Em 2021, os cinco primeiros lugares no índice de Responsabilidade Social na mais recente edição anual do estudo RepScore, da Onstrategy, é ocupado por hospitais.

Com uma pontuação de com 81,9 pontos, o Hospital São João ocupa o primeiro lugar, seguido pelo hospital de Santa Maria e pela CUF, que partilham o pódio. Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 40 sectores de actividade, este estudo vem destacar pela primeira vez as marcas associadas ao sector da saúde, que registam os melhores índices este ano, não devendo ser alheio o actual contexto de pandemia que vivemos.

Nos lugares seguintes aos hospitais, distingue-se uma farmacêutica (responsável pela primeira vacina contra a COVID-19, a Pfizer) e instituições também ligadas à saúde - Fundação Champalimaud, Cruz Vermelha e Santa Casa. Fora destes sectores, a primeira organização que surge, é a Federação Portuguesa de Futebol, em 10.º lugar.

O ranking fica assim ordenado:

  1. Hospital São João – 81,9 pts
  2. Hospital Santa Maria – 81,7 pts
  3. Hospital CUF – 81,5 pts
  4. Hospital da Luz – 81,4 pts
  5. Hospital Lusíadas – 81,1 pts
  6. Pfizer – 80,8 pts
  7. Fundação Champalimaud – 80,6 pts
  8. Cruz Vermelha – 80,3 pts
  9. Santa Casa – 80,2 pts
  10. Federação Portuguesa Futebol – 80,0 pts
  11. Delta – 79,9 pts
  12. Nestlé – 78,7 pts
  13. EDP – 75,0 pts
  14. Jerónimo Martins – 74,2 pts
  15. Continente – 72,8 pts
  16. Sonae – 72,2 pts
  17. CTT – 70,4 pts
  18. Pingo Doce – 68,8 pts
  19. MEO – 66,3 pts
  20. Galp – 66,2
  21. Vodafone – 65,2
  22. BPI – 64,5
  23. Santander – 64,5
  24. IKEA – 63,8
  25. Altice – 63,5

     

Sobre os resultados, Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, destaca: «Ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, apoio aos cidadãos, apoio a causas nobres, protecção ambiental, promoção de conhecimento e educação, e influência positiva na sociedade das marcas junto dos cidadãos em Portugal, verificamos que o ano de 2020 penalizou de uma forma geral as marcas mais comerciais e colocou em destaque o sector da saúde com um conjunto de marcas que recolheram as melhores avaliações sobre a sua actuação e consequentemente sobre a reputação das mesmas na dimensão de Responsabilidade Social.»

O responsável acrescenta ainda: «No cenário de pandemia que vivemos há um ano não é estranho que o sector da saúde seja o mais exposto e que pela primeira vez as suas marcas sejam as mais relevantes e melhor consideradas e avaliadas pelo esforço, dedicação e resultados.»

O estudo RepScore é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.