Não é de hoje, mas com a COVID-19 a tecnologia integrou-se ainda mais em todos os aspetos das nossas vidas e economias. Assim, o emprego nessa área é altamente remunerado.

Por outro lado, com uma crescente força de trabalho remota, as empresas de segurança irão provavelmente ver os benefícios com os gastos em TI a aumentar em ferramentas de segurança baseadas na cloud, gestão de logs e VPNs, à medida que as empresas recorrem a parâmetros seguros para proteger informação, colaboradores e clientes.

E devido às medidas de isolamento, os consumidores desenvolveram novos hábitos de compra, acelerando a necessidade de duplicar os esforços de comércio eletrónico para todas as empresas de qualquer dimensão.

Tendo este contexto como ponto de partida, a Randstad Canadá analisou quais os empregos de IT com maior procura este ano, e comparou com o ano anterior.

Em 2021, os programadores ocupam o primeiro lugar por mais um ano. O gestor de projeto também se mantém no segundo lugar. No entanto, o analista de negócios é novo no top 3, subindo alguns lugares. Sendo a pandemia um fator impulsionador nos departamentos de IT em 2021, não é surpresa que os empregadores estejam à procura de analistas e líderes com as competências necessárias para os ajudar a navegar na crise. Verificam-se também mais cargos centrados na segurança de dados e no trabalho em rede, à medida que as empresas procuram salvaguardar os seus dados.

Assim, as oito funções mais procuradas são:

 

1. programador / engenheiro de software

Não deve ser nenhuma surpresa ver que os trabalhos de programação se mantêm estáveis no topo em 2021. Enquanto os empregadores procuram atualizar o seu software e as suas capacidades de comércio eletrónico em resposta à COVID-19, as capacidades de codificação e programação continuam a ser muito solicitadas em toda a linha. São especialmente procurados os programadores com uma gama de competências front-end e back-end. Quanto às competências dos programadores de topo: Java, Python e .net estão entre as principais especialidades que os empregadores procuram.

 

2. gestor de projeto de IT

Os gestores de projetos de IT são uma constante na lista dos principais postos de trabalho de IT. Os gestores de projeto com competências para equilibrar prazos e orçamentos concorrentes com sólidos conhecimentos técnicos de TI são sempre procurados. No espaço técnico, os gestores de projeto com certificações PMP, PMI ou Scrum Master são particularmente procurados.

 

3. analista de negócios de IT

Embora os analistas de negócios sejam encontrados em muitas hierarquias, os analistas de negócios de IT especializados em análise de tecnologia e software são especialmente procurados em 2021, uma vez que as empresas procuram tomar decisões sólidas usando dados e análises. Como as empresas dependem fortemente das IT, os analistas de negócios são necessários para moldar e otimizar os sistemas e software de negócios de modo a torná-los o mais eficazes possível.


4. analista de bases de dados

Os dados são uma componente crucial da gestão de um negócio em 2021. É uma boa notícia para os analistas de dados responsáveis por dar sentido às enormes quantidades de dados que as organizações recolhem. Como as empresas dependem cada vez mais de dados para tomar decisões (especialmente durante a pandemia, quando os orçamentos são apertados), espera-se que a procura de analistas de bases de dados continue a crescer.

 

5. analista de garantia de qualidade

Os empregos de garantia de qualidade são um dos principais empregos na lista dos melhores empregos de IT. Embora o analista de garantia de qualidade tenha descido alguns pontos desde o ano passado, a garantia de qualidade continua a ter um papel fundamental nos departamentos de IT. Os analistas de garantia de qualidade mitigam o risco para o seu empregador, o que é especialmente fundamental durante a pandemia. Asseguram que o software está livre de bugs, é fácil de utilizar e funciona como uma máquina bem oleada.

 

6. analistas e arquitetos de segurança

Com as enormes quantidades de informação pessoal que as pessoas partilham online, não é surpresa que a segurança dos dados seja um tema de tendência em 2021. Com algumas violações de dados notáveis em empresas da Fortune 500, os consumidores estão a examinar mais de perto as práticas de segurança de dados das empresas. Os analistas de segurança encontram pontos fracos nos sistemas e processos de recolha de dados dos seus empregadores e determinam como construir uma estrutura que salvaguarda os dados dos clientes.

 

7. analista de sistemas empresariais

O analista de sistemas empresariais é uma nova entrada na lista dos melhores trabalhos de IT para 2021. Não confundir com o cargo mais amplo de analista de sistemas empresariais, os analistas de sistemas empresariais concentram-se na criação e implementação de sistemas específicos para o seu empregador. Os analistas de negócios, por outro lado, concentram-se mais amplamente nos requisitos do negócio. Ambos são procurados, uma vez que os empregadores procuram peritos com experiência e conhecimentos para os ajudar a lidar com as consequências da pandemia da COVID-19.

 

8. engenheiro de rede

O engenheiro de rede é uma nova entrada na lista dos melhores trabalhos de IT de 2021. Os engenheiros de rede supervisionam o planeamento e as atualizações da rede e configuração de IT do seu empregador. Com muitas funções empresariais a migrar para o trabalho remoto, o trabalho em rede é particularmente importante. Os engenheiros de rede gerem servidores e equipamento de rede interna e externa, assegurando que tudo corre sem problemas, tanto para os colaboradores como para os clientes.