As empresas de sucesso na indústria dependem de um equilíbrio cuidado entre experiência e talento para manter os clientes satisfeitos e a produtividade elevada. Em comparação com outros setores, a indústria é, geralmente, bastante tradicional. Os colaboradores permanecem frequentemente nos seus cargos durante muito tempo, o que é uma mais-valia quando a empresa tem de lidar com um processo de produção e perspetivas de mercado em constante mudança. É por isso que contratar talentos da geração z pode ser a solução perfeita para os empresários hoje em dia.
As organizações que não acolhem esta nova geração enfrentarão desafios, com uma força de trabalho envelhecida. A geração z pode ainda estar a entrar no mercado de trabalho, mas em breve constituirá uma grande fatia do número total de candidatos a emprego, e as empresas que não adaptarem às práticas de recrutamento para contratar candidatos da geração z terão dificuldades em prosperar no futuro da indústria. Se queres garantir que a tua organização se mantém competitiva na procura de talentos, este artigo pretende ajudar. Vamos ver o que a geração z procura num empregador, antes de passarmos ao que podes fazer para ganhar a sua confiança.
compreender a geração z no local de trabalho
quem é a geração z?
A geração z é mais comummente definida como a geração de pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Os 'Zoomers' mais novos ainda estão na escola, mas os mais velhos deste grupo já podem ter concluído a sua educação e estar no mercado de trabalho há vários anos.
o que motiva a geração z no local de trabalho?
Como sempre, é vital tratar os colaboradores como indivíduos, e não apenas como membros de uma geração. Pessoas diferentes têm motivações e ambições de carreira diferentes, e o ano de nascimento de um indivíduo não te pode dizer tudo o que precisas de saber sobre o seu estilo de trabalho ou qualidades pessoais. No entanto, pesquisas e inquéritos demonstraram que a geração z se destaca das outras gerações a nível de grupo no que diz respeito à sua abordagem ao trabalho.
Em resumo, ao contratar trabalhadores da geração z, existem cinco prioridades-chave que os distinguem dos seus colegas millennials, da geração X ou baby boomers:
- trabalho com propósito: a geração z é mais propensa do que qualquer outra geração a listar o "trabalho com propósito" (ou a falta dele) como uma razão para aceitar, permanecer ou deixar um emprego.
- equilíbrio entre vida profissional e pessoal e flexibilidade: mais zoomers rejeitariam um emprego que não oferecesse flexibilidade do que os trabalhadores mais velhos.
- mais do que apenas um salário: o salário é tradicionalmente o fator principal na aceitação de um emprego, no entanto, a geração z é a única geração que o classifica abaixo tanto do equilíbrio entre vida profissional e pessoal como da segurança no emprego.
- funções relevantes: a geração z sente-se atraída por marcas e setores que reconhece da sua vida pessoal, numa medida muito maior do que outras gerações.
- progressão e desenvolvimento: a geração z é a mais declarada sobre o valor da aprendizagem e do desenvolvimento no local de trabalho.
À medida que a geração z envelheceu e começou a ocupar o seu lugar no mercado de trabalho, desenvolveram-se estereótipos negativos sobre a sua fraca ética de trabalho. Tal como qualquer outra generalização sobre um grande grupo, estes estereótipos não têm base em factos. Pelo contrário, os números mostram que os trabalhadores da geração z podem ser ainda mais motivados do que alguns dos seus colegas mais velhos:
- os gestores da geração z são, na verdade, melhores a dar feedback do que os gestores de qualquer outra faixa etária, de acordo com um grande conjunto de dados de centenas de milhares de colaboradores.
- a investigação demonstrou que, embora as preferências e os interesses variem entre gerações, a existência de grandes diferenças nos traços de personalidade ou no desempenho profissional entre gerações simplesmente não é suportada pelos dados. Por outras palavras, os colaboradores de diferentes gerações são mais parecidos do que pensam.
A verdadeira ameaça para a tua organização não é o desempenho dececionante dos trabalhadores da geração z. Pelo contrário, é o preconceito geracional que cria tensão entre as gerações e mina o trabalho de equipa necessário para o sucesso.
o que significa ser “Geração Z” e o que procuram no mercado de trabalho?
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foca-te na tua marca empregadora
Ter uma marca empregadora forte, reconhecível e atrativa é fundamental para atrair os melhores talentos para a tua empresa, independentemente da idade. No entanto, é ainda mais importante para contratar candidatos da geração z. De um modo geral, há evidências que mostrem que os zoomers estão a rejeitar ativamente carreiras na indústria- dados mostram que os empregadores do setor têm dificuldade em convencer os candidatos jovens. O estereótipo da indústria como tradicional, hierárquica e inflexível não corresponde ao que a geração z procura num local de trabalho. Por essa razão, comunicar a realidade do teu negócio e quebrar esses estereótipos é crucial. Ao focares-te em qualidades como a tua especialização em tecnologia de ponta ou a importância dos teus produtos para a sociedade moderna, podes construir uma marca empregadora que faça a geração z perceber as vantagens de uma carreira na indústria.
joga com os teus pontos fortes
A geração z valoriza muito a flexibilidade, e isto é um desafio para o setor. De acordo com a investigação da Randstad, 76% da geração z considera o trabalho remoto um fator importante ao avaliar um futuro emprego. Isto pode ser viável para as funções de “colarinho branco” na indústria, mas é difícil trabalhar a partir de casa numa função de produção.
Em vez disso, ao contratar talentos da geração z, foca-te nas coisas que fazes melhor do que ninguém - como a sustentabilidade. A geração z valoriza muito a sustentabilidade, e os fabricantes têm estado na vanguarda da transição sustentável há anos. A indústria automóvel europeia, por exemplo, conseguiu reduzir as suas emissões totais em 31% desde 2005, ao adotar novas fontes de energia, tecnologias e modelos de negócio. Já sabemos que a geração z prioriza o propósito ao procurar trabalho - portanto, ao enfatizares as tuas iniciativas de sustentabilidade com propósito, podes tornar uma carreira na indústria muito mais atrativa.
recrutar a geração z: uma solução para a escassez de profissões especializadas?
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Apesar dos estereótipos, a geração z dá grande importância ao desenvolvimento das suas competências e à progressão na carreira. Quarenta e um por cento dos inquiridos da geração z no nosso inquérito Workmonitor de 2025 citaram a falta de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento como um fator decisivo, em comparação com vinte e sete por cento dos baby boomers. E os trabalhadores da geração z são mais propensos a deixar um emprego por causa de más perspetivas de desenvolvimento do que por um salário baixo.
A este respeito, a escala e o nível de especialização no setor industrial são um ponto de venda único para a geração z. Comparado com outros setores, existem oportunidades reais para os colaboradores talentosos aprenderem no trabalho, desenvolverem competências de classe mundial e subirem na hierarquia. Mas para aproveitar realmente esta força, os empresários podem precisar de começar a olhar para a progressão de uma forma ligeiramente diferente.
As empresas na indústria precisam de ser especializadas em áreas tão diversas como logística, I&D, qualidade, sustentabilidade e finanças - por isso, existem grandes oportunidades para adaptares as tuas práticas de aprendizagem e desenvolvimento existentes à geração z e começares a atrair os recrutas mais talentosos.
como atrair o talento da geração Z: e o que aprender com ela!
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Se estás pronto para adaptar o teu processo de recrutamento e começar a contratar talentos da geração z, descarrega o nosso estudo sobre employer branding. Este contém diversas informações sobre o mercado de trabalho em portugal, nomeadamente sobre a geração z. Assim poderás tornar a tua empresa mais atrativa, percebendo o que mais valorizam num empregador.