Lisboa, 22 de maio, 2019 &ndash; A reputa&ccedil;&atilde;o das empresas &eacute; um fator decisivo para quem procura emprego, esta &eacute; uma das principais conclus&otilde;es do Global Report do Randstad Employer Brand Research 2019. De acordo com este report lan&ccedil;ado pela Randstad, 96% dos indiv&iacute;duos inquiridos revelam que fizeram uma pesquisa sobre a reputa&ccedil;&atilde;o da empresa, antes de se candidatarem a uma vaga de emprego, e que este foi um fator decisivo no momento de tomar uma decis&atilde;o. A juntar ao fator reputacional, 7 em 10 trabalhadores afirma ainda que prefere abdicar de uma parte do seu sal&aacute;rio em troca de uma garantia de emprego.<br />
Com a crescente oferta de escolhas profissionais que o mercado global enfrenta, a atra&ccedil;&atilde;o de talento para as empresas &eacute; um desafio cada vez maior. Devido &agrave; inova&ccedil;&atilde;o tecnol&oacute;gica e &agrave; competitividade global, os recrutadores encontram cada vez mais dificuldades em reter os seus colaboradores e este &eacute; um cen&aacute;rio comum a mais pa&iacute;ses a n&iacute;vel global.&nbsp;<br />
Segundo o relat&oacute;rio global da Randstad sobre employer brand, que inquiriu mais de 200.000 indiv&iacute;duos, os trabalhadores reconhecem que o sal&aacute;rio &eacute; um fator relevante, mas se as empresas oferecerem poucas garantias de emprego ou se tiverem uma reputa&ccedil;&atilde;o fraca, sentem-se motivados a seguir outro rumo profissional. &Eacute; neste ambiente din&acirc;mico que as empresas precisam de dar um passo em frente, o que passa por construir um plano s&oacute;lido para reter talento e alinh&aacute;-lo com a sua estrat&eacute;gia ampla de branding.<br />
Colaboradores sabem bem o que os motiva<br />
Os colaboradores valorizam cada vez mais os valores inerentes &agrave;s organiza&ccedil;&otilde;es e &agrave;s ind&uacute;strias e, por isso, a reputa&ccedil;&atilde;o de quem recruta influencia fortemente o seu compromisso para com a empresa. Dados do Global Report revelam tamb&eacute;m que as pessoas preferem trabalhar numa empresa multinacional, ao inv&eacute;s de uma startup, e que os setores mais atrativos s&atilde;o o de ITC (IT, tecnologia e comunica&ccedil;&otilde;es), bens de consumo e o setor automotivo. Os resultados permitem concluir que uma reputa&ccedil;&atilde;o empresarial forte e coesa pode ajudar a aproximar talento e a mant&ecirc;-lo comprometido com o seu trabalho.<br />
&Eacute; preciso cuidar do talento<br />
Um quinto da for&ccedil;a global de trabalho revelou que mudou de empresa no &uacute;ltimo ano e cerca de um ter&ccedil;o planeia faz&ecirc;-lo no pr&oacute;ximo ano. Mais ainda, 28% dos inquiridos planeia mudar de emprego dentro dos pr&oacute;ximos 12 meses. Sal&aacute;rios insatisfat&oacute;rios (39%), progress&atilde;o limitada de carreira (37%) e quest&otilde;es relacionadas com work-life balance (29%) &ndash; um dos fatores que est&aacute; no top 10 dos crit&eacute;rios mais decisivos (46%) &ndash; est&atilde;o entre as raz&otilde;es que estiveram na base para mudar de emprego.<br />
As empresas precisam de agir<br />
Os trabalhadores est&atilde;o a tornar-se mais &aacute;geis e as empresas necessitam de encontrar ideias disruptivas para atrair e reter talento. Contudo, s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel ret&ecirc;-lo quando as empresas t&ecirc;m capacidade para compreender as necessidades dos seus colaboradores. Em compara&ccedil;&atilde;o com outras gera&ccedil;&otilde;es, os jovens entre os 18 e os 24 anos, independentemente da sua educa&ccedil;&atilde;o ou posi&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o aqueles que acabam por ser menos fi&eacute;is &agrave;s empresas, se lhes oferecerem um sal&aacute;rio atrativo. Mais ainda, s&atilde;o os jovens que mais facilidade t&ecirc;m em abandonar a sua posi&ccedil;&atilde;o atual caso as op&ccedil;&otilde;es de carreira dentro da empresa sejam limitadas.<br />
&nbsp;<br />
Aceda ao estudo completo <a href="aquihttps://workforceinsights.randstad.com/global-employer-brand-research-2… />
Sobre o Randstad Employer Brand Research 2019&nbsp;<br />
O Randstad Employer Brand Research &eacute; o maior estudo independente de employer brand a n&iacute;vel mundial, que identifica as empresas mais atrativas para trabalhar na opini&atilde;o da popula&ccedil;&atilde;o ativa de 32 pa&iacute;ses. O estudo compreende as perce&ccedil;&otilde;es de mais de 200.000 inquiridos (p&uacute;blico geral entre os 18 e os 65 anos) sobre 6.162 empresas em 32 pa&iacute;ses, e procura responder a quest&otilde;es como &ldquo;o que leva as pessoas a escolher uma empresa em detrimento de outra&rdquo; e &ldquo;o que as motiva a ficar na empresa ou a sair?&rdquo;. Este estudo fornece tamb&eacute;m insights de acordo com as perce&ccedil;&otilde;es e motiva&ccedil;&otilde;es de escolha de potenciais candidatos.<br />
Conduzido desde 2000, o Randstad Employer Brand Research foi realizado pelo Kantar, parceiro internacional de investiga&ccedil;&atilde;o da Randstad. Os inquiridos deste &uacute;ltimo estudo responderam &agrave;s quest&otilde;es entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.&nbsp;<br />