No competitivo mundo da tecnologia, ter competências de ponta e uma experiência rica em projetos é crucial - mas muitas vezes não é suficiente. Com toda a gente a competir por funções atrativas nesta área, como te podes elevar e destacar para garantir que os empregadores te escolhem? O ingrediente secreto é a marca pessoal.

A marca pessoal não é apenas uma palavra da moda; é a tua identidade profissional em ação. É a forma como combinas as tuas competências, interesses e conhecimentos únicos para proporcionar um valor inigualável à tua equipa e organização. Quer seja um engenheiro de software com aptidão para a aprendizagem automática ou um gestor de TI que combina conhecimentos técnicos com competências motivacionais, a tua marca é o que te distingue.

4 passos para construir uma marca pessoal no sector da tecnologia

O passo seguinte é amplificar essa marca para que, quando os empregadores procurarem alguém com as tuas competências específicas, não sejas apenas uma escolha - mas sim que sejas a escolha óbvia. Vamos dividir em quatro passos práticos.

 

1. Descobre o que te torna único enquanto profissional da tecnologia

Pensa na tua formação, experiência profissional e interesses pessoais. Pergunta a ti próprio: o que é que eu trago para a mesa que mais ninguém traz? Que valor é que acrescento? Pode ser qualquer coisa, desde uma abordagem invulgar à resolução de problemas, conhecimentos especializados num nicho tecnológico ou um estilo de comunicação especialmente eficaz.

Talvez sejas um designer de experiência do utilizador que gosta de ajudar as pequenas empresas a melhorar os seus produtos digitais ou um data scientist com talento para criar histórias baseadas em dados sobre as razões do sucesso ou fracasso de uma estratégia empresarial. E pronto, já tens a tua marca pessoal. Escreve-a numa frase ou duas - a declaração da tua marca pessoal - para orientar o que se segue.

 

2. dominar as redes sociais para crescer profissionalmente

A tua presença online é, antes de mais, a forma como outros profissionais e potenciais empregadores ficarão a saber quem és. Cada plataforma tem vantagens particulares, por isso escolhe as que melhor se adequam aos teus objetivos. Por exemplo, usa o GitHub para iniciar ou colaborar num projeto de código aberto, o Instagram para mostrar o "dia na vida" de um profissional de tecnologia ou o LinkedIn para escrever e partilhar publicações de liderança sobre a tua experiência com uma tecnologia específica.

Não te esqueças de manter as mensagens coerentes com a tua marca. Interage com o conteúdo de outras pessoas e pede feedback sobre o teu para poderes continuar a aprender. 

1051.jpg
1051.jpg

3. aproveita as oportunidades de desenvolvimento profissional

Analisa os próximos projetos da equipa e candidate-te a qualquer um que esteja de acordo com a tua marca e que a reforce. Por exemplo, se és um analista de sistemas com conhecimentos financeiros, aproveita uma oportunidade para trabalhar com uma fintech de ponta. Além disso, verifica se está a acontecer alguma coisa a nível organizacional - diversidade e inclusão, talvez, ou sustentabilidade - que corresponda aos teus interesses e ofereça as tuas competências a essas equipas.

 

4. estabelecer uma rede de contatos inteligente no setor

Participar em conferências do setor, encontros e outros eventos de networking é outra forma de construir a tua marca pessoal como profissional de tecnologia. Troca ideias e sê generoso com os teus conhecimentos para que, quando alguém estiver à procura de um especialista num determinado assunto, pense imediatamente em ti.

Estas duas últimas estratégias aumentarão a tua visibilidade e alargarão o conhecimento da tua marca a pessoas que poderão não estar tão online como tu, mas que poderão estar em posição de te contratar ou promover.

A tua marca não é estática; amadurece com a tua carreira. Revê e atualiza regularmente a tua marca para refletir a evolução das tuas competências e interesses. Lembra-te, a autenticidade é fundamental. A tua marca pessoal deve ser um reflexo genuíno de quem és.

 

Fonte: Randstad USA

 

Pronto para impulsionar a tua marca pessoal com uma nova e entusiasmante oportunidade? 

Descobre já as vagas que temos para funções do setor tecnológico!

aqui