Desenvolver e executar as estratégias e planos de aprovisionamento em Portugal, de acordo com os objectivos e necessidades do negócio na região;
Procurar, identificar e avaliar potenciais fornecedores de acordo com as necessidades referidas e em conformidade com as directrizes de cada categoria de produto/serviço definidas pela equipa de Category Management em Madrid. Estabelecer as relações necessárias para dotar o negócio dos parceiros e fornecedores potencialmente necessários para satisfazer os requisitos de compras dos projetos;
Assegurar, em coordenação com a equipa de Gestão de Riscos de Fornecedores, as análises de risco exigidas pela política de governance da empresa, tanto para novos fornecedores como para os já existentes;
Gerir e desenvolver as relações com os fornecedores actuais, monitorizando o seu desempenho (qualidade, cumprimento de prazos, etc.) e resolvendo quaisquer dificuldades ou problemas que possam surgir;
Trabalhar em estreita colaboração com as equipas de negócio para compreender as suas necessidades e requisitos, procurando as melhores soluções de compra para responder a essas necessidades;
Uma vez identificadas e acordadas as necessidades do negócio, preparar e liderar os processos de sourcing necessários para lhes dar resposta;
Negociar com os fornecedores os acordos que assegurem o cumprimento das necessidades nas melhores condições para a Empresa (preços, prazos, condições de pagamento, garantias e outras cláusulas contratuais);
Elaborar a documentação necessária para formalizar os acordos com fornecedores (encomendas, contratos, etc.), em coordenação com o departamento jurídico sempre que necessário;
Conhecer bem o seu mercado de actuação, tanto em termos de sector, produto e fornecedores, com o objetivo de identificar tendências, condições de mercado e antecipar riscos e oportunidades;
Supervisionar os níveis de serviço prestados pelos fornecedores aos projectos;
Avaliar periodicamente o desempenho dos fornecedores e assegurar o cumprimento dos acordos contratuais;
Procurar, identificar e concretizar oportunidades de poupança, aplicando estratégias para optimizar as operações de negócio do ponto de vista do aprovisionamento;
Construir e formar a equipa necessária para gerir as actividades de compras na região, liderando a mesma e supervisionando as operações realizadas;
Reportar à sede de acordo com os requisitos do modelo de governance corporativo.