Existem pessoas difíceis em todo o lado. Passamos grande parte do dia no trabalho, por isso é natural encontrarmos pessoas que exigem mais cuidado e tato nas relações diárias. Cabe ao resto de nós (porque somos pessoas de fácil trato, certo?) descobrir como lidar com alguém com quem preferimos não ter de lidar, de forma a conseguirmos trabalhar com a nossa psíquica razoavelmente intacta.

Colegas de trabalho em conversa num escritório aberto, ilustrando a importância de saber lidar com diferentes personalidades no ambiente profissional.
Colegas de trabalho em conversa num escritório aberto, ilustrando a importância de saber lidar com diferentes personalidades no ambiente profissional.

Tipos de colegas difíceis: tóxicos, falsos, controladores e mais

Nem todas as pessoas difíceis no local de trabalho são fáceis de identificar. Algumas parecem inofensivas — até que o seu comportamento afeta o ambiente de equipa. Eis alguns tipos de personalidades difíceis de reconhecer:

Pessoas falsas e fofoqueiras no trabalho

Adoram falar sobre todos os outros e espalhar informação - verdadeira ou não - que mina o espírito de equipa e cria desconfiança. Estão ansiosos por prender os outros na sua teia; nada mais os atrai que a ideia de partilhar qualquer detalhe sumarento que tenham apanhado, quer os seus colegas o queiram ouvir ou não.

Colegas controladores que não delegam

São incapazes de delegar e, mesmo quando o fazem, mantêm o controlo e não concedem verdadeira autonomia à equipa. Os micro managers são os piores deste tipo. Estão sempre a olhar por cima do teu ombro, tratando-te como uma criança que precisa de ser cuidadosamente monitorizada, em vez do profissional que és.

Colegas negativos que só se queixam

Só se sabem lamentar, que nunca têm uma palavra simpática a dizer. Vivem num mundo que está perpetuamente a tentar apanhá-los. Cada copo em que tropeçam está meio vazio e tornam o ambiente mais pesado. Ainda assim, não percebem porque é que o refeitório se esvazia quando se sentam ou porque são sempre os últimos a ser escolhidos para projetos.

Pessoas maldosas, manipuladoras e passivo-agressivas

Dão por si a dançar a sua melodia sem serem capazes de reconhecer a melodia, nunca estando realmente seguros de si próprios ou do que realmente querem. Agem de forma passivo-agressiva, deixam mensagens ambíguas e usam o silêncio como forma de pressão. Podem sabotar sem confrontar.

Sabichões e egoístas

Têm todas as respostas e estão sempre certos. Não importa qual seja a pergunta, eles dir-te-ão a forma correta de fazer as coisas. Quando uma situação chega a um sabichão, a versão dele é sempre a versão correta. Não vão deixar que ninguém lhes diga o contrário. A sua atitude mina a colaboração e tendem a ser egoístas e egocêntricos em outras ocasiões.

Pessoas que exageram e implicam com tudo no trabalho

Embirram até com a mais ínfima das infrações. Se te atrasares uns minutos para o trabalho, eles estão logo em cima do acontecimento. Procuram conflitos e fazem com que todos saibam o quão incomodados estão.

Colegas tóxicos e explosivos

É o tipo de personalidade a que estamos mais habituados a chamar difícil. Têm pavio curto e fazem birras em público. Gritam, pressionam e descarregam frustações. Todos sentem o impacto do seu comportamento e todo ambiente de trabalho torna-se tóxico.

Portanto, o que podes fazer para aliviar algum do stress que estas pessoas criam e encontrar uma forma de trabalhar com elas? Porque confia em nós quando dizemos que vais ter de trabalhar com eles, mais cedo ou mais tarde! Se ainda não tiveste a oportunidade, considera-te um dos sortudos!

E tu, que tipo de personalidade tens? Faz o nosso teste e descobre qual é o teu perfil!

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7 estratégias para lidar com colegas difíceis no trabalho

Segue estes 7 passos para lidar com pessoas difíceis, especialmente em ambientes de trabalho exigentes, onde manter o foco e o equilíbrio é essencial.

1. Evita reagir no momento: controla a emoção no local de trabalho

A natureza deu-nos um impulso para responder imediatamente aos problemas. Nos confrontos no local de trabalho, o impulso de "luta" tende a ser mais forte. Este impulso, nasceu como uma forma de nos proteger, para que não nos tornássemos no jantar de outras espécies agressivas. Apesar de terem passado milénios, continuamos ligados ao impulso de reagir à agressão com alterações físicas como o aperto no estômago ou o ritmo cardíaco acelerado.

Temos também lógica e raciocínio — ferramentas essenciais para ultrapassar a resposta automática e alcançar o ponto onde surgem as soluções e resoluções.

Por isso, se te apetecer reagir de forma impulsiva, para. Conta até dez, respira fundo e dá espaço a uma resposta mais ponderada.

2. Aprende a ignorar colegas de trabalho provocam ou testam os limites

Se a situação é mais um incómodo menor do que um verdadeiro problema, então provavelmente é melhor encontrar o teu zen e ignorá-lo. Não vale a pena gastares o teu tempo para tentar impedir um colega de trabalho de sair do fundo do poço por causa de algo insignificante.

Não tens de igualar o seu temperamento, a sua ansiedade ou o seu volume, e aumentar a tensão. Em vez de te envolveres numa guerra que não terá vencedores, concentra-te nos teus objetivos e nas tuas prioridades, ou afasta-te.

Se puderes deslocar-te para uma sala de reuniões tranquila ou colocar os teus auscultadores, poderá ser a melhor solução. Citando outro cliché... ignorância é uma bênção. Ignora o que puderes. Sê seletivo quanto aos problemas pelos quais estás disposto a lutar, e aquele que podes deixar escapar. O que nos leva a...

3.  Escolhe as tuas batalhas: nem tudo merece resposta

Escolhe as tuas batalhas, porque não podes ganhar todas . (E se tentares, então tens provavelmente uma das personalidades difíceis de que estamos a falar!)

Os profissionais sabem quando é altura de ceder ou comprometer. Confia em nós quando dizemos que há momentos na tua carreira em que terás de fazer ambos para manter a paz. Por vezes terás de deixar passar as pequenas coisas para que possas concentrar a tua energia para lidar com questões que são realmente importantes para ti. Lembra-te do rapaz que gritou "lobo". Se estás a levantar um alvoroço com cada pequeno problema que encontras, ninguém te ouvirá quando surgir um grande problema que realmente precisa de ser tratado.

4. Vê o lado positivo: tenta enquadrar o comportamento difícil

Mesmo os colegas mais complicados podem ter pontos positivos. Identificá-los ajuda-te a lidar com eles com mais empatia. 

Vê as diferenças de personalidade como um benefício; pessoas diferentes trazem à mesa diferentes talentos, capacidades, e formas de trabalhar. Isso é bom, desde que todos estejam na mesma página em termos do objetivo final. A preparação é uma grande parte do reenquadramento, e, em última análise, a difusão de conflitos.

 Certifica-te de que tens uma resposta adequada pronta para uma reação ou comportamento que sabes estar para vir. E, por mais difícil que seja, tenta encontrar coisas positivas sobre a pessoa, para que te possas focar nisso quando as coisas se tornam realmente difíceis. A maioria das pessoas, mesmo o mais difícil dos colegas de trabalho, têm geralmente alguns bons traços. Afinal de contas, foram contratadas e foram mantidas na folha de pagamentos por uma razão!

5. Não o leves a peito: muitas vezes, o problema não é contigo

Este é fácil de dizer, mas não tão fácil de colocar em prática. Todos pensam que é o outro que é o problema. Nas nossas próprias mentes, estamos no certo, e eles no errado. É completamente a preto e branco. Uma perspetiva externa pode ter um pouco mais de cinzento.

Muitas vezes, o que desencadeia as pessoas difíceis não tem nada a ver contigo nem com o trabalho — é algo que vem de fora. Por isso, não penses que é sobre ti. Tenta pensar na situação a partir da perspetiva dos colegas de trabalho difíceis (mais uma vez, isto é mais difícil do que pensas!).

Será que eles passaram recentemente por algumas questões pessoais que os estão a levar a agir de tal forma? O comportamento deles muito provavelmente não tem nada a ver contigo. O que quer que se esteja a passar tocou um nervo pessoal do qual podem nem sequer estar cientes. Podes reagir com mais calma quando percebes que aquele colega difícil cuida de um pai doente ou é um pai solteiro com um filho desafiante. Isto não é para desculpar o seu comportamento, apenas para te ajudar a compreendê-lo. Tenta entender o contexto antes de reagires.

6. Mantém a calma: reage com base nos teus valores

No fim de contas, há poucas coisas na vida sobre as quais temos verdadeiramente controlo. Mas o que podemos controlar é como reagimos, o nosso comportamento e respostas a situações e pessoas. Não deixes que o comportamento dos outros dite o teu. Mantém a tua postura e o teu foco. 

Medita, pratica respiração profunda, e tira um minuto - faz o que for preciso para que as tuas respostas estejam de acordo com a tua verdadeira natureza. Aconteça o que acontecer, lembra-te de como te queres sentir em relação a ti próprio, e age em conformidade.

Profissional em teletrabalho numa chamada com colegas, representando a importância de manter relações saudáveis mesmo em ambientes de trabalho remoto.
Profissional em teletrabalho numa chamada com colegas, representando a importância de manter relações saudáveis mesmo em ambientes de trabalho remoto.

7. Se precisares de intervir, fá-lo com profissionalismo

Se há uma questão com a qual tens de lidar, a forma como a abordas é crucial. Muitas personalidades difíceis não vão ser recetivas ao que consideram crítico. No entanto, algumas questões devem ser tratadas.Há situações que não se podem ignorar — como um colega que põe em risco a segurança, o bem-estar da equipa ou a própria empresa.

Se testemunhares algum comportamento problemático no ambiente profissional, denuncia-o. Evita levantar a voz ou repreender. Explica o problema com clareza, justifica a necessidade de mudança e define as consequências de não agir. Explica todos os factos com calma. Se for necessário, junta algum superior hierárquico ou os recursos humanos, para assegurar que tudo está claro e que se segue à risca a política da empresa.

As pessoas difíceis não criam apenas campos minados, eles são o campo minado. O seu comportamento perturbador reduz efetivamente a produtividade, tem impacto nos prazos, e afeta o envolvimento dos outros na vida e no local de trabalho. Encontra estratégias que te ajudem a lidar com o problema — isso mostra que és um verdadeiro solucionador.

Vais dar o exemplo de comportamento positivo, apoiar a tua equipa e mostrar que estás focado no sucesso coletivo.

Outras perguntas frequentes sobre colegas difíceis

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