Se não quer arriscar perder os profissionais mais competentes e ser trocado por outra empresa, está na altura de agir.

E, na verdade, é bem mais simples do que julga.

É importante, desde logo, criar um ambiente de trabalho que faça os colaboradores sentir-se em casa. A motivação e a felicidade andam de mãos-dadas nas organizações. A pensar nisso, cinco executivos de topo partilharam com o “Inc.” as suas dicas sobre como ter uma equipa mais feliz e motivada. Tome nota:

- Crie uma incubadora de inovação

«Misture os membros da equipa e crie grupos com a função específica de apresentar ideias inovadoras» para problemas que nem sabia que existiam, recomendou Shelly Sun, fundadora e CEO da BrightStar Care. O resultado é uma cultura mais forte. Assim, «estará a dar aos seus colaboradores oportunidade de pensarem em projectos menos convencionais e, em muitos casos, pode ser um escape das suas funções diárias. Vai encorajá-los a estar atentos e a surpreender continuamente a chefia», explicou, sublinhando ainda que, além de aumentar a moral dos colaboradores, também permite perceber os talentos escondidos da equipa.

- Foque-se no que as pessoas fazem e oiça-as

Celebre as pequenas conquistas. Não olhe apenas para os resultados. Mostre como o empenho de cada um está a contribuir para o negócio. «Isso irá demonstrar que se preocupa com a forma de pensar dos seus colaboradores e motivá-los a usar as suas abordagens para a resolução de problemas», aconselhou Tony Libardi, presidente da Marco’s Pizza.

- Esbata hierarquias

Opte por criar um ambiente de trabalho colaborativo onde todos têm o poder de partilhar ideias. Na U.S. Lawns, construíram «grupos de trabalho funcionais, encarregados de lidar com projectos específicos», partilhou Ken Hutcheson, presidente da empresa. «Esses grupos são formados por elementos com vários níveis de experiência. Deixam-se os títulos à porta, o que incentiva a equipa a mostrar os seus talentos», referiu ainda.

- Dê liberdade aos colaboradores

Dê autonomia aos seus colaboradores para tomar decisões. Deixe que cada um seja independente e confie no seu trabalho sem ter de interferir nele a toda a hora. Isso mesmo defende David Mesa, chefe de Desenvolvimento do PJ’s Coffee: «Deve estar à vontade com a ideia de permitir que os seus funcionários cometam erros para garantir que eles têm a oportunidade de aprender com eles.»

- Desafie os seus colaboradores

Incentive os seus colaboradores a ir além da sua zona de conforto. «Comece por tarefas que podem não ter tanta pressão como as outras e não deixe de acompanhar o processo enquanto dá orientação sempre que necessário», explicou John Patinella, CEO e presidente da Money Mailer. E reforçou: «À medida que os seus pares se tornarem mais confortáveis com essas tarefas e também mais confiantes nas suas habilidades, faça com que assumam projectos que exijam maior grau de responsabilidade.»