Ao longo da história o Homem tem sido confrontado com momentos muito adversos, como guerras, catástrofes ambientais e, nos dias de hoje, uma pandemia avassaladora que virou o mundo do avesso. E o que é facto, é que com maior ou menor dificuldade sempre nos superamos, reagimos às adversidades e ultrapassamos os desafios.

Embora com contextos históricos, sociais, económicos, culturais e de evolução científica diferenciados, a génese da nossa resistência é idêntica até hoje. Essa génese é o nosso ADN comportamental e intelectual que nos tem permitido adaptar a um mundo complexo e em constante mudança. Foi através deste que conseguimos encontrar na ciência e na tecnologia, ferramentas essenciais para evoluirmos.

As competências de que tanto falamos hoje em dia, como a capacidade de liderança, a visão estratégica, a resiliência ou a inteligência emocional e a gestão da ambiguidade e da incerteza, sempre foram, embora com contornos diferentes, respostas cruciais ao longo dos tempos.

No presente, os novos processos produtivos e novas formas de nos relacionarmos e comunicarmos, vieram alterar os circuitos onde as competências se entrecruzam, tais como as mudanças do analógico para o digital, do local de trabalho na empresa para as nossas casas, do presencial para o online, do próximo para a distância ….tudo isto numa velocidade que já não se compadece com ritmos passados…”dar tempo ao tempo”, é uma expressão que já se perdeu no tempo….

Assombrados com tantas exigências, desafios e informação, como podemos responder e potenciar todas as competências que esperam de nós?

Apesar dos contextos organizacionais poderem funcionar como catalisadores do nosso processo de desenvolvimento, este deverá começar em cada um de nós através do auto-conhecimento. É a consciência dos nossos recursos comportamentais, do nosso potencial e das nossas dificuldades, que nos predisporá a aprender, a desenvolver competências e a alcançar melhores resultados, tudo isto se tivermos motivação para embarcarmos na viagem de começarmos por nós próprios a capitalizar o nosso talento.

 

about the author
daria enriques

Daria Henriques

manager, assessment & development, randstad portugal