Os líderes da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são mais necessários e mais impactantes do que nunca. Na Forbes, Timothy J. McClimon, líder de estratégia de Liderança, identifica 10 tendências que acredita que irão impulsionar grande parte do seu trabalho em 2021 e ajudarão a tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro para todos.

No ano passado, no mundo pré-COVID, Timothy J. McClimon identificou as seguintes cinco tendências que impulsionariam o trabalho de Responsabilidade Social Empresarial em 2020:

  • Procura da verdade
  • Atingir a neutralidade de carbono
  • Defender os colaboradores
  • Preferir o propósito à paixão
  • Procurar o próximo grande êxito

Actualmente, todos nós continuamos à procura de transparência, autenticidade e veracidade por parte das empresas e dos seus líderes, e muitas empresas continuam a apoiar os seus colaboradores, protegendo a sua saúde e segurança e permitindo-lhes uma maior voz nas decisões empresariais. Além disso, muitas empresas foram além da pressão pela neutralidade de carbono, encontrando formas de serem positivas em termos de carbono, e o conceito de estratégias Ambientais, Sociais e de Gestão (ASG) ganhou maior importância no espírito da RSC. 

Consequentemente, Timothy J. McClimon defende que estas cinco tendências continuam a ser igualmente relevantes em 2021. A estas,  acrescenta as cinco seguintes:

Diversidade, Equidade e Inclusão são as principais. 

Em resposta ao homicídio de indivíduos negros em 2020 e à agitação social que se seguiu, muitas empresas aumentaram os seus compromissos para com a equidade racial com promessas de contratar mais minorias raciais e étnicas, assegurar a equidade salarial a nível global, aumentar o investimento em empresas pertencentes a minorias e mulheres e direccionar os seus investimentos filantrópicos para comunidades vulneráveis. 

Estas tendências continuarão e possivelmente aumentarão em 2021, uma vez que funcionários governamentais, investidores, colaboradores e clientes exigem mais inclusão e equidade por parte das empresas a que se associam. 

O auxílio global está a aumentar. 

As empresas estão cada vez mais a contribuir para instituições de solidariedade e organizações comunitárias a nível global e a encontrar formas de encorajar os seus colaboradores a dar e a fazerem voluntariado nas suas comunidades. Já lá vão os dias em que as empresas afirmavam que a solidariedade e a filantropia corporativa era só para alguns. Simplesmente não é verdade, e os stakeholders exigem mais investimentos locais em todo o mundo. Esperam ver mais programas globais de donativos, a expansão de programas de voluntariado empresarial, e esforços crescentes para envolver os colaboradores nestas questões.

O Voluntariado Virtual finalmente ganha velocidade. 

Embora os programas de voluntariado virtual existam há muitos anos, esta tendência deve crescer em 2021. No ano passado, as empresas expandiram os seus esforços de voluntariado virtual, mas muitas destas iniciativas foram soluções rápidas ou correcções temporários por causa da pandemia. Mas com tantos colaboradores a trabalhar a partir de casa, e muitas empresas a contemplarem compromissos laborais mais flexíveis após a COVID-19, os líderes de RSC terão de ajustar permanentemente os seus programas de voluntariado corporativo e encontrar novas formas de encorajar os seus colegas não só a trabalharem a partir de casa, mas também a serem voluntários a partir de casa.

O apoio às Pequenas Empresas torna-se uma nova prioridade filantrópica. 

Devido ao impacto devastador que a pandemia tem tido nas pequenas empresas de todo o mundo, particularmente em bairros vulneráveis, mais organizações sem fins lucrativos estão concentradas em encontrar formas de ajudar estes importantes pilares das suas comunidades, e isso significa que as empresas serão cada vez mais solicitadas a apoiar também estes esforços. Esforços como a Coalition to Back Black Businesses, uma iniciativa lançada pela American Express em parceria com a Fundação da Câmara do Comércio dos EUA e quatro câmaras nacionais, terão a adesão de programas de filantropia empresarial que evitariam esforços iguais no passado. A importância das pequenas empresas - particularmente para os centros urbanos e zonas rurais vulneráveis e duramente atingidos - ajudará a impulsionar mais iniciativas para apoiar estas empresas e assegurar a sua sustentabilidade durante e após a COVID-19.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas assumem uma nova importância. 

Embora os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 tenham sido abraçados por muitas empresas, o progresso no sentido de alcançar estes objectivos tem sido mais lento do que o esperado. A pandemia global ajudou a enfatizar que as questões globais podem rapidamente tornar-se locais, pelo que se espera ver mais empresas a abraçar os ODS como motores do seu trabalho de RSC através de mais parcerias público-privadas e esforços para mobilizar recursos e acções em seu redor na próxima década.