<p>Nos últimos anos, com o aumento do dinamismo da economia e redução da taxa de desemprego em Portugal (que terá ficado nos 7% em 2018), os desafios de recrutamento são cada vez maiores. E o sector das tecnologias de informação representa um desafio ainda maior.</p>
<p>Há diversos estudos que mostram uma enorme escassez de engenheiros informáticos no mercado. Na Europa, faltam centenas de milhares e em Portugal a tendência é equivalente e em crescente.</p>
<p>Há um conjunto de empresas internacionais que estão a criar centros de competência, fábricas de software e afins em Portugal. São óptimas oportunidades para empresas de recrutamento, mas que vêm aumentar ainda mais a procura por estes perfis.</p>
<p>Como responder a esta necessidade?</p>
<p>Qual o papel das empresas de recrutamento que têm esta especialização?</p>
<p>Relação e relevância são as palavras chave. Trabalhar todos os dias reconhecendo os stakeholders que são parte integrante desta comunidade: candidatos, empresas, parceiros, universidades, etc.</p>
<p>Trabalhar todos os dias a relação com transparência e verdadeiras propostas de valor. Recrutar pessoas que recebem semanalmente várias ofertas de emprego assumindo um papel de gestores de carreira e contrariando a imagem tradicional da relação entre o consultor e o candidato.</p>
<p>Aqui o talento está no centro de toda a estratégia e é cada uma destas pessoas que é trabalhada e que tem de ser acompanhada.</p>
<p>Para as empresas que recrutam estes perfis, a missão diária é bastante estimulante. A abordagem em todos os momentos do processo tem que ser diferenciada, profissional, positiva e aliciante. Só assim é possível atrair os melhores candidatos.</p>
<p>Para conseguir atrair os melhores é preciso também estar envolvido em projectos interessantes, em empresas focadas na criação de valor. Este deve ser o trabalho de um consultor 360, esta relação com candidatos, empresas e colaboradores.</p>
<p>Estas equipas devem também ter know-how sobre as diferentes tecnologias. Conhecer e reconhecer o mercado, as  tendências e as ferramentas. Este conhecimento vai permitir o diálogo e a relação com os talentos.</p>
<p>Recrutar é sempre um desafio mais ainda quando o mercado é guiado pelos candidatos. Mas esta realidade não deve ser assumida como uma barreira, acreditamos que cada vez mais o talento vai ser o driver de qualquer área e o foco nas pessoas é sempre o que faz verdadeiramente a diferença.</p>

Pedro Passos
Pedro Passos
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Pedro Passos

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