motorista de pesados

Adorarias manejar um camião de dez toneladas e estar realmente no comando do teu próprio camião? Então está na altura de considerares um trabalho como camionista. Como camionista para supermercados, lojas de móveis ou outras empresas, irás explorar todo o país. E, por vezes, até o estrangeiro! Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como camionista, verifica do que é precisas, analisa o salário médio e descobre as tuas oportunidades de carreira.

 

empregos como motorista de pesados
1

o que é um motorista de pesados?

Um motorista de pesados é alguém que transporta todo o tipo de mercadorias, tais como alimentos, mobiliário, peças, contentores e também matérias-primas, para diferentes locais. 

Isto é sempre feito por um camião, que, por exemplo, pode conter paletes ou carrinhos para transportar o máximo de carga possível. Cabe-te a ti entregar a carga, tal como alimentos, mobiliário ou material médico, inteiros e a tempo no destino!

 

o que faz um motorista de pesados?

Como motorista de pesados, és responsável pelo transporte de todo o tipo de mercadorias. Conduzirás longas distâncias no teu país e no estrangeiro para abastecer armazéns. Muitas vezes será também parte do teu trabalho carregares e descarregares a carga.

ver empregos
2

salário médio de um motorista de pesados

Como motorista de pesados irás ganhar, segundo a Talent, uma média de 1.100 euros mensais em princípio de carreira, correspondentes a cerca de 7 euros por hora e 13,200 euros anuais. Apesar disto, ao ganhares experiência, o teu salário poderá ascender a mais de 35.400 euros por ano, sendo que algumas categorias de motorista de pesados, como os condutores de substâncias perigosas, poderão auferir salários maiores. Os motorista de pesados poderão também, em algumas situações, receber prémios e bónus extra.

 

poderás ganhar mais como motorista de pesados?

O salário de um motorista de pesados é muitas vezes atrativo devido aos bónus que estes recebem. Se estiveres na estrada durante um período de tempo mais longo ou conduzires no período noturno, ganharás mais no final do mês. Também ganharás mais se precisares de viajar frequentemente para o estrangeiro. 

Se conduzires transportando substâncias perigosas e químicas, também ganharás mais. Nesse caso, no entanto, deves obter um certificado específico para o efeito. O mesmo pode aplicar-se aos motoristas que transportam gado.

3

oportunidades de carreira como motorista de pesados

Também podes continuar a desenvolver-te como motorista de pesados. Por exemplo, através dos seguintes cursos:

  • Curso de Transporte de Mercadorias Perigosas: este curso é para condutores experientes que desejem melhorar o seu potencial de salário! Trata-se de um curso específico para quem deseja entrar no setor do transporte de cargas químicas ou consideradas perigosas, para progressão de carreira. 
  • Curso de acondicionamento de cargas: hoje em dia, a polícia verifica rigorosamente o acondicionamento das cargas que estás a transportar. Com este curso podes ter a certeza de que conduzes sempre de forma responsável e segura! 


Queres aumentar as tuas oportunidades de carreira? Então começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal.

explora mais funções
4

tipos de motorista de pesados

Como motorista de pesados, estás, naturalmente, todos os dias na estrada. Encontrarás todo o tipo de situações: desde manobras desafiantes a condições climatéricas difíceis. Não existem dois dias iguais!

Existem diferentes tipos de motorista de pesados, designadamente:

motorista de camiões nacional

Um motorista de pesados em Portugal, que conduz dentro do território nacional. Isto significa que conduzirás frequentemente com o mesmo tipo de carga para a mesma empresa. Como resultado, conhecerás bem a estrada e irás relacionar-te muitas vezes com as mesmas pessoas no decurso do teu trabalho.

motorista internacional

Como motorista de pesados, tens a opção de trabalhar no teu país ou no estrangeiro. Por vezes, existe uma mistura de ambos, pelo que se trabalha tanto a nível nacional como internacional.

Só trabalhas a nível internacional? Então, estarás frequentemente na estrada durante períodos de tempo mais longos para entregares a mercadorias em países estrangeiros.

condutor de camiões de mercadorias perigosas

Transportas substâncias perigosas? Para isto é obrigatório que tenhas os documentos ADR necessários. Estes documentos provam que estás autorizado a transportar material radioativo, substâncias tóxicas ou materiais explosivos, por exemplo. É por isso muito importante neste trabalho que trabalhes de forma responsável e segura!

Encontra o teu novo emprego.

Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!

5

trabalhar como motorista de pesados

Faz-te à estrada, trabalha com a tua própria música e percorre os quilómetros até ao teu próximo destino. E tudo isso enquanto levas a tua importante carga de A para B! Como motorista de pesados, esta é a tua realidade todos os dias. Que mais se pode esperar quando se começa a trabalhar como motorista de pesados? É bom que saibas as seguintes informações:

 

6

torna-te motorista de camiões: formação e qualificações

Mal podes esperar para começar? Então é importante que tenhas as cartas e certificados corretos. De qualquer forma, temos todo o prazer em ajudar-te a obter a tua carta de condução de camiões. 

É sempre bom ter um diploma VCA, mas isto nem sempre é necessário se quiseres ser motorista de pesados.

que qualificações e competências desenvolves como motorista de pesados?

Queres começar como motorista de pesados? Claro que podes! Certifica-te de que tens todos os documentos e cartas de condução adequados. As seguintes qualificações também são úteis:

  • gostar de conduzir: Num trabalho como motorista de pesados passarás muito tempo ao volante. Por isso, é bom que gostes de conduzir! E não só de conduzir o teu camião na autoestrada, mas também em lugares onde não te é permitido conduzir tão rápido e onde, por vezes, é um pouco mais difícil manusear um camião. Isso não deverá ser um problema para ti: com a tua perspicácia e capacidade de orientação, estás preparado para qualquer situação inesperada.
  • gostar de estar na estrada sozinho: Como motorista de pesados, estarás muitas vezes sozinho na estrada. Gostas de fazer as tuas próprias tarefas? Então talvez um trabalho como motorista de pesados seja ideal para ti.
  • responsabilidade: Estás na estrada sozinho e, portanto, és inteiramente responsável pelo camião que conduzes. És também o único que vigia a carga. Aconteceu alguma coisa inesperada? Então saberás melhor do que ninguém como proceder para assegurar que tudo volte a correr bem.
ver todas as vagas
7

vantagens de trabalhar como motorista de pesados através da randstad

Trabalhar através da Randstad oferece-te uma série de vantagens. Por exemplo:

  • pagamento semanal;
  • acesso a um regime de descontos;
  • terás sempre uma pessoa de contacto a quem se pode recorrer e pedir ajuda;
  • podes rapidamente declarar as horas de trabalho através da nossa app-Randstad e terás sempre uma visão clara do teu horário de trabalho;
  • damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias;
  • contrato permanente? Um trabalho temporário como motorista de pesados através da Randstad é muitas vezes uma porta de entrada para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário connosco. E muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes parcialmente através da Randstad.
carreira de operador de produção
8

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como motorista de pesados.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.