Um dos talentos mais valiosos que qualquer líder pode possuir é a capacidade de se erguer e dar um forte exemplo aos outros durante os tempos de adversidade.


Crises inesperadas – sendo a COVID-19 um exemplo óbvio - sublinham a importância de empresários e managers serem capazes de demonstrar uma liderança forte e ajudar os seus colaboradores a lidar com a pressão e a incerteza. Quando o seu negócio passa por um período difícil e sai intacto, as aptidões que aprendeu e cultivou durante este período irão prepará-lo para o sucesso no futuro. Afinal, haverá sempre novos desafios para a sua organização superar e novas oportunidades a aproveitar.

Available for a white yellow and navy background. Please use the version for the background color as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG and AI format.

saiba mais sobre como pode incorporar a resiliência na sua estratégia empresarial

descarregue o nosso guia aqui

Então o que deve fazer para liderar a sua força de trabalho e manter o seu pessoal bem informado e produtivo, mesmo nos momentos mais difíceis?

 

ser honesto e transparente 

 

É provável que o seu negócio venha a enfrentar muitos desafios ao longo dos anos. Alguns afetarão a indústria em geral e mesmo toda a economia mundial, enquanto outros serão específicos da sua empresa.

Sejam quais forem os obstáculos à sua frente, é sempre melhor ser completamente honesto e transparente com os seus colaboradores sobre a situação em que a empresa se encontra e o papel vital que cada indivíduo tem de desempenhar para alcançar o sucesso.

Não faz mal admitir que há coisas que não sabe, por exemplo, e é vital dar sempre uma imagem exata de como a empresa está a funcionar. O facto de os managers serem abertos e diretos com os colaboradores ajuda a construir confiança, o que é provavelmente fundamental para o desempenho face à adversidade.

Os seus esforços no sentido de abraçar a honestidade e a transparência poderiam ser apoiados por um plano de comunicação personalizado para períodos desafiantes. Tem sido argumentado que, quando uma organização e a sua força de trabalho estão sob pressão extrema, não existe tal coisa como comunicação excessiva. Ao fornecer às pessoas o máximo de informação possível sobre o estado da empresa e as circunstâncias em que se encontra, todos ficam na mesma página e a saber como podem ajudar a empresa a ultrapassar este tempo.

 

liderar pelo exemplo

 

Os colaboradores procuram orientação junto dos seus managers sobre a forma como se devem comportar e trabalhar, por isso é vital dar um exemplo positivo não só no que diz, mas também no que faz.

Os líderes mais fortes demonstram os valores que querem ver naqueles que os admiram. Em suma, é preciso liderar pelo exemplo.

Uma das formas mais valiosas de aplicar esta abordagem em tempos de incerteza empresarial é através da incorporação de uma sensação de calma. Pode fazer isto por:

  • Utilização de linguagem clara e controlada para transmitir as mensagens certas aos trabalhadores e tranquilizar os que estão preocupados
  • Adoção de rituais e hábitos que proporcionam uma sensação de estrutura e apoiam o bem-estar mental e emocional
  • Evitar rotular certas práticas ou pessoas como "erradas", uma vez que isso pode levar a sentimentos de vitimização e ansiedade
Smiling hotel receptionist helping a guest.
Smiling hotel receptionist helping a guest.

alavancar a tecnologia

 

A transformação digital tem sido um grande tema na gestão de RH e da força de trabalho nos últimos anos, dando às empresas modernas mais oportunidades de utilizar a tecnologia a seu favor à medida que navegam em períodos de incerteza.

Um dos exemplos mais claros de como a inovação tecnológica pode ajudá-lo a ser um melhor líder está na capacidade de manter um contacto regular com os seus colaboradores, mesmo que estejam sediados em locais diferentes ou a trabalhar remotamente.

As videoconferências e as mensagens instantâneas facilitam mais do que nunca o contacto entre as pessoas, o que é vital se der muita importância à colaboração e à partilha de conhecimentos e melhores práticas. Fortes ligações entre colegas e managers a todos os níveis da empresa podem ser a chave do seu sucesso nos tempos mais difíceis.

 

ser flexível no seu estilo de liderança


Existem vários estilos de liderança, que oferecem uma série de benefícios e resultados potenciais para a sua força de trabalho e para o seu negócio. Exemplos incluem:

  • Liderança filantrópica: Isto coloca ênfase na confiança e harmonia, o que pode ajudar a garantir que as pessoas se sintam reconhecidas e incluídas em tempos incertos.
  • Coaching: Uma estratégia que dá às pessoas objetivos significativos e relevantes para dar motivação e para impulsionar o engagement e a produtividade.
  • Liderança visionária: Este estilo proporciona um sentido de direção e de união ao identificar um objetivo a longo prazo para o qual toda a empresa pode trabalhar.

 

Quando a sua empresa estiver a enfrentar incertezas e os seus colaboradores estiverem à sua procura de uma liderança forte, a capacidade de alternar entre estilos e encontrar a abordagem certa para o contexto atual poderá revelar-se vital.

Ter esta flexibilidade permitir-lhe-á dar o exemplo certo para a sua força de trabalho e ajudar a aumentar o desempenho num momento crucial para a empresa.

 

reforçar a resiliência na sua estratégia

 

Uma das coisas mais importantes que qualquer pessoa de negócios pode fazer para se preparar para períodos de indefinição é tornar a resiliência uma parte fundamental da estratégia empresarial. É sempre possível que circunstâncias difíceis - previstas ou imprevistas - surjam e representem um risco significativo para a sua organização, por isso é sensato planear a adversidade o mais minuciosamente possível.

Seja proativo no planeamento da sua resiliência e considere como lidaria com uma série de cenários possíveis. Isto fará com que esteja melhor preparado para responder a vários desafios com rapidez e eficiência, em vez de se apressar a acompanhar uma situação que está a mudar rapidamente.

A consolidação da resiliência na sua estratégia também o ajudará a proteger os seus principais fluxos de receitas e a manter as comunicações em tempos de crise. Se quiser saber mais sobre como pode reforçar a resiliência na sua estratégia empresarial, descarregue o nosso guia.

 

glasses in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name. This is an image from the illustrated messages.

descarregue o nosso guia sobre como pode reforçar a resiliência na sua estratégia empresarial

basta clicar aqui