Jon Clark, managing partner e Chief SEO na Moving Traffic Media, uma agência de marketing digital em White Plains (Nova Iorque), partilhou na Forbes o que acredita que torna uma empresa formidável. Reconhecendo que as respostas a esta pergunta são quase infinitas, e dependerão de a quem se perguntar, não deixa de sublinhar que, saber como manter os colaboradores envolvidos é mais de “meio caminho andado”.

 

«A motivação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Estima-se que apenas 34% da força de trabalho dos Estados Unidos da América se sente motivada, e isto custa seis biliões de euros em perda de produtividade», concretiza o especialista, identificando algumas formas que as empresas formidáveis usam para valorizar os seus colaboradores:

 

Pagam o que eles valem

A maioria das pessoas não são financeiramente independentes, por isso trabalham para viver. As empresas formidáveis sabem a importância de pagar um salário e de compensar os colaboradores pelo valor que trazem para a equipa.

Quando os colaboradores são mal pagos, podem ver isso como sinónimo de serem subvalorizados. Estes efeitos refletir-se-ão nos seus sentimentos sobre a empresa, mas também são mais abrangentes. Por exemplo, baixos salários estão relacionados com um maior stress pessoal e mais doenças, e ambos podem ter impacto direto no desempenho.

 

Oferecem oportunidades de crescimento

As empresas formidáveis oferecem um fluxo contínuo de oportunidades para as suas equipas aprenderem, se desenvolverem e crescerem em múltiplas áreas. Há um enfoque na orientação dos membros da equipa para alcançar sempre o seu melhor pessoal, aproveitando ao mesmo tempo os momentos ensináveis ao longo do caminho.

 

Valorizam os contributos dos colaboradores

Muitas empresas dizem que valorizam o contributo dos colaboradores, mas poucas o demonstram. As empresas formidáveis encorajam os contributos e ouvem-nos com atenção.

As empresas inteligentes usam processos de revisão para manter as portas da comunicação abertas. Durante as revisões, quando um colaborador recebe feedback sobre o seu desempenho, ele, por sua vez, deve também ser capaz de fornecer feedback sobre a empresa e a experiência de trabalho na mesma. Este feedback deve ser levado a sério e nunca fazer um colaborador sentir que pode haver repercussões negativas por causa de feedback construtivo.

 

Dão aos membros da equipa uma participação na empresa

As empresas formidáveis deixam os membros das suas equipas ter uma parte do seu sucesso. Pensem em prémios de desempenho trimestral, opções de ações ou participação nos lucros. Os colaboradores que se sentem empenhados na empresa aumentam o seu nível de desempenho. 

 

Asseguram que o tempo de todos é valorizado

Um erro que algumas empresas cometem é pensar que, a menos que se esteja num cargo alto, o tempo dos outros não é assim tão valioso. Aos membros da equipa deve ser dado tempo diariamente, ou semanalmente, para trabalharem em tarefas à sua vontade. Isto pode significar recuperar o atraso num projecto a longo prazo, limpar ou organizar o espaço de trabalho ou outra área pela qual são responsáveis, ou talvez visitar a biblioteca profissional da empresa e avaliar as suas competências.

 

Deixam-nos fazer as coisas à sua maneira

Se contrataram estas pessoas, é porque confiam e respeitam o seu talento. Por que não mostrar-lhes isso, dando-lhes a liberdade de tentarem fazer as coisas à sua maneira?! As melhores empresas para se trabalhar sabem que a diversidade e a inovação torna-as formidáveis. Impedir que a equipa desempenhe o seu trabalho da melhor forma que sabe, só irá sufocar a sua criatividade e talento, o que é negativo para todos.

 

Reconhecem um bom trabalho

Não esperem pela reunião de revisão para elogiar um membro da equipa pelos seus feitos. Há muitas maneiras de reconhecer o talento e o trabalho árduo. Algumas empresas usam um programa de colaborador da semana/mês, mas por vezes o reconhecimento pessoal funciona melhor. Uma “palmadinha nas costas” e um agradecimento vale tanto, se não mais, do que o nome na parede.

 

Asseguram que os colaboradores se sentem seguros e protegidos

As empresas em que as pessoas querem trabalhar não arriscam em termos de segurança e protecção dos colaboradores. Isto significa ambientes de trabalho e envolventes seguros, que transmitem confiança. É importante proporcionar, para trabalhos de escritório, espaços confortáveis para pausas e também que assegurem privacidade, quando é precisa. 

 

Ser uma empresa formidável para se trabalhar implica respeitar e valorizar os membros das equipas como pessoas. Implica compreender o valor de ver cada um para alcançar o sucesso.