A estudante portuguesa Ana Andrade de 19 anos, em representa&ccedil;&atilde;o da Didaxis &ndash; Cooperativa de Ensino de Riba de Ave, &eacute; uma das 11 alunas escolhidas para integrar a Randstad Williams Engineering Academy (RWEA).&nbsp;<br />
Esta academia nasce de uma parceria inovadora entre a equipa de F&oacute;rmula 1 Williams e a Randstad, com o objetivo de selecionar alunos de todo o mundo para desenvolverem uma carreira de engenharia na F&oacute;rmula 1. A Randstad Williams Engineering Academy &eacute; o primeiro modelo de forma&ccedil;&atilde;o no desporto de F&oacute;rmula 1 totalmente dedicado a identificar e apoiar uma nova gera&ccedil;&atilde;o de estrelas na engenharia deste desporto autom&oacute;vel.<br />
A estudante portuguesa foi selecionada juntamente com jovens de outros cinco pa&iacute;ses entre v&aacute;rios alunos que competiram na iniciativa &ldquo;F1 in Schools World Finals 2015&rdquo;, competi&ccedil;&atilde;o que se realizou em Singapura entre 13 e 16 de setembro. F1 in Schools World &eacute; uma competi&ccedil;&atilde;o global sem fins lucrativos, que desafia os estudantes a desenhar, construir e correr com carros F1 miniatura.&nbsp;<br />
Ap&oacute;s uma s&eacute;rie de exames escritos e exerc&iacute;cios de grupo, supervisionados e avaliados por uma equipa da Williams e da Randstad, os 11 alunos selecionados demonstraram total dedica&ccedil;&atilde;o, compromisso e desempenho necess&aacute;rio para integrarem este programa exclusivo. O primeiro grupo de estudantes a integrar o projeto, prima pela diversidade cultural, sendo provenientes dos Estados Unidos, Alemanha, Rep&uacute;blica da Irlanda, Austr&aacute;lia, Reino Unido e Portugal.<br />
O primeiro ano da Academia vai iniciar oficialmente no dia 1 de outubro de 2015 e os alunos ter&atilde;o de completar uma s&eacute;rie de m&oacute;dulos de e-learning sobre automobilismo desenvolvidos pela Williams em parceria com a Cambridge University Press, editora educacional l&iacute;der no mundo. Cada aluno ter&aacute; um engenheiro experiente da Williams como professor/&rdquo;mentor&rdquo; para gui&aacute;-los atrav&eacute;s das v&aacute;rias atividades de e-learning e para aconselh&aacute;-los sobre a carreira de automobilismo.<br />
A Randstad, atrav&eacute;s da sua presen&ccedil;a mundial e da sua vasta experi&ecirc;ncia em sistemas de educa&ccedil;&atilde;o e de forma&ccedil;&atilde;o especializada, &eacute; a parceira da Williams na avalia&ccedil;&atilde;o cont&iacute;nua dos alunos e ter&aacute; um papel estrat&eacute;gico de aconselhamento de carreira e experi&ecirc;ncia pr&aacute;tica, bem como na cria&ccedil;&atilde;o de oportunidades de trabalho nos respetivos pa&iacute;ses de origem dos estudantes.<br />
Sendo um modelo competitivo, cada grupo de alunos da Randstad Williams Engineering Academy &eacute; gradualmente reduzido ao longo do programa com base em crit&eacute;rios de desempenho. O objetivo &eacute; proporcionar aos estudantes uma gradua&ccedil;&atilde;o de sucesso na Academia para que estes se juntem &agrave; Williams ap&oacute;s a conclus&atilde;o dos seus estudos.<br />
"Estamos muito entusiasmados por receber os primeiros alunos na RWEA. A escassez de perfis de ci&ecirc;ncias, tecnologia, engenharia e matem&aacute;tica &eacute; um problema mundial. Envolver uma nova gera&ccedil;&atilde;o numa fase t&atilde;o inicial das suas carreiras acad&eacute;micas, &eacute; crucial para atenuar o d&eacute;fice de compet&ecirc;ncias mais tarde. A RWEA ilustra o nosso compromisso no recrutamento e forma&ccedil;&atilde;o de engenheiros, e aprofunda a nossa parceria com a Williams" comenta Jacques van den Broek, CEO da Randstad.<br />
Sobre o processo de sele&ccedil;&atilde;o, Pat Symonds, diretor t&eacute;cnico da Williams, refere: "A F&oacute;rmula 1 &eacute; um desporto global e n&oacute;s queremos atrav&eacute;s da nossa rede identificar algumas das estrelas mais brilhantes e os melhores engenheiros do mundo. Tanto eu como os meus colegas temos estado extremamente surpreendidos com o talento que observ&aacute;mos durante esta semana no F1 in Schools World Finals e este primeiro grupo de estudantes s&atilde;o pessoas impressionantes e com muita paix&atilde;o. Trabalhar com a Randstad vai possibilitar a estes alunos uma primeira perspetiva das compet&ecirc;ncias necess&aacute;rias para garantirem uma carreira de sucesso na F&oacute;rmula 1. Estamos ansiosos para ver o seu progresso nos pr&oacute;ximos anos". &nbsp;<br />
Ana Andrade, a primeira estudante portuguesa selecionada para este programa, acrescenta: "&Eacute; um programa muito interessante e o processo de sele&ccedil;&atilde;o foi tamb&eacute;m bastante agrad&aacute;vel, tanto na avalia&ccedil;&atilde;o do centro de Singapura como na fase de aplica&ccedil;&atilde;o original. Ser capaz de estudar engenharia com a ajuda de pessoas que realmente sabem o que fazem e que est&atilde;o no topo das suas carreiras &eacute; uma oportunidade &uacute;nica e estou verdadeiramente ansiosa para conhecer o meu mentor".