Toda a gente sabe como as primeiras impressões são importantes para criar experiências positivas. No entanto, muitas empresas ainda não refletiram sobre as primeiras impressões que apresentam aos seus novos colaboradores. Durante as primeiras semanas e meses de um trabalhador numa empresa, a sua intuição sobre o seu novo local de trabalho é cimentada e a qualidade da sua apresentação pode ter efeitos importantes no seu desempenho e retenção mais tarde.

É aí que entra o processo de integração. Ao planear e implementar cuidadosamente um processo de onboarding de qualidade que dê às novas contratações as ferramentas e os conhecimentos necessários para fazer o trabalho, que as integre na cultura da empresa e que crie a confiança de que necessitam para prosperar, o departamento de RH pode aumentar drasticamente a saúde e o desempenho geral da organização.

Se ainda não formalizou e implementou um verdadeiro processo de onboarding, este artigo irá mostrar algumas das principais razões para começar o mais rapidamente possível.

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora Excel aqui

maior retenção

Numerosos inquéritos e estudos mostram que os trabalhadores que passam por uma integração de qualidade permanecem na empresa durante mais tempo. A título de exemplo, este estudo académico sobre engenheiros de software de uma empresa financeira da Fortune 500 revelou que aqueles que passaram por um processo de onboarding alargado tiveram uma taxa de retenção de 92% ao longo de um ano - em comparação com 82% dos que não passaram por esse processo. Numa altura de grande escassez de talentos, aumentar a retenção em 10 pontos percentuais seria uma grande vitória para a maioria das empresas.

melhor envolvimento dos trabalhadores

Começar um novo emprego deveria ser um momento de entusiasmo e esperança - mas para muitos recém-contratados, é uma desilusão. Um estudo realizado com mais de 1000 trabalhadores americanos pela empresa de serviços de RH Paychex revelou que apenas metade dos trabalhadores se declararam satisfeitos com a sua integração. De acordo com os resultados:

  • um em cada três descreveu o seu último processo de integração como "confuso"
  • um em cada quatro disse que era "aborrecido"
  • um em cada cinco considerou-a "desorganizada"

Experiências de trabalho positivas, uma liderança de confiança e as ferramentas e formação corretas são fundamentais para o envolvimento dos trabalhadores - por isso, não as proporcionar durante a integração conduzirá a equipas de trabalho desmotivadas.

uma marca empregadora mais forte

Uma boa reputação entre os candidatos a emprego é um elemento vital para uma marca empregadora forte - mas é também um dos mais difíceis de construir. Se gastou tempo e dinheiro para se tornar um empregador atrativo, mas a sua reputação é prejudicada por um trabalhador insatisfeito que se despede ao fim de seis meses, saberá porque é que o onboarding é importante. Os inquéritos revelaram que quase uma em cada cinco equipas de RH afirma que os problemas no seu programa de onboarding prejudicaram a sua marca empregadora, mas é provável que existam ainda mais equipas que ainda não descobriram os danos.

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora Excel aqui

maior integração para trabalhadores remotos

Para os milhares de trabalhadores de todo o mundo inquiridos no nosso próprio estudo Workmonitor, algum grau de trabalho remoto é um benefício não negociável para cerca de 40% deles. Também descobrimos que 37% deles considerariam demitir-se se fossem obrigados a passar mais tempo no escritório. 

pt_sme-cj18-awareness-blog-2
pt_sme-cj18-awareness-blog-2

Esta é a realidade - mas quando estão a trabalhar a partir de casa, é mais difícil para estes trabalhadores participarem na vida quotidiana do escritório. Um processo de onboarding remoto que crie um sentimento de pertença e tire partido dos benefícios do trabalho remoto pode fazer com que os trabalhadores remotos se sintam em casa nas suas equipas - e reduzir o risco de os seus níveis de envolvimento caírem.

redução dos custos associados à contratação

O efeito de retenção de equipas de trabalho de um bom programa de integração pode levar a uma equipa de trabalho muito mais rentável. Numa situação de elevada rotatividade dos trabalhadores, a organização gasta dinheiro a contratar novos colaboradores, a formá-los e a esperar que a sua produtividade atinja níveis normais - apenas para que os colaboradores saiam antes de a empresa ver qualquer benefício. Além disso, tem de contratar substitutos e arriscar-se a que a mesma situação se repita.

Reduzir a rotatividade precoce através do investimento no plano de integração pode, portanto, reduzir significativamente os custos, permitindo que o departamento de RH tenha um grande impacto nos resultados da empresa.

Para saber como são estes custos na sua empresa, faça o download da nossa calculadora. Basta adicionar alguns detalhes sobre a sua equipa de trabalho e a atual taxa de rotatividade e descobrir os seus custos totais de contratação, formação e perda de produtividade - e ver quanto uma pequena redução na rotatividade poderia poupar.

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora para descobrir os custos de uma má integração

faça o download da calculadora Excel aqui

mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

subscreva aqui