customer service representative

Gostarias de uma carreira como customer service representative? Os representantes de atendimento ao cliente desempenham um papel integral em qualquer negócio ou empresa quando se trata de satisfazer as necessidades dos clientes. És responsável por oferecer informações úteis e resolver questões relacionadas com as compras. Continua a ler para saberes como seria o teu dia de trabalho.

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o que é um customer service representative?

Os representantes do atendimento ao cliente ajudam os clientes no processamento de encomendas e no tratamento de reclamações. Nesta posição, forneces informações e respondes a perguntas relacionadas com os produtos e serviços vendidos pela empresa. Também processas devoluções e encaminhas queixas para outros departamentos ou supervisores. Alguns representantes de atendimento ao cliente são responsáveis pela gestão de outros empregados, especialmente quando obténs um cargo de supervisor.

A função requer alguém com um comportamento paciente e calmo. Os representantes do atendimento ao cliente são treinados para lidar com clientes irritados e reconhecer a sua angústia enquanto encontram formas de resolver um problema. Deves manter a tua compostura enquanto respondes às queixas dos clientes através de múltiplos canais de comunicação e permanecer empático. Também é necessário forneceres informação detalhada e correta sobre os produtos ou serviços vendidos pela empresa.

o que faz um customer service representative?

A função envolve manter registos de interação com os clientes, incluindo reclamações e comentários ou servir de elo de ligação entre a empresa e os clientes. Também coordenas e comunicas com outros funcionários do departamento e preparas relatórios de produtos ou serviços. Passas um tempo significativo no computador e recebes formação para trabalhar com diferentes tipos de software para distribuíres informação.

Trabalhar como customer service representative adequa-se à tua atitude paciente e calma? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações necessitas para prosperares na função de representante de atendimento ao cliente.

 

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salário médio de um customer service representative

O salário médio de um representante de atendimento ao cliente em Portugal é de 1.073 euros por mês. Este valor poderá ser inferior num nível inicial, mas pode aumentar significativamente se tiveres experiência e estudos pós-secundários. Além disso, receberás horas extraordinárias e poderás ter benefícios extra ou mesmo bónus anuais dependendo do teu empregador.

como melhorares o teu salário como customer service representative?

Uma vez que o ensino pós-secundário não é obrigatório para a função, teres um certificado ou diploma de formação melhora a tua carreira e as tuas perspetivas salariais. Quando tens qualificações adicionais, podes exigir um salário melhor.

Trabalhar em centros urbanos e grandes cidades também melhora as tuas perspetivas salariais, uma vez que a enorme procura de representantes de atendimento ao cliente aumenta as expetativas salariais. Além disso, a maioria dos empregadores baseia-se no custo de vida ao determinar as taxas salariais.

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tipos de representante de atendimento ao cliente

Os tipos de representantes de atendimento ao cliente variam de acordo com o modo de comunicação estabelecido com os clientes. Alguns incluem:

  • atendimento ao cliente por e-mail: o teu trabalho é responder a e-mails e conversas ao vivo em chat por parte dos clientes. Respondes às perguntas do cliente e ajuda-lo no processo de compra através da resposta a e-mails. 
  • representantes do serviço de apoio ao cliente nas redes sociais: monitorizas as plataformas de redes sociais de uma empresa e respondes a pedidos de informação ou ajudas os clientes na realização de compras.
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trabalhar como customer service representative

Como representante do serviço de atendimento ao cliente, interages com os clientes e visitantes em nome da organização. Vamos explorar os deveres específicos e os ambientes de trabalho associados à função.

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educação & qualificações

O caminho educacional para te tornares um customer service representative é:

  • estudos secundários: para teres acesso a um trabalho de apoio ao cliente deves ter terminado o ensino secundário. 
  • cursos profissionais pós-secundários: cursos relacionados com a vertente interpessoal, como cursos de atendimento ao cliente ou gestão de negócios podem dar-te vantagens nesta função. 
  • curso universitário: podes tornar-se um representante de serviço ao cliente ao fazeres um curso universitário. Este curso irá dar-te vantagens sobre os candidatos que têm apenas o secundário. 
  • estágio: podes completar um estágio intermédio no serviço de atendimento ao cliente, ou prosseguir um estágio avançado como especialista no atendimento ao cliente. Estes irão dar-te experiência suficiente para obteres uma posição de nível inicial no setor. 

aptidões e competências de um customer service representative

Tal como em muitos trabalhos, os representantes do atendimento ao cliente devem ser capazes de trabalhar em computadores e telefones para criar e atualizar contas de clientes. Além disso, os representantes devem ter as seguintes competências e qualidades:

  • capacidade de escuta: a atenção é uma habilidade primária para assegurares que estás atento aos clientes e que podes acomodar as suas necessidades. Tens de permanecer empático e estar disposto a ajudar os clientes a sentirem-se ouvidos durante a interação. Tens de dedicar tempo a falar com os clientes e compreender as suas dúvidas para resolver as suas questões. 
  • paciência: o autocontrolo é uma das competências mais importantes do trabalho nesta função. Tens de permanecer calmo quando os clientes estão perturbados. Também tens de assumir a responsabilidade em nome da empresa para assegurares que o cliente está satisfeito com a interação.
  • solucionar problemas: é necessário teres aptidões para resolver problemas para garantires que consegues encontrar formas de resolver os problemas de forma eficiente. Como representante do serviço de atendimento ao cliente, deves utilizar uma abordagem sistemática e ser orientado para os detalhes ao encontrar uma solução. Os empregadores esperam que as pessoas nesta posição sejam criativas e engenhosas e que façam o esforço extra para ajudar os clientes. 
  • presença e adaptação aos desafios: a adaptabilidade é outra caraterística importante quando se trabalha como representante de atendimento ao cliente. Trabalhar diariamente com clientes significa que nunca sabes o que esperar com as chamadas ou mensagens que recebes. Bons representantes de atendimento ao cliente transmitem problemas ou reclamações legítimas através dos canais corretos e passam informações ao cliente de forma eficiente, sem se sentirem stressados ou ansiosos. Deves permanecer mentalmente flexível na resposta a diferentes pessoas em várias plataformas, por vezes simultaneamente.
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FAQs

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como representante de atendimento ao cliente.

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