Curiosamente, é praticamente impossível sentir-se zangado, inquieto ou desvalorizado quando se sente agradecido. A gratidão enche-nos de formas positivas e produtivas e torna-nos pessoas muito mais simpáticas para estarmos por perto. De facto, também pode alegrar aqueles que nos rodeiam, criando um ambiente de trabalho mais positivo. Tirar tempo para pensar no que lhe é grato e expressá-lo muda a sua perspectiva e torna-o mais resiliente. Assim, se estiver a fazer malabarismos com laranjas e alguém lhe atirar um limão, pode ajustar-se e adaptar-se mais rapidamente.

Todos têm dias maus. A gratidão é uma ferramenta para o ajudar a ultrapassá-los. É uma forma positiva de encarar as situações que depende de encontrar um lado bom. Afinal, quem não poderia usar um pouco mais de positividade na sua vida e no seu trabalho? As pessoas que expressam gratidão são mais felizes. Concentram-se no que têm, em vez do que lhes falta. E a investigação afirma que a positividade tem impacto no seu estado mental e, dada a ligação mente/corpo, pode melhorar a sua saúde.

Pode estar a pensar que toda esta coisa da gratidão é ingénua. A vida anda mais depressa, o stress e o medo aumentam dramaticamente e os nossos vizinhos do Sul aproximam-se rapidamente de uma eleição divisória que está na mente de todos. Estes são exactamente os tempos que exigem os benefícios da gratidão. Embora não haja um gene de gratidão, é uma habilidade que se pode aprender. E, como tudo, quanto mais se pratica, melhor se torna.

Aqui estão algumas ideias para o ajudar a construir e manter o seu 'músculo da gratidão'.

  • 1. manter um diário de gratidão.

Comece ou termine cada dia anotando pelo menos três coisas pelas quais está grato ou orgulhoso por ter acontecido naquele dia ou pelas quais está ansioso. Garantido, conduzirá a um ambiente de trabalho mais positivo.

  • 2. Melhore o seu vocabulário.

Comece a prestar atenção à linguagem que utiliza quando fala consigo e com os outros. A linguagem positiva é afirmativa; constrói-o. Em vez de dizer 'Tenho de [preencher o espaço em branco], experimente 'Vou [preencher o espaço em branco]'. O primeiro soa como um castigo, o segundo como uma recompensa. Mudar uma palavra muda toda a sua atitude.

  • 3. exprima gratidão a - e por - si próprio.

Construa a sua confiança e familiaridade com o processo de gratidão, começando por si próprio. Reconheça as tuas próprias conquistas e esforços.

  • 4. exprima gratidão aos seus colegas de trabalho.

Todos precisam de reforços positivos de vez em quando, mesmo que tenha de cavar fundo para encontrar algo. E lembre-se, não tem de gostar ou de se dar bem com todos, mas tem de trabalhar arduamente para não deixar que a negatividade governe o dia. Ficaria espantado com o que um sincero elogio aqui e ali pode fazer pelas suas relações de trabalho.

  • 5. agradeça às pessoas com quem entra em contacto.

Um caixa de banco, empregado de mesa, motorista de táxi, professor - ninguém está imune ao poder de um agradecimento. É uma pequena semente que cria raízes e cresce à medida que cada pessoa a paga. Pense nisso, quando se segura uma porta aberta para alguém e se diz "obrigado", faz-nos sentir um pouco quentes por dentro, não é verdade? Estenda esse sentimento aos outros e será uma pessoa mais feliz e positiva para estar por perto.

  • 6. Comece as reuniões com agradecimentos.

Uma reunião semanal ou mensal da equipa ou do departamento é um óptimo local para expressar gratidão e positividade. Com demasiada frequência somos apanhados no que precisa de ser feito a seguir e esquecemo-nos de reconhecer os sucessos passados. Comece cada reunião fazendo com que os participantes partilhem algo positivo sobre o seu trabalho ou um projecto. Fará com que as pessoas pensem em formas alternativas de ver os eventos e questões que podem aumentar o envolvimento, construir equipas, e estimular a comunicação.

  • 7. agradeça à sua equipa.

Se for gestor ou chefe de equipa, agradeça aos membros da sua equipa coletiva e individualmente. E certifique-se de que os seus elogios são específicos, direcionados e sinceros. Quando os seus trabalhadores se sentem apreciados, são mais felizes e mais produtivos.

Ponha estas dicas em prática e trace o seu progresso. O que no início se sentir embaraçoso tornar-se-á uma segunda natureza com a prática. Não só afetará aqueles que o rodeiam, como também mudará a si próprio. A gratidão é poderosa. Como Maya Angelou disse: "As pessoas esquecerão o que disseste, as pessoas esquecerão o que fizeste, mas as pessoas nunca esquecerão como as fizeste sentir".

Fonte: Randstad Canada