A hotelaria é um setor em que a rapidez e a capacidade de resposta são a chave fundamental do sucesso, por isso ferramentas e metodologias que possam acelerar o processo, são sempre bem-vindas.

Confesso que, quando o Youplan chegou, senti alguma resistência, pois tinha receio de que pudesse afectar a operação, uma vez que implicaria uma mudança de processo relativamente à comunicação com os colaboradores. O sistema de SMS sempre funcionou, porquê mudar algo que funciona? E se os colaboradores não aderissem? E se eles não tivessem conhecimentos informáticos para compreender a aplicação? E se, e se... A realidade é que os "se", normalmente, se não forem "bem desdobrados", podem impedir o progresso. Por outro lado, sendo esta geração cada vez mais digital a estratégia tech & touch da Randstad alinha-se perfeitamente.

Começámos assim por implementar o Youplan na área de food and beverage na hotelaria e posso afirmar que tem sido um sucesso! Os desafios e algumas dificuldades iniciais, normais e inerentes à mudança, foram rapidamente resolvidas pela área de suporte (a vantagem de ter um especialista de produto sempre em ligação com o grupo), o que tornou tudo muito mais fácil.

O meu maior receio dos colaboradores não se adaptarem foi desvanecido de imediato. Não só fizeram o download da aplicação de forma rápida, como compreenderam facilmente a dinâmica dos turnos. Com a ansiedade de quererem preencher os turnos, enviavam-me mensagens a perguntar se já havia novas posições disponíveis. Alguns chegaram mesmo a pedir-me para lhes "guardar" posições, pois, no momento em que eu iria colocar o turno online, estariam a trabalhar e poderiam não ter acesso imediato. Mas este é apenas um exemplo que demonstra claramente o entendimento e entusiasmo com a app (aplicação).

Por outro lado, do ponto de vista do consultor - aquele em que me encontro -, uma escala que poderia demorar meia hora a elaborar, em menos de 5 minutos estava completa e restava-me apenas esperar que os trabalhadores respondessem para poder escolher quem queria que fizesse o turno. Isto torna-se efectivamente muito rápido em hotéis em que não há necessidade de seleccionar concretamente o colaborador A, B ou C. Os colaboradores candidatam-se, indicando os dias em que podem trabalhar, e cabe-nos depois seleccionar a pessoa que consideramos mais válida para aquela posição.

Por outro lado, confesso que o Youplan traz outra vantagem, desta vez mais pessoal. Trata-se do divertimento que sinto ao fazer os turnos. E isto é algo que considero também bastante importante, pois poder tirar proveito lúdico do nosso trabalho é extremamente motivador! Com uma simples ferramenta, o nosso trabalho torna-se mais fácil, rápido e interessante.

Ana Pignatelli, consultora da área de hotelaria da Randstad Portugal

ana pignatelli
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consultora da área de hotelaria da randstad portugal