Em tempos de incerteza qual o papel dos líderes? 

A pandemia COVID-19 obrigou as empresas a rapidamente reorganizarem a sua forma de trabalhar e adaptarem-se a uma realidade completamente diferente. De um dia para o outro as pessoas viram-se obrigadas a criar uma nova rotina de trabalho dentro das suas próprias casas, mantendo a produtividade e não comprometendo a apresentação de resultados.

Toda esta situação veio demonstrar a importância da liderança nas organizações e dos gestores obrigando-os também a reinventarem-se enquanto líderes de equipas. Planear e adaptar a forma de trabalhar a um contexto de trabalho à distância, tentar manter a dinâmica entre as equipas e ao mesmo tempo gerir a componente emocional como forma de minimizar a instabilidade são alguns dos desafios de liderar à distância.

Siga estas 10 dicas sobre como liderar equipas à distância, mantendo a confiança nas suas pessoas e reduzindo o impacto negativo da distância física na continuidade do negócio:

1. mantenha a calma

num momento de incerteza, a sua equipa procura-o para saber de que forma reagir a um novo contexto de trabalho totalmente diferente. Esta é sua oportunidade para evitar o pânico usando uma linguagem calma, mas definitiva. Seja claro na forma como comunica com a equipa de forma a evitar que esta tenha um impacto emocional negativo.

2. mostre confiança na equipa

Num cenário de trabalho remoto é essencial manter a confiança de que as suas pessoas são capazes de gerir as suas tarefas e que continuam orientados para atingir determinados objetivos e apresentar resultados. Atribua responsabilidades aos diferentes membros das equipas e dê-lhes autonomia.

3. seja transparente

A transparência é vital para ser um líder de sucesso. Comece por comunicar o que está por trás de determinadas decisões que teve que tomar. Antecipe as perguntas difíceis partilhando a realidade da situação da empresa. Seja honesto e transparente no que respeita à comunicação de notícias sobre os resultados e o impacto que esta situação terá na equipa.

4. comunicação nunca é demais

Comunicar, comunicar e  comunicar. Uma comunicação eficaz é essencial numa situação de trabalho remoto, e especialmente em tempos de incerteza como os que vivemos. Crie uma comunidade virtual para partilhar mensagens, incentive reuniões com a câmera ligada e reforce as reuniões individuais com os vários elementos da equipa de forma a garantir que todos estão alinhados.

5. tome decisões baseadas em factos

Utilize fontes credíveis para se manter informado e partilhe essas informações com a equipa. Tome decisões baseadas em factos e não em percepções e envolva as equipas nessas mesmas decisões.

6. mantenha uma liderança ágil

Existem diferentes tipos de liderança.Desde uma liderança mais afiliativa que potencia um sentimento de pertença, a uma mais estruturada ou diretiva com vista a obtenção de objetivos comuns ou até mesmo uma mais focada na motivação e engagement todos estes estilos são importantes quando se pretende criar relações de confiança entre equipas.

7. crie "espaços seguros"

Os espaços seguros são construídos com base na confiança. Dê oportunidade à sua equipa para expressar seus sentimentos. Pratique a escuta ativa e mostre-se interessado no que eles estão a partilhar e não faça julgamentos de valor. Em momentos de incerteza evite um tom de "business as usual". Encontre maneiras de aumentar a partilha com as equipas através da marcação de cafés ou almoços virtuais.

8. faça uso tecnologia

São cada vez mais o número de ferramentas de comunicação e de colaboração virtuais disponíveis. Utilize documentos e pastas partilhadas com as equipas para fomentar a partilha de informações e a visibilidade dos objetivos comuns. Incentive a ligação da webcam durante as reuniões para que uma maior interação entre as equipas.

9. estruture as suas reuniões para serem mais eficazes num ambiente virtual

As reuniões virtuais podem ser tão eficazes quanto as realizadas pessoalmente. Comece por ter uma agenda e incentive a participação de todos os membros da equipa sempre. Faça atualizações constantes e partilhe informação relevante sobre a situação da empresa. Não deixe de celebrar sucessos e reconhecer o bom trabalho e tente terminar as reuniões sempre com uma boa notícia.

10. defina expectativas e estruturas claras

Liderar remotamente exigirá mais documentação e estrutura para garantir o sucesso. Garanta que todos sabem quais são as suas responsabilidades e objetivos a atingir e estabeleça metas e prazos concretos. Agende reuniões regulares seja individualmente ou em equipa para dar feedback no que respeita ao trabalho de cada um.

 

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