transformational me

Vivemos atualmente num mundo que se move a alta velocidade, um mundo complexo e desafiante onde a mudança é uma constante e não apenas um ciclo. Neste ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo e onde nos conectamos com muitos ao mesmo tempo, a diferença está na nossa capacidade de, ao mesmo tempo, criarmos empatia com a "individualidade", com cada pessoa.

Enquanto líderes no seio deste complexo "ecossistema", somos todos os dias desafiados a pensar e projectar a mudança partindo do dia depois de amanhã. Neste sentido, é natural que todos os dias nos surjam dúvidas e questões às quais tentamos responder da forma mais objetiva possível, questões como: 

Que tipo de transformação teremos de fazer? Onde e como poderemos realmente fazer a diferença no mercado? Como poderemos enfrentar os desafios futuros? Que tipo de perfis / competências iremos necessitar de ter nas nossas equipas no futuro? Qual a próxima inovação tecnológica? Será esta uma ameaça ou uma oportunidade? 

Não obstante a pertinência e a fundamental importância de pensarmos estrategicamente partindo do dia depois de amanhã, num ambiente onde a mudança é uma constante, a única  variável que podemos realmente "controlar" é a nós próprios, ou seja, o nosso papel enquanto líderes no processo de gestão da mudança. 

Num mundo em mudança, a primeira transformação que deverá acontecer deverá ser a nossa enquanto líderes, por tal, deveremos ter a capacidade e a humildade de conseguir responder à questão: Que líderes deveremos ser no dia depois de amanhã?

Independentemente do que o futuro reserva, da próxima mudança tecnológica, acredito que é a nossa capacidade de antecipar e gerir efetivamente a mudança, garantindo que todos estejam comprometidos e alinhados, assim como, a nossa coragem de colocar as PESSOAS no centro de cada processo, de cada equação, de cada fórmula, que formará a base sólida para alavancar o sucesso. 

Na verdade TODOS somos "líderes" nos processos de mudança.

Aníbal Martins
Regional Business Manager da área Staffing & Permanent Placement, Randstad Portugal