Com muitos pais ainda em teletrabalho é uma situação delicada ter os filhos em casa, quer seja durante as férias do Natal ou mesmo por necessidades relacionadas com a pandemia. Tentar equilibrar o trabalho enquanto as crianças estão em casa não é um feito fácil. Aqui estão algumas dicas para trabalhar a partir de casa com os seus filhos por perto.

teletrabalho com crianças
  • estabeleça expectativas

Tentar trabalhar enquanto observa as crianças, ou até mesmo garantir que elas estão a seguir horários de ensino à distância é um acto de equilíbrio difícil de dominar. Não há dúvida que levará algum tempo até que a sua casa entre num bom fluxo. A primeira coisa que precisa de fazer é estabelecer expectativas para que todos estejam na mesma página. Lembre-os de que também tem de trabalhar e pode haver alturas em que esteja em chamadas ou videoconferências que exijam toda a sua atenção. Tente ter actividades tranquilas planeadas para estes momentos.

  • avalie as opções

Avalie as suas opções de acolhimento de crianças. Será que o tempo vai ser repartido entre si e um parceiro? Ou será o único responsável pela guarda de crianças enquanto estiverem em casa? Qualquer ajuda que consiga obter com as crianças pode tirar-lhe alguma pressão. Talvez um membro da família possa tomar conta das crianças durante um dia ou algumas horas por semana para lhe permitir ter algum tempo de trabalho concentrado.

  • fale com o seu empregador sobre as suas opções

Tem flexibilidade com o seu horário de trabalho? Pode usar o seu tempo de férias de uma forma mais flexível, tal como tirar um dia por semana para reduzir a sua carga de trabalho? É capaz de trabalhar à noite ou aos fins-de-semana para poder concentrar-se nas crianças durante o dia? Fale com o seu empregador para ver se existe uma solução que funcione para todos. Durante a pandemia, a maioria dos empregadores compreenderá as suas exigências únicas e esforçar-se-á por trabalhar consigo para encontrar uma solução mutuamente benéfica.

  • estabeleça um horário

Ter um horário eficaz é muito importante. Tente trabalhar no mesmo horário, se possível, e planear o almoço e as actividades à mesma hora durante o dia. Um bom horário pode simplificar o dia. Crie um, escreva-o e afixe-o onde todos o possam ver.

  • crie limites

Os limites são importantes. Ter as crianças a entrar e a sair do seu espaço de trabalho irá prejudicar a sua produtividade. Faça uma lista de regras a serem seguidas por todos. Por exemplo, se a porta do seu escritório estiver fechada, isso significa não perturbar. Explique às crianças que se a porta estiver fechada, está a trabalhar em algo importante ou está a falar com o seu empregador. A definição deste tipo de regras pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente.

  • prepare a noite anterior

Planeie o dia como se as crianças ainda estivessem a ir à escola em pessoa. Assegurar que os almoços e lanches são feitos, os trajes são escolhidos, as actividades são planeadas, e todos os trabalhos escolares são concluídos. Isto pode permitir-lhe ter um novo começo todos os dias. Também lhe poupará de ter de parar para fazer o almoço ou lanches para as crianças ao longo do dia.

  • espere alguns contratempos

As coisas não serão perfeitas. Haverá soluços e surgirão novos desafios. Faça o seu melhor para criar um ambiente produtivo para todos. Façam ajustes na vossa agenda e na forma como fazem as coisas. Cada situação é única. Faça o seu melhor para criar um ambiente que funcione para a sua família.