão à vossa disposição para garantir o cumprimento dos objectivos?
  • W = Will (Vontade) - Cheguem a acordo sobre compromissos tanto para vocês como para os membros da vossa equipa. O que é que cada um de vós (porque, como gestores, desempenham um papel) irá assegurar que aconteça para alcançar o sucesso?

 

promover a transparência e a responsabilização em ambos os sentidos

Liderar qualquer equipa, nova ou herdada, exige comunicação aberta, transparência, consistência e responsabilidade. A promoção da responsabilidade mútua garantirá que a equipa atua como uma equipa, avança como uma unidade e alcança o sucesso em conjunto, de uma forma coesa e colaborativa. Como se costuma dizer, o trabalho de equipa torna o sonho realidade.

 

criar e visualizar objetivos claros e exequíveis

Alguns objetivos podem ser avassaladores, especialmente para os membros mais inexperientes da equipa. A realidade de alcançar objetivos pode muitas vezes ser toldada pela dúvida, pela falta de confiança, ou pela capacidade de pensar em demasia numa solução. Estejam atentos a isto quando comunicarem KPIs, metas e objetivos; vale a pena quebrar essas metas em partes digeríveis, trimestrais, mensais, semanais e, ocasionalmente, diárias.

Visualizar metas e quão próximos estão do seu alcance ao longo de um ciclo de vendas é também muito útil. Adicionar marcos-chave ao longo do caminho, juntamente com uma oportunidade de celebrar o sucesso, irá estimular a vossa equipa e fazer com que vá mais longe, trabalhe mais e, possivelmente, concretize os objetivos que estão à sua frente.

 

liderar na frente

Faz o que eu digo e não faças o que eu faço – um termo demonstrado por um microgestor. É assim que se afastam da vossa equipa e a desmantelam lentamente. É incrivelmente importante que sejam coerentes nas vossas expectativas, e não apenas através da comunicação, mas pelo que fazem.

Uma ação vale mil palavras, por isso assegurem-se de que fornecem diretrizes sobre uma proposta de venda, assistem a essas reuniões comerciais, lidam com objeções desafiantes e permitem à vossa equipa aprender mais sobre a vossa metodologia e o que vos fez serem bem-sucedidos como contribuintes individuais.

 

compreender o que é o coaching

Lembrem-se diariamente que a arte de um coaching eficaz num ambiente de equipa de alto rendimento se concentra em três atributos:

  • Comunicação: Ouvir ativamente, dirigir perguntas e passar mensagens consistentes.
  • Encorajamento: Estimular a determinação e a perseverança.
  • Empowerment: Revelar confiança através da partilha de responsabilidade e da representação.

 

Os estilos de coaching também devem variar dependendo de com quem se está a trabalhar e como coach. É necessário equilibrar quatro estilos diferentes para garantir que todos na vossa equipa recebam o melhor de vocês:

  • Diretivo: Fornecer soluções, direções e ações exigidas. (ideal para novos colaboradores.)
  • Confiança: Apoiar a noção de que eles conseguem. (adequado para todos os ciclos de vida dos colaboradores.)
  • Soluções: Analisar colaborativamente e visualizar um caminho lógico em frente. (adequado para todos os ciclos de vida dos colaboradores.)
  • Não diretivo: Responsabilizar alguém para criar as suas próprias soluções. (adequado para possíveis e futuros coaches/líderes.)

 

Claro que aprender a ser um “All Star coach” não é algo que acontece da noite para o dia e mudar a mentalidade de ser uma estrela autónoma para a de um líder de estrelas é sempre difícil.

Lembrem-se que ao darem prioridade ao desempenho da vossa equipa antes do vosso, a equipa encarregar-se-á de atingir novos objetivos e a vossa marca evoluirá de um líder top performer isolado para o de um líder de estrelas que ultrapassam os limites, estabelecem novos recordes e desenvolvem a próxima geração de talentos de topo