marceneiro

Se gostas de utilizar tanto tecnologia tradicional como de ponta para criares um trabalho preciso e elegante, podes ter o que é preciso para ser um marceneiro. Uma carreira como marceneiro proporciona a satisfação de veres o teu trabalho a valorizar as casas das famílias durante anos.

empregos como marceneiro
1

o que é um marceneiro

Um marceneiro é um artesão de madeira que desenha e cria os componentes de madeira de um edifício. Estes podem incluir caixilhos de janelas, portas, escadas e elementos ornamentais. Os seus produtos também incluem mobiliário, especialmente artigos maiores ou permanentes, tais como armários ou estantes de livros. Como marceneiro, utilizarás tanto ferramentas tradicionais de entalhe manual como software de design moderno para criares artigos feitos à medida. A marcenaria combina a habilidade técnica com a criatividade artística, fazendo dela uma grande carreira se quiseres pôr as tuas capacidades a trabalhar para criar algo bonito. 

Como marceneiro, trabalhas em muitos projetos diferentes, mas a construção de casas está entre os mais comuns. Outros projetos comuns incluem a montagem ou remodelação de empresas, criando componentes como balcões, prateleiras ou vitrinas. Poderás mesmo trabalhar em projetos mais especializados, tais como cenários de teatro ou cenários de filmes. Mas ser marceneiro não se trata apenas de criar novos projetos. Para além de criares novos componentes para uma especificação de design, é frequente que sejas chamado a reparar ou substituir os existentes. 

Trabalhares como marceneiro seria adequado para a tua paciência e atenção aos detalhes? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar no papel de marceneiro.

empregos como marceneiro
empregos como marceneiro
2

salário médio de um marceneiro

Num nível inicial poderás receber 14.375 euros por ano, valor que pode ascender a uma remuneração de 21.500 euros anuais, dependendo da tua experiência, formação e empregador. O salário médio de um marceneiro em Portugal é de 1667 euros mensais, correspondentes a 20 mil euros anuais.

fatores que influenciam a remuneração

Um fator que pode ajudar a aumentar o teu salário líquido como marceneiro é o teu horário de trabalho. Como marceneiro, receberás frequentemente um salário por hora e trabalharás com prazos apertados. No período anterior a um prazo importante, o seu horário de trabalho poderá ser mais longo, dando-lhe a oportunidade de ganhar algum dinheiro extra. Quanto mais técnicas e ferramentas dominares, mais empregos diferentes poderás aceitar e mais poderás cobrar pelos teus serviços.

3

tipos de marceneiro

Como marceneiro, trabalhas quer numa oficina, criando componentes, quer num lugar de obra, montando e instalando os mesmos. Se passares o teu dia de trabalho numa bancada de trabalho, a desenhar e construir componentes, és chamado de marceneiro de bancada. Se, pelo contrário, estiveres num local de trabalho, a instalar esses componentes, és um marceneiro de campo. Uma vez que as funções do marceneiro de campo e do carpinteiro se sobrepõem, este trabalho é muitas vezes chamado 'marceneiro e carpinteiro de campo'.

4

trabalhar como marceneiro

Desde a elaboração de planos técnicos até aos detalhes cuidadosamente entalhados à mão, como marceneiro, guiarás os projetos desde a conceção até à conclusão. Se gostares do desafio de criar belos trabalhos em madeira de forma rápida e segura, este poderá ser o trabalho para ti.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Preparares-te para uma carreira como marceneiro significa certificares-te de que tens a formação certa para a função. Existem múltiplas formas de adquirir as competências e experiência necessárias. Um caminho para um trabalho como marceneiro consiste em estudar a matéria numa instituição de formação. Qualificações como um diploma de um curso de marcenaria profissional irão dar-te as aptidões técnicas necessárias para o desempenho da função. Em alternativa, poderás prosseguir para um estágio de aprendizagem na área da marcenaria arquitetónica. Este tipo de estágio combina frequentemente a formação em sala de aula com a experiência no local de trabalho. 

Se já tiveres experiência em outros setores da indústria da construção ou com o trabalho em madeira, poderás ganhar mais alguma experiência no trabalho como aprendiz de marceneiro. Este tipo de trabalho dá-lhe experiência de oficina e permite-te observar em primeira mão o trabalho de um marceneiro. 

Para além da formação em marcenaria propriamente dita, é necessário que compreendas os procedimentos de segurança exigidos pelos estaleiros de construção, caso pretendas trabalhar num deles. Um passe de segurança relevante, tal como o Certificado de Saúde e Segurança no Trabalho, permite-te trabalhar em estaleiros de construção. Pode também ser necessário para a tua formação se visitares ou trabalhares num estaleiro de construção como funcionário.

aptidões e competências

A perícia no trabalho com madeira é importante, mas não é a única habilidade que faz um grande marceneiro. Ao trabalhares como um marceneiro, vais precisar de: 

  • comunicar com arquitetos e designers
  • prestar atenção aos detalhes na confeção de peças
  • fazer cálculos rapidamente 
  • manter as máquinas e outras ferramentas que utilizas
  • trabalhar por conta própria sem supervisão direta
  • ler e interpretar desenhos técnicos
  • utilizar uma gama de sistemas informáticos e software de criação

As comunicações e as competências gerais de construção tornam-te não só um perito em trabalho da madeira, mas também uma parte inestimável da equipa global de construção. Ao trabalhares em conjunto com todos, desde o arquiteto até aos carpinteiros do local, simplificarás cada parte do processo, desde a fase de design até à instalação.

6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como marceneiro.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.