governanta

Combinas capacidades organizacionais, atenção aos detalhes e uma paixão pela limpeza? Se tens estas aptidões, considera uma carreira como governanta. Trabalhando sozinha ou supervisionando uma equipa de funcionárias de limpeza, uma governanta assegura que a casa, empresa ou instituição pela qual é responsável está limpa e higienizada. 

empregos como governanta
1

o que é uma governanta?

Uma governanta é responsável por assegurar que uma casa ou instituição mantém um elevado padrão de limpeza. Numa casa particular ou pequena empresa, isto significa que és responsável por tarefas como limpeza, lavandaria e lidar com profissionais como canalizadores ou eletricistas. Numa grande instituição, como governanta supervisionas uma equipa de funcionários de limpeza ou outro pessoal de limpeza da residência. Neste tipo de ambiente, as tuas responsabilidades incluem a definição de horários das equipas, inspeção do trabalho, encomenda de material e tarefas de gestão similares. 

As governantas trabalham numa vasta gama de ambientes diferentes, cada uma com as suas próprias responsabilidades especiais. Como governanta de um hospital, manténs os exigentes padrões de higiene necessários para manter uma instalação médica a funcionar sem problemas. É necessário controlares o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança e de eliminação de resíduos. Como governanta ou camareira num hotel, o teu trabalho inclui não só a limpeza, mas também o serviço de atendimento ao cliente e a coordenação com outros membros da equipa do hotel. Pelo contrário, numa casa particular, o teu papel envolve uma vasta gama de outras tarefas como cozinhar ou conduzir. 

Trabalhar como governanta parece adequar-se à tua capacidade de organização e atenção aos detalhes? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de governanta. 

Governanta
Governanta
2

salário médio de uma governanta

O salário médio de uma governanta em Portugal ronda os 841 euros, sendo que o valor poderá ser superior dependendo da empresa para a qual trabalhas ou se tiveres um nível de experiência que promova um melhor retorno salarial.

outros fatores que afetam o salário de uma governanta? 

Para além da experiência, o número de horas de trabalho pode ter um grande efeito na tua compensação como governanta. Em alguns ambientes de trabalho, tais como escritórios, as funcionárias podem trabalhar em horas tardias para que o seu trabalho não entre em conflito com outras atividades. O trabalho de limpeza também tem lugar aos fins-de-semana, feriados e em outros períodos fora da semana de trabalho normal. Trabalhar em horários como estes pode ajudar a aumentar a remuneração. 

Outro elemento que afeta a remuneração é o local onde se trabalha. As funcionárias no SNS, por exemplo, começam a trabalhar com uma taxa mais elevada do que a média nacional, sendo que as responsabilidades são também acrescidas por se tratar de um trabalho em ambiente clínico. Além disto, a experiência de trabalho também pode ter impacto no salário recebido.

3

tipos de governantas

O teu papel como governanta vai variar de acordo com o ambiente em que trabalhas. Embora todas estas tarefas de governanta exijam competências semelhantes, existem diferenças importantes entre elas. Os diferentes tipos de governantas incluem: 

  • auxiliares de hospital, que também servem comida, encomendam mantimentos, falam com os pacientes, e muito mais. 
  • camareiras de hotel, que preparam quartos de hotel de acordo com padrões elevados e organizam artigos de higiene pessoal e outras comodidades para os hóspedes. 
  • governantas privadas, que se adaptam às necessidades únicas das famílias, asseguram a realização de tarefas como a manutenção e os cuidados com as crianças.
  • outras governantas ou funcionárias domésticas, que trabalham em empresas tais como escritórios, ginásios, SPA's, e muitos outros locais. 
4

trabalhar como governanta

Está interessada em saber mais sobre um papel de governanta? Continua a ler para saberes mais sobre o trabalho, incluindo onde irás trabalhar, com quem irás trabalhar e quais são as tuas perspetivas de progressão nesta carreira.

descrição do trabalho de uma governanta

Como governanta, és responsável pela limpeza e higiene geral do teu local de trabalho. Supervisionas uma equipa de limpeza e outros funcionários. Isto significa que tens uma vasta gama de responsabilidades diferentes. As tuas tarefas no local de trabalho incluem: 

  • inspecionar o trabalho dos teus empregados de limpeza para garantires que este cumpre as normas
  • compreender as políticas de higiene e segurança da tua organização
  • formação e supervisão dos membros da equipa de manutenção da casa
  • criação de horários de turnos e outras tarefas de trabalho
  • encomenda de material e equipamento 

Também serves como ponto de contacto entre o pessoal doméstico e outros departamentos. Num local de trabalho mais pequeno, trabalhas também em conjunto com o resto da equipa de limpeza e de manutenção. Além disso, poderás ter outras tarefas específicas do teu local de trabalho, tais como as tarefas de assistente geral de uma governanta privada.

5

educação e aptidões

Existem muitos caminhos para a tua nova carreira como governanta. 

  • uma forma de desenvolveres as competências de que necessitas para o teu papel é estudares num curso profissional que te remeta para a área da hotelaria. Um curso de Saúde e Segurança no Trabalho também poderá ser-te útil nesta função.
  • se preferires combinar aprendizagem e a formação no local de trabalho podes considerar um estágio com formação. Este tipo de estágio vai pôr-te em contacto com supervisores e vai ajudar-te a preparar para uma carreira como governanta.

No entanto, não precisas de formação formal para te tornares uma governanta se tiveres o tipo certo de experiência profissional. Se trabalhaste como funcionária de limpeza ou noutra função relacionada, um emprego de governanta é um próximo passo lógico. Também podes candidatar-te diretamente a um emprego como governanta se tiveres experiência num campo relacionado. Trabalhar em gestão hoteleira, serviço de atendimento ao cliente ou uma função semelhante de supervisão é uma boa maneira de ganhares a experiência necessária. 

aptidões e competências

O seu trabalho como governanta é variado, assim como as competências que deves levar para esta função:

 

  • a tua concentração e atenção aos detalhes tornam-te eficaz tanto na gestão de uma equipa como na deteção de áreas em que a limpeza e a organização podem ser melhoradas.
  • como ponto de contacto entre a tua equipa de limpeza, o resto da sua organização e o público, precisas de fortes capacidades interpessoais. Seres capaz de te manter calmo e concentrado num ambiente de trabalho atarefado será também importante. 
  • finalmente, a natureza variada da tua função exige uma boa gestão do tempo e capacidade de multitasking.

Para além destas competências, há algumas áreas específicas de conhecimento que te ajudarão na tua carreira de gestão doméstica: 

  • como gestora de uma equipa, necessitarás de alguma familiaridade com a legislação laboral e de saúde e segurança no trabalho, bem como com as políticas da tua empresa.
  • da mesma forma, os materiais e equipamentos de limpeza podem representar riscos para a saúde e segurança, dos quais precisas de estar ciente.
  • um bom nível de conhecimentos de TI pode ser muito útil, uma vez que utilizarás computadores ou dispositivos semelhantes em muitas áreas do teu trabalho.

 

6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como governanta.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.