Os avanços tecnológicos não são nada de novo no debate sobre as tendências para a área de staffing. Com melhores processos, segmentação e correspondência, os recrutadores conseguem criar melhores experiências para os candidatos e melhores resultados para a empresa. No seu site, a Tracker identificou algumas tendências para o sector e como tirar o melhor partido delas.

De folhas de cálculo passou-se para sistemas de localização de candidatos e, atualmente, está a implementar-se a automatização e o marketing do recrutamento. O sector outrora tradicional de recrutamento e contratação de pessoal foi-se desenvolvendo, “à boleia” de grandes avanços tecnológicos.

Embora estes avanços beneficiem certamente os recrutadores que estão a poupar tempo, há mais. As empresas especializadas conseguem melhorar as operações e os resultados. Os candidatos e clientes também estão a beneficiar. E quando os clientes e candidatos estão satisfeitos e tornam-se bem-sucedidos através da utilização de empresas de recrutamento de pessoal, isso é bom para todos.

Estas cinco tendências para a área de Staffing terão grande impacto ao longo de 2021, e a tecnologia desempenha um grande papel em todas elas.

 

tendência n.º 1 – melhores processos de recrutamento

Segundo o G2, "68% dos profissionais de recrutamento dizem que a melhor maneira de melhorar o desempenho neste sector nos próximos cinco anos é investir em novas tecnologias ".

Então, como é que a tecnologia ajuda as empresas especializadas a melhorar os seus processos de recrutamento? Essas empresas precisam de ser capazes de obter, envolver e alimentar os candidatos ao longo de todo o processo de recrutamento, à escala. Isto pode envolver muito trabalho, especialmente quando se trata de várias dezenas (ou centenas) de candidatos.

Além disso, atualmente tudo é mais veloz. Isto significa fazer colocações mais rapidamente, ou seja, com o também conhecido como “time-to-fill”, menor.

 

Mas como? Racionalizando os processos de recrutamento:

  • Monitorizem o processo de recrutamento ideal da empresa. Do sourcing à colocação de vagas disponíveis, passando pela entrevista e mais além. Cada passo precisa de um mapa, ou processo.
  • Criem os processos num formato digital, de preferência com um software de recrutamento avançado ou ATS/CRM de recrutamento.
  • Utilizem modelos, sequências e automatização para completar o maior número possível de tarefas em cada processo.
  • Personalizem com dados de candidatos, recrutadores, empregos e empresas usando campos dinâmicos em modelos de email e texto.
  • Adicionem pontos de contacto telefónico pessoais no fluxo de trabalho ou sequências de comunicação para chamadas telefónicas de recrutadores.

Ao comunicarem de forma eficaz e consistente, irão proporcionar uma melhor experiência ao candidato (ou cliente). E lembrem-se, só porque um candidato não é o adequado agora, não significa que não será perfeito para uma vaga no próximo mês. Por isso, não se esqueçam de incluir um processo de reencaminhamento dos candidatos no processo.

 

tendência n.º 2 – redes sociais

As redes sociais oferecem a oportunidade de posicionar a vossa empresa como uma autoridade no vosso campo específico, e de desenvolver as marcas pessoais dos vossos recrutadores, o que é uma forma poderosa de ganhar nome e fama para a vossa empresa.

Obviamente, pode ser uma excelente forma de alcançar potenciais clientes, bem como candidatos. De facto, 92% dos recrutadores relatam utilizar as redes sociais para os encontrar. A maioria dos recrutadores (96%) está em pelo menos um dos "três grandes" sites de redes sociais. 77% dos recrutadores estão no LinkedIn, e 63% utilizam o Facebook. Mas há outras plataformas por aí que podem ser úteis nos vossos esforços de recrutamento.

Se estiverem à caça de programadores, sites como Github e Stack Overflow podem ser grandes recursos. Procuram profissionais de saúde? Experimentem o AllNurses ou a Mayo Clinic Social Media Network.

Ao partilharem conteúdos de qualidade nestes sites (incluindo as publicações de emprego!) e ao participarem em debates, os potenciais interessados verão que conhecem o sector. E irão ver-vos.

 

Exemplos de publicações que devem fazer nas redes sociais.

  • Artigos de blogues que oferecem conselhos de carreira/entrevista/salário a pessoas à procura de emprego no sector
  • As vossas vagas de emprego com fotos locais e descrições diferenciadas
  • Testemunhos e citações de candidatos colocados e clientes satisfeitos
  • Destaques de recrutadores que revelam os conhecimentos dos vossos peritos
  • Vídeos de recrutadores partilhando dicas, os seus processos de entrevista, etc

 

tendência n.º 3 – vida remota

Antes mesmo de termos de lidar com os resultados da pandemia de COVID-19, já havia um movimento no sentido de uma "economia gigante" em muitos sectores. Isto é tanto bom como mau para quem atua no sector de recrutamento e contratação de pessoal.

Houve uma mudança definitiva na natureza do trabalho, promovendo uma maior independência. Mas há muitas razões para que uma força de trabalho à distância se tenha tornado mais atrativa, tanto para empregadores como para colaboradores. E a tendência parece ser para manter a maioria dos colaboradores fora do escritório.

Do lado da contratação, os empregadores enfrentam um leque muito maior de candidatos quando não estão limitados à localização imediata da empresa. Além disso, pode haver economias de custos significativas com uma força de trabalho remota ou flexível.

Por outro lado, as empresas podem arrendar menos espaço de escritório para menos recrutadores no local. E, muitas vezes, podem pagar salários mais baixos, contratando em mercados “mais acessíveis”. Podem também reduzir o turnover. 76% dos trabalhadores revelam que o horário flexível os tornaria mais propensos a permanecerem com o seu atual empregador.

E para os seus recrutadores e colaboradores internos? Os trabalhadores à distância relatam que podem trabalhar com mais concentração e menos interrupções quando trabalham a partir de casa. 86% afirmam que o trabalho à distância reduz o stress, e 50% declaram ter menos dias de baixa por doença.

Os grandes fluxos de trabalho e as ferramentas de comunicação estão a tornar mais fácil do que nunca trabalhar com pessoas a do outro lado do mundo. Portanto, é possível que alarguem a rede de possíveis candidatos a cidades, estados, e mesmo países em que talvez não tenham pensado antes.

Como fazer o trabalho à distância... funcionar.

  • Implementem um software de chat interno.
  • Usem entrevistas por vídeo, currículos em vídeo e outras ferramentas de vídeo virtual

 

tendência n.º 4 – integração do CRM de vendas com o ATS

Quando o vosso CRM de vendas é integrado com o seu candidato CRM e ATS (sem ter de adquirir e gerir dezenas de aplicações semiconetadas) os vossos processos tornam-se inerentemente mais eficazes e fáceis de utilizar.

Além disso, com a automatização de vendas e marketing integrada no CRM do negócio, as empresas de recrutamento são capazes de alinhar com competência os requisitos das vagas em aberto com os candidatos, bem como implementar sequências de automatização e campanhas “gota-a-gota” para alimentar os leads de vendas, bem como os clientes existentes.

 

O que pode fazer um CRM de vendas integrado?

  • Integrar a gestão de atividade
  • Ligar todos os registos de candidatos, empregos, empresas e colocações
  • Alinhar automaticamente os candidatos a empregos (Auto Match)
  • Visibilidade e controlo de condutas

 

tendência n.º 5 – estratégia de marketing

As empresa de recrutamento deve saber fazer marketing. A concorrência é demasiado feroz, e o mercado é limitado. Pode ser um grande investimento.  Quando se compra uma plataforma de marketing, ferramentas de automatização, software de análise, orçamento de anúncios... para não falar da equipa, pode definitivamente implicar uma grande despesa. É aqui que entra a parte da estratégia. Assim como a importância de usar uma ferramenta de software de recrutamento que integre e construa funcionalidades de marketing.

Cinco passos rápidos para a criação de uma estratégia de marketing de recrutamento.

  • Contratar ou formar uma pessoa de marketing
  • Estabelecer um orçamento inicial (utilizar tracking para melhorar o investimento em áreas com elevado ROI)
  • Implementar uma plataforma de marketing integrada OU utilizar uma ATS/CRM que tenha uma funcionalidade de marketing integrada
  • Automatizar e modelar o mais possível