À medida que a COVID-19 se espalha rapidamente pelas comunidades em todo o mundo, os empregadores estão a fazer a difícil escolha de pedir aos seus trabalhadores que trabalhem a partir de casa. Ao fazê-lo, dão prioridade à saúde e segurança dos trabalhadores e limita a propagação da COVID-19, ao mesmo tempo que permite às empresas fornecer os produtos e serviços necessários dentro das nossas comunidades. No entanto, esta decisão tornou inquestionavelmente o trabalho mais difícil para os pais que se debatem com o trabalho a partir de casa, ao mesmo tempo que cuidam dos seus filhos que estão em casa devido ao encerramento de escolas e de estruturas de acolhimento de crianças. 

Todos os trabalhadores enfrentam desafios diferentes quando dominam a curva de aprendizagem do trabalho à distância. Muitos destes desafios são amplificados para os trabalhadores que são pais ou tutores de crianças pequenas. As crianças, especialmente as mais jovens, requerem uma supervisão quase constante. Cuidar delas ao mesmo tempo que tenta completar as tarefas do trabalho é como assumir dois empregos em simultâneo. Para os pais solteiros, o desafio deste duplo papel é ainda mais ampliado. Os empregadores têm a responsabilidade de assegurar que a sua força de trabalho dispõe dos instrumentos e recursos necessários para trabalhar de forma eficiente, pelo que aqui ficam algumas formas de apoiar os trabalhadores que têm a enorme tarefa de cuidar de crianças enquanto ainda fazem o seu trabalho diário.

apoiar pais trabalhadores
apoiar pais trabalhadores

proporcionar horários de trabalho flexíveis

Os horários rígidos não andam de mão dada com o trabalho à distância. Quando os colaboradores têm a oportunidade de gerir o seu próprio tempo, os gestores precisam de aceitar que um ritmo típico das 9 às 5 vai ser alterado. Isto é particularmente verdade para os pais que muitas vezes precisam de seguir o horário dos seus filhos. Para melhor apoiar os seus trabalhadores, comunique que os horários flexíveis estão disponíveis para eles. Alguns pais dividirão os seus dias de trabalho: um trabalhará durante a semana da manhã, enquanto o outro fará o turno da tarde. Deixe as mães e os pais decidirem como gerir o seu dia. Isto não só alimentará uma relação profissional positiva, como também permitirá que os colaboradores trabalhem de forma mais produtiva. 



check-in regularmente

A mudança drástica do trabalho de escritório para o trabalho remoto pode ser difícil para os pais que não estão habituados a fazer malabarismos com o trabalho e os filhos no mesmo espaço. Com o stress adicional de uma pandemia global, o trabalho a partir de casa pode ser particularmente exigente. Apoie os seus colaboradores, comunicando regularmente com eles. Examine as suas cargas de trabalho e faça o check-in sobre a sua saúde mental. Seja aberto sobre as realidades e dificuldades de cuidar das crianças. Ao concentrar-se na confiança mútua, pode assegurar que os seus colaboradores são honestos quanto à sua capacidade de desempenhar as suas tarefas e que se sentem confortáveis em vir até si para obter apoio, caso necessitem. 

considere cada membro da sua equipa da mesma forma

Embora seja importante ser sensível e respeitoso com as realidades da paternidade, tenha em consideração as necessidades de cada pessoa da sua equipa, quer sejam ou não pais. Para manter uma dinâmica positiva da equipa, cada colaborador da sua equipa deve ter experiências semelhantes em termos de carga de trabalho, flexibilidade e tempo individual com os gestores. Avalie se as mães e pais trabalhadores têm a capacidade de trabalhar com a mesma eficiência e capacidade que os outros trabalhadores. Conte com eles para gerir os mesmos projectos e a mesma carga de trabalho diária que os seus colegas. Um local de trabalho igual e equilibrado exige que se confie a todos os trabalhadores o mesmo nível de oportunidades e responsabilidade.

esteja aberto à ligação com as crianças

Agora que o trabalho remoto se está a tornar parte da vida diária, é provável que esteja a interagir com a sua equipa através de videochamadas. Isto significa que terá um vislumbre das suas vidas privadas, dos seus lares e dos seus filhos. Aceite que alguns pais terão de assistir a reuniões virtuais com crianças na sala ou mesmo ao seu colo. Não faça com que os trabalhadores se sintam desconfortáveis, chamando-os à sua escolha para ter os filhos por perto. Em vez disso, compreenda que para muitos pais esta é a forma mais eficaz de trabalhar. Seja flexível e aberto a pequenas distrações. Se estiver confortável, interaja com as crianças! Pode ajudar a fomentar uma relação de confiança entre si e os seus colaboradores. E, convenhamos, as crianças são adoráveis!

Trabalhar enquanto cuida das crianças é um desafio, especialmente quando se tem de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Faça o seu melhor para apoiar os pais trabalhadores, dando-lhes a liberdade de serem pais e trabalhadores. A integração na vida profissional significa ter a flexibilidade de responder a um e-mail de trabalho enquanto alimenta os seus filhos ou faz uma pausa no trabalho para ler um livro com eles. Desde que os seus colaboradores sejam capazes de gerir a sua carga de trabalho, aceite que eles são, antes de mais, pais. 

fonte: randstad canada