A entrevista de emprego é um momento decisivo na carreira profissional de qualquer pessoa. Afinal, trata-se do primeiro contacto com o possível empregador e quando terás a oportunidade de convencê-lo a contratar-te para o cargo que desejas. Isso pode ser um grande desafio, sobretudo quando se trata de um emprego para o qual gostarias realmente de ser contratado. 

A preparação para a entrevista torna-se essencial pois para além de aumentar a tua confiança, vai ajudar a que te sintas mais à vontade e que consigas mostrar o melhor de ti - o teu talento.

Para ser contratado não basta ter um bom currículo, o teu comportamento antes, durante, e depois de uma entrevista de emprego é tão ou mais decisivo. 

É importante salientar que o teu currículo poderá levar-te a uma entrevista, mas será sempre a tua performance na entrevista que te levará a um novo emprego.

Dicas para brilhar numa entrevista de emprego:

  • Revê o teu CV - O teu currículo é essencial para que te destaques dos outros candidatos. É o que fará com que sejas chamado a uma entrevista.
  • Pesquisa sobre a empresa - Em primeiro lugar, é fundamental conhecer bem a empresa que está a contratar. Não basta saber o nome, é necessário que saibas quais os serviços que esta oferece, alguns dos projetos, clientes, concorrentes, entre outros. Assim, irás ter mais ferramentas para justificar a tua contratação, como sendo uma mais-valia.
  • Causa uma boa primeira impressão - Os consultores querem ter a certeza que terão gosto em trabalhar contigo, daí ser importante causar uma boa primeira impressão. Para tal, no dia da entrevista coloca um sorriso, mantém o contacto visual constante e um tom de voz amigável. O mais importante neste primeiro contacto, passa por mostrar interesse, confiança e entusiasmo.
  • Mostra que podes dar valor - Demonstra o que podes trazer para a empresa, com o intuito de contribuir e dar mais valor.
  • Conhece os teus pontos fortes - Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir intuições genuínas sobre as aptidões inatas dos candidatos.
  • Prepara-te para fazer perguntas – No final da entrevista vão questionar se tens alguma dúvida. Tens aqui uma oportunidade de impressionar, desde que, com perguntas pertinentes.
  • Sê pontual -  nunca chegues atrasado a uma entrevista e no final agradece a oportunidade que tiveste em participar na entrevista.

Não existindo uma receita única para seres bem sucedido numa entrevista de emprego, há elementos essenciais que aumentam a probabilidade de convencer o recrutador a contratar-te. Entre eles, destacam-se a aparência visual, a comunicação verbal e não-verbal adequadas, a primeira impressão, a confiança, o interesse e o entusiasmo demonstrados. 

Mais do que saber comunicar as tuas habilidades ou sentires-te extremamente confiante, o segredo do sucesso passa essencialmente pela preparação e planeamento antecipados. Só assim será possível prever os diferentes cenários e questões que o recrutador possa colocar, e igualmente evitar os erros frequentes que muitos dos candidatos cometem.

Boa Sorte!

escrito por
Hugo Filipe

Hugo Filipe

recruitment consultant, outsourcing, randstad portugal