As entrevistas de vídeo já não são utilizadas exclusivamente para conduzir a triagem inicial dos candidatos e tornaram-se parte da norma. O vídeo é agora o principal meio para entrevistar candidatos ao longo de todo o processo de entrevista.

Esta tem sido uma grande mudança para empresas que não utilizavam ou raramente utilizavam entrevistas virtuais como parte do seu processo de contratação no passado. É preciso não só obter o hardware e software adequados, mas também aprender como funciona e compreender as suas nuances. Também requer que os recrutadores se sintam confortáveis perante as câmaras e adaptem o seu processo de entrevista de emprego a este novo formato.

Mas como deve ser realizada esta mudança? Deve fazer perguntas diferentes? Quem conduz a entrevista? Há elementos novas a que se deve prestar atenção durante a entrevista? Experimente as dicas abaixo para conduzir entrevistas de emprego virtuais mais eficazes.

entrevista virtual

escolha a tecnologia certa

Mesmo que já use tecnologia de videoconferência no seu negócio, usá-la para entrevistas de emprego pode ser um pouco diferente. Existem várias opções de alta qualidade a considerar. Teste-as para garantir que satisfazem as suas necessidades. Considere o custo, funcionalidade, características, e outras formas de utilizar estas ferramentas no seu negócio. 

escolha um espaço apropriado

Muitas empresas podem utilizar o mesmo espaço utilizado para reuniões presenciais. No entanto, se estiver a trabalhar remotamente terá de criar um espaço de entrevista. Escolha um local calmo e bem iluminado onde haja o mínimo de distracções. Certifique-se de que tem um pano de fundo simples. Lembre-se, está a representar a sua organização. Uma cozinha desarrumada , ou atender a chamada da sua cama não são apropriados.

tenha um processo de entrevista de emprego definido

O seu processo de entrevista em vídeo será provavelmente muito semelhante ao seu processo de entrevista presencial. Se tiver tido sucesso em contratações no passado, não há necessidade de grandes mudanças. Apenas precisa de um processo consistente de entrevista em vídeo para garantir que está a avaliar os candidatos de forma eficaz e que pode facilmente comparar candidatos para tomar as melhores decisões de contratação. Faça ajustes com base nas mudanças que um ambiente virtual apresenta. Se tiver algum meio de comparação ou avaliação de candidatos, pode continuar a utilizá-la.

teste sempre antes de entrar em directo

A tecnologia pode ser imprevisível, por isso é sempre importante entrar no software de vídeo e verificar se está a funcionar correctamente antes de iniciar uma entrevista ao vivo com o candidato. Problemas de som e de alimentação de vídeo ou problemas de ligação podem perturbar o fluxo e a dinâmica da entrevista. Além disso, não espere até ao último segundo para testar o seu software. Dê a si próprio bastante tempo, e certifique-se de que está pronto para a entrevista. Chegar atrasado e deixar um candidato sentado na videochamada sozinho é desrespeitoso.

forneça aos candidatos uma lista de verificação da entrevista em vídeo

Como muitas empresas, os candidatos também estão a adaptar-se à experiência da entrevista de trabalho em vídeo. Muitos candidatos nunca utilizaram software de vídeo-conferência. Isto cria uma fonte adicional de stress e preocupação relacionada com a entrevista. Não só têm de se preocupar em preparar-se para a entrevista, como também têm de se preocupar em aprender como fazê-lo utilizando vídeo.

É possível colocar um candidato mais à vontade fornecendo-lhes uma lista de verificação da entrevista. Seja muito claro sobre os passos que terão de dar e deixe claro que está disponível se precisarem de apoio. Para os pôr à vontade, pode fornecer:

  • Instruções para descarregar e iniciar sessão na entrevista em vídeo
  • Uma lista de requisitos técnicos para que o software funcione bem
  • Dicas de entrevistas de emprego em vídeo para os ajudar a ficar confortáveis
  • Notas sobre o próprio processo de entrevista, quem assistirá, prazos, e outras informações importantes

adopte uma abordagem profissional

A sua aparência, vestuário e comunicação com os candidatos através de vídeo não deve mudar. Prepare-se para a sua entrevista em vídeo da mesma forma que se prepararia para uma entrevista presencial. Certifique-se de desligar o seu telefone, notificações por computador, e quaisquer outras distracções. Se o seu telefone estiver constantemente a apitar com alertas ou a tocar, não é justo para o candidato. Além disso, certifique-se de sorrir e olhar para a câmara para fazer contacto visual com o candidato.

Se normalmente se vestiria um pouco para entrevistas, faça o mesmo para uma entrevista em vídeo. Lembre-se que o candidato está a entrevistá-lo e a avaliar a sua empresa, também. Embora possa tomar a decisão de oferecer uma proposta, eles podem optar por aceitar ou rejeitar, dependendo se gostam do que vêem!

Apesar de serem diferentes, as entrevistas de emprego virtuais continuam a ser uma ferramenta eficaz para avaliar os candidatos. Pode demorar algum tempo a habituar-se, 
mas quanto mais o fizer, mais facilmente se tornará parte do seu processo de recrutamento.