Com a chegada de novas tecnologias, várias áreas no setor da indústria sentiram a necessidade de ir além do imaginado até o momento. 

A chamada “indústria 4.0”, muito marcada pela internet e pela revolução digital, é um forte exemplo disso. Porém, isso não significa que não tenha trazido os seus próprios desafios. A gestão de pessoas na indústria, por exemplo, é uma questão mais relevante do que nunca.

A transformação digital mudou drasticamente as expectativas do mercado em relação ao trabalho realizado em todas as empresas. Porém, ainda há muitas empresas que não se adaptaram, dependendo de processos analógicos e pouco atualizados para o cenário atual. As consequências causam custos no desempenho e até falta de engagement da equipa.

Mesmo com a presença da tecnologia, muitas empresas ainda não utilizam adequadamente esses recursos para superar as dificuldades de gestão. Entender melhor quais os desafios e como podem ser superados pode ser a chave.

Apesar de ser um tema cada vez mais relevante, muitas empresas não investem o suficiente na gestão das equipas. O mercado torna-se cada vez mais complexo e dinâmico, e ter timings que permitam atuar em sintonia é cada vez mais importante para assegurar a qualidade do trabalho realizado.

 

As empresas são compostas de pessoas, os seus resultados, bons ou maus, dependem diretamente das pessoas que fazem parte da estrutura. O investimento numa melhor gestão também é uma forma de promover um ambiente de qualidade acolhedor e que promove a produtividade no dia a dia, e isto sem comprometer o seu desenvolvimento.

 

Mas não há soluções  mágicas. Apesar das inconveniências pode ser necessário reestruturar a empresa e os processos internos, acreditando num retorno positivo a longo prazo.

A implementação de algumas dessas mudanças, gera alguma resistência por parte da equipa, especialmente se as tarefas são feitas da mesma forma há algum tempo. Torna-se especialmente grave se a resistência parte diretamente dos gestores de equipas, pois estes possuem maior influência no dia a dia de trabalho do que qualquer outra pessoa.

Os líderes devem dar o exemplo, demonstrando interesse e aplicando as mudanças, na gestão de pessoas. Assim sendo, todo investimento em gestão de pessoas na indústria deve envolver também os chefes da equipa.

Digamos que há um interesse da equipa, da gestão e da empresa em promover uma melhor gestão de pessoas no dia a dia. Então, como pode ser feito? 

Para que estes programas tenham sucesso, é necessária uma postura ativa de topo. É necessário a criação de um plano de formação e orientações a serem adotados pelas áreas e em colaboração estreita entre todas. Só assim se consegue estabelecer o compromisso.

Independentemente do momento ou dos recursos usados, qualquer indústria depende maioritariamente de bons profissionais para progredir. Porém, sem boas práticas, é difícil um negócio encontrar os indivíduos de maior talento e também retê-los.

 

Por serem profissionais com alto desempenho, é natural que tenham outras opções quando consideram a progressão de carreira, em organizações que os permitam desenvolver as suas competências e se sintam realizados. Inicialmente promover estas condições não é tarefa fácil mas o reflexo positivo que esse investimento traz acaba por compensar o esforço.

Por fim, mas não menos importante, o impacto que a tecnologia digital teve na indústria alterou profundamente os processos e promoveu a agilidade. Mas isto também se traduz em mais um fator a ser levado em conta na elaboração dos procedimentos, o que complica bastante o trabalho de planeamento e preparação da equipa.

Mais uma vez, não há uma solução imediata e simples. É necessário a empresa encontrar conhecimento, atualizar os recursos e formar as equipas  sobre como utilizar corretamente essas ferramentas. 

Diante de todas as complicações envolvidas na gestão de pessoas na indústria, é necessário investir em ferramentas que facilitem esse trabalho. É necessário  ter um bom controlo, tomar as melhores decisões, concentrar as informações e disponibilizá-las de maneira eficiente e rápida. 

 

escrito por
sónia_leal
sónia_leal

sónia leal

business unit manager, solisform & staffing randstad portugal