A Randstad Sourceright apresenta um case study de sourcing directo que dá conta como uma parceria pró-activa e um processo de recrutamento centralizado ajudaram uma retalhista de luxo a contratar 260 talentos contingentes em sete meses.

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Desafios na atração de candidatos

Com 32 lojas de retalho em seis províncias do Canadá, esta empresa de retalho de luxo tinha uma empresa externa habitual que geria a contratação para as vagas de retalho a tempo parcial. No entanto, o processo de recrutamento não era centralizado e havia mais de 20 pontos de contacto do lado da empresa externa, o que levou a níveis de serviço inconsistentes. O retalhista também enfrentava desafios na atracão de candidatos e no tempo de espera para preencher as vagas, com algumas a chegarem aos 70 dias.

 

Satisfazer as exigências sazonais com um planeamento proativo de mão-de-obra

Para melhorar a atração de talentos e criar um processo de recrutamento mais uniformizado, a retalhista associou-se à Randstad Sourceright e fez a transição, em apenas três semanas, de mais de 300 trabalhadores contingentes da empresa externa para o novo programa, sem interrupção do serviço na cadeia de retalho de luxo.

Reconhecendo a importância da parceria e de um processo centralizado para o retalhista, a Randstad Sourceright criou uma equipa dedicada para apoiar o processo integrado, incluindo recrutamento, pagamento e gestão de questões relativas aos trabalhadores, como desempenho, questões de Recursos Humanos e remuneração dos trabalhadores. A equipa apoia todas as contratações a tempo parcial para os 32 locais de retalho permanentes, bem como as contratações a tempo inteiro e a tempo parcial para a contratação de lojas pop-up em classes.

Para melhor atrair e envolver os talentos contingentes, a equipa desenvolveu uma estratégia de sourcing directo que usa a marca do cliente no marketing de recrutamento, e fornece dados de referência para ajudar a desenvolver uma estratégia salarial mais competitiva.

A equipa tem reuniões semanais com a equipa de RH e com os responsáveis pelas contratações para abordar questões atuais e para antecipar antecipadamente tanto desafios como oportunidades. Esta abordagem proativa tem ajudado a manter os níveis de pessoal quando os estudantes que trabalham a tempo parcial deixam as suas funções no início do Verão.

O planeamento avançado da força de trabalho também permitiu à equipa satisfazer duas exigências sazonais: início da escola no Outono e épocas de compras perto do Dia de Ação de Graças, quando o recrutamento precisa de ser intensificado, para assegurar que as novas contratações são integradas e formadas a tempo.

 

Redução significativa do tempo a preencher as vagas com o sourcing direto

O novo processo de recrutamento e a parceria proativa provaram ser um enorme sucesso. Durante os primeiros sete meses do programa - apesar de três fases diferentes de confinamento  da COVID-19 em seis províncias - foram feitas 264 colocações contingentes em 32 locais de venda a retalho, com uma taxa de tempo para apresentação de apenas sete dias e uma taxa de tempo para preenchimento de vagas de apenas 16 dias. Foi uma redução significativa em relação aos 70 dias observados no início do programa.

A estratégia de sourcing direto também melhorou a qualidade do talento. A organização experimenta agora uma taxa de retenção de 84% para funções de retalho contingente, em comparação com uma taxa de retenção de 74% entre os trabalhadores que transitaram da empresa externa. Isto revela que o talento contratado com a nova estratégia é mais adequado.