A combinação da crescente falta de mão-de-obra atual e do crescente défice de competências está a criar um mercado de trabalho altamente competitivo que torna a obtenção de talentos de topo desafiante, dispendiosa e demorada. De acordo com um inquérito recente, a escassez de talentos é a preocupação número um dos CEOs e outros executivos em todo o mundo.

Com os líderes empresariais forçados a orientar a sua atenção para o restabelecimento da sua empresa num mercado pós-pandémico, encontrar tempo para dar prioridade à aquisição de talentos pode ser uma verdadeira luta. Uma forma eficaz de ultrapassar este obstáculo é estabelecer uma parceria com uma empresa de soluções de RH que possa lidar com o processo de aquisição e recrutamento de talentos para a sua empresa.

Para ajudar a sua empresa a decidir se trabalhar com uma empresa de soluções de RH é a solução certa, compilámos uma lista das razões mais populares pelas quais as empresas optam por trabalhar com a Randstad.

this is a pair of glasses

descarregue o guia do processo de recrutamento da randstad

aqui

tecnologia de ponta de RH

Os avanços na tecnologia têm tido impacto em quase todas as funções do local de trabalho, e o recrutamento não é exceção. Embora os fóruns de emprego online tenham facilitado a recolha de candidaturas e o software ATS (Application Tracking System) possa simplificar o processo de filtragem destas candidaturas, pode não ser suficiente para encontrar, atrair e contratar os melhores talentos candidatos de que a sua empresa necessita.

Na Randstad, damos prioridade à utilização de tecnologia de ponta que permite às nossas equipas expandir o nosso alcance para encontrar candidatos tanto ativos como passivos, pré selecioná-los e monitorizar as métricas de recrutamento para construir o processo de aquisição de talentos mais eficaz possível.

A utilização deste tipo de tecnologia de RH pode melhorar significativamente a qualidade de uma contratação, permitindo-nos identificar candidatos que correspondam aos critérios específicos da sua empresa, incluindo competências, qualificações e traços de personalidade. Por exemplo, o nosso sistema de pesquisa de talentos Randstad relevate  permite-nos filtrar através da nossa vasta reserva de talentos por localização, competências e experiência, e o nosso jogo relevate match permite-nos restringir ainda mais a pesquisa com base em qualificações e competências comprovadas para o ajudar a encontrar potenciais candidatos que sejam o ideal para a sua empresa.

 

insights centrados no ser humano

Um fator que distingue a Randstad de muitos dos nossos concorrentes é o facto de compreendermos que é preciso mais do que tecnologia avançada de RH para obter candidatos qualificados. O nosso processo de aquisição de talento gira em torno da ideia infundida de "tech and touch". Sabemos que para atrair os melhores talentos, temos de adotar uma abordagem centrada no ser humano que se concentre nas percepções humanas relativamente ao comportamento dos candidatos, aos fatores motivadores e às expetativas no local de trabalho.

É esta contribuição humana que nos torna diferentes. Utilizamos esta abordagem centrada no ser humano ao longo do processo de aquisição de talentos, quer estejamos a procurar potenciais candidatos, a envolver-nos com candidatos interessados ou a avaliar potenciais candidatos.

Esta abordagem ambivalente, que utiliza tanto a tecnologia como os conhecimentos humanos, permite-nos fornecer candidatos previamente selecionados e altamente empenhados.

Please use these images in the context of inclusion projects
Please use these images in the context of inclusion projects

plano de aquisição de talentos à medida

Uma grande preocupação que as organizações têm em trabalhar com uma agência de sourcing é o receio de que o processo de recrutamento não corresponda à cultura da empresa ou à employer brand. Este fator não poderia estar mais longe da verdade quando se trabalha com a Randstad.

Compreendemos que cada cliente com quem trabalhamos tem necessidades de contratação, metas e objetivos diferentes e que não existe um processo único quando se trata de aquisição de talentos. Estes fatores são a razão pela qual começamos sempre o processo de sourcing e recrutamento encontrando-nos com os clientes para discutir as suas necessidades de contratação e para obter uma compreensão completa da cultura da empresa.

Com esta informação em mãos, construímos então um processo personalizado de aquisição de talentos que se adequa à marca da empresa. Este processo inicial permite-nos identificar candidatos que seriam adequados tanto para a empresa como para o empregador e dar aos potenciais candidatos uma visão do que é trabalhar para a empresa, o que pode melhorar muito os resultados da contratação.

Também permitimos aos nossos clientes determinar exatamente que parte do processo de aquisição de talento a nossa equipa Randstad trata e que aspetos querem manter dentro da empresa. Por exemplo, alguns clientes preferem que as nossas equipas Randstad tratem de todo o processo de recrutamento de ponta-a-ponta, incluindo o onboarding e a formação. Outros clientes, no entanto, preferem que as nossas equipas se encarreguem apenas do sourcing e pré-seleção de candidatos, e depois tratam eles próprios das tarefas de contratação a partir deste ponto em diante.

Quando trabalha com a Randstad, as nossas equipas criam um plano de serviço personalizado que vai ao encontro das necessidades, metas e objetivos específicos da sua empresa.

 

tempo de contratação mais rápido

Com o mercado de trabalho altamente competitivo de hoje em dia, a velocidade de contratação é crucial. De facto, estudos mostram que o tempo médio de contratação é de cerca de 30 dias, enquanto que os candidatos com melhores talentos tendem a permanecer no mercado de trabalho por 10 dias ou menos. Sem um processo de recrutamento eficiente, a sua organização pode considerar impossível contratar o talento de que necessita para crescer.

A última coisa que quer fazer é passar semanas a guiar candidatos altamente desejáveis através do processo de recrutamento apenas para os perder para um concorrente, porque o processo demorou demasiado tempo. Por outro lado, não quer apressar o processo de contratação e tomar más decisões que podem ser frustrantes e dispendiosas.

Trabalhar com um companheiro profissional de soluções de RH pode ajudá-lo a acelerar o processo de contratação e atrair simultaneamente os melhores talentos. Por exemplo, quando trabalha com a Randstad, tem acesso imediato à nossa enorme reserva de talentos de candidatos qualificados de todo o mundo. Estes candidatos são pré-selecionados e totalmente verificados.

Assim que compreendamos melhor as metas, objetivos e necessidades de contratação da sua empresa, pesquisaremos a nossa vasta base de dados para identificar potenciais candidatos que correspondam aos seus critérios específicos. Se não conseguirmos encontrar o talento certo dentro da nossa base de dados de candidatos, utilizaremos uma combinação de tecnologia avançada de RH e o nosso profundo conhecimento dos mercados de trabalho globais e locais para identificar as estratégias de sourcing mais eficazes para atrair os candidatos de que a sua empresa necessita.

 

poupança de custos

Não há maneira fácil de o dizer - a aquisição de talentos pode ser cara. Os custos de recrutamento, incluindo verificações de antecedentes e taxas de publicidade, podem rapidamente acumular-se. De facto, a nossa investigação mostra que custa cerca de 21% do salário do cargo contratar um novo trabalhador. Acrescente a isto a quantidade de tempo que as funções de recrutamento lhe retirarão das suas outras funções diárias e pode ver claramente que o preenchimento de posições em aberto é uma área em que não se pode dar ao luxo de errar.

Trabalhar com uma empresa de soluções de RH pode parecer uma despesa adicional que a empresa não se pode dar ao luxo de pagar. A realidade, porém, é que a parceria com uma agência especializada em recrutamento pode realmente poupar à sua empresa tanto tempo como dinheiro. Na maioria dos casos, as agências de recrutamento tratam do sourcing, do engagement, da pré-seleção e, por vezes, do processo de entrevista. Na Randstad, podemos também tratar do processo de recrutamento e formação, o que pode agilizar o período até à produtividade.

A parceria com uma empresa de soluções de RH pode reduzir as despesas gerais de RH, eliminando a necessidade de manter uma grande equipa de recrutamento, ao mesmo tempo que mantém a capacidade de escalar os seus esforços de recrutamento para cima e para baixo, conforme necessário. Além disso, a melhoria da qualidade do recrutamento pode ajudar a diminuir as taxas de turnover e respetivos custos.

this is a magnet

saiba mais sobre como trabalhar com uma empresa de soluções de RH e como podemos ajudar a sua empresa a melhorar os resultados de contratação

descarregue aqui o nosso guia de processo de recrutamento