Com a constante expansão do mercado global de logística, as empresas de cadeia de abastecimento precisam de se concentrar em manter uma equipa de trabalho competitiva. No entanto, a escassez de competências no mercado de trabalho, aliada à concorrência feroz por talentos, tornou cada vez mais difícil garantir os colaboradores ideais. Por isso, os empregadores devem ir além das técnicas tradicionais de contratação e melhorar proativamente as práticas de recrutamento, garantindo uma equipa de trabalho preparada para o futuro.

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Os empregadores do setor de logística podem melhorar o seu processo de recrutamento por meio de várias etapas essenciais. Este artigo descreve estratégias essenciais que a sua empresa pode adotar para construir uma estrutura de recrutamento mais eficaz.

Estratégias essenciais para um processo de recrutamento eficaz:

- identificação de competências

- canais específicos para logística

- candidatura simplificada

- automatização integral

- comunicação contínua

- programa de indicação de trabalhadores

- marca empregadora atraente

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definir competências e perfil preferencial

Identificar as competências necessárias e o perfil ideal do candidato é o primeiro passo essencial em qualquer processo de recrutamento. Portanto, antes de publicar uma nova vaga:

1. dedique algum tempo a determinar quais as competências essenciais para o sucesso na função e quais as que podem ser desenvolvidas através de formação ou experiência profissional.

2. recolha inforações dos colaboradores e supervisores para garantir uma compreensão abrangente da posição.

3. Comece a delinear as características, competências e qualificações que procura. Ferramentas baseadas em IA ou modelos personalizáveis de descrição de funções na área da logística podem ajudá-lo a criar descrições de funções completas e precisas.

Com a previsão de aumento das lacunas de competências, a sua empresa também deve concentrar-se na requalificação e na atualização das competências da sua equipa de trabalho atual. Por exemplo, pode oferecer um programa de certificação em empilhadores no local. Estas ofertas de desenvolvimento de competências permitirão atrair mais candidatos para se candidatarem e permanecerem na sua empresa.

À medida que mais e mais empresas do setor de logística investem em tecnologia de automação do local de trabalho, como robótica, a necessidade de trabalhadores com competências digitais aumentou. Certifique-se de que as descrições de funções destacam essas competências necessárias.

Além disso, aproveite a oportunidade para reformular as descrições das suas vagas atuais. Antes de publicar novas vagas, reveja as descrições atuais para garantir que elas descrevem corretamente as funções do cargo e todas as competências relacionadas. Deve incluir competências sociais desejáveis, como tomada de decisão, comunicação e gestão do tempo.

utilize canais específicos para logística

Otimize o seu processo de recrutamento utilizando canais de comunicação adaptados ao setor da logística, como Indeed, Glassdoor, ASCM e JobsInLogistics.com. Canais como estes atraem candidatos que procuram ativamente carreiras no setor da logística, aumentando as suas hipóteses de identificar os melhores talentos.

No entanto, tenha em mente que muitos candidatos não estão ativamente à procura de emprego , o que significa que provavelmente não visitarão sites de anúncios de emprego ou páginas de carreiras de empresas. Este fator significa que também deve ir além da publicidade de ofertas de emprego em sites de emprego e plataformas tradicionais de redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook. Por exemplo, você pode participar de grupos online onde se reúnem os profissionais que procura.  Antes de anunciar a vaga disponível, reserve um tempo para construir uma relação de confiança com os membros do grupo.

simplifique o processo de candidatura

Um processo de candidatura simples e intuitivo é crucial para uma estratégia de recrutamento eficaz. Por exemplo, os candidatos interessados devem poder concluir o processo de candidatura de forma rápida e fácil a partir dos seus dispositivos móveis. Este passo é vital porque um processo de candidatura moroso desmotiva os potenciais candidatos, com um relatório recente da Appcast a indicar que mais de 95% das pessoas não submetem uma candidatura depois de clicarem no anúncio de emprego.

Portanto, tome medidas para minimizar o tempo necessário para concluir a fase inicial da candidatura. Simplifique, pedindo aos candidatos que respondam a algumas perguntas altamente relevantes e enviem as suas candidaturas por mensagem de texto ou digitalização de código QR para maior comodidade.

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automatize o máximo possível

O processo manual de análise de candidaturas, seleção de candidatos e marcação de entrevistas pode ser desafiante e demorado. No entanto, utilizando IA ou software dedicado, pode automatizar esses processos, poupando tempo e aumentando a precisão na identificação dos melhores talentos.

Um Sistema de Acompanhamento de Candidatos (ATS) concebido para o recrutamento em logística pode ser uma excelente ferramenta para alcançar uma campanha de contratação bem-sucedida. Estas plataformas sofisticadas automatizam e consolidam a gestão de candidatos, simplificando a publicação de vagas, a análise de currículos e a triagem de candidatos, garantindo um alinhamento preciso com as competências e qualificações específicas da logística. Pode aproveitar os recursos do ATS para configurar fluxos de trabalho personalizados, automatizar as interações com os candidatos e coordenar-se perfeitamente com as equipas de contratação.

mantenha-se em contacto durante todo o processo

A comunicação contínua é vital no recrutamento de talentos, pois constrói relacionamentos e mostra aos candidatos que valoriza o interesse deles na vaga. Também reduz o risco de desistência de candidatos em potencial. 

A integração da automação na comunicação com os candidatos pode simplificar os processos de recrutamento e proporcionar uma melhor experiência aos candidatos. Por exemplo, pode implementar chatbots na sua página de carreiras para responder a perguntas frequentes e fornecer assistência imediata. Além disso, lembretes automatizados para entrevistas ou avaliações podem ajudar a garantir que os candidatos se mantenham informados, fornecendo atualizações oportunas em todas as fases do processo.

ative um programa de indicação de trabalhadores

Uma das melhores formas de encontrar candidatos é através de um programa de indicação de trabalhadores forte. Incentive os seus colaboradores atuais a indicar pessoas que se alinhem com a descrição da vaga e a cultura da sua empresa. Além disso, motive-os a partilhar anúncios de emprego nas redes sociais para ampliar o seu alcance. Para aumentar o sucesso do seu programa de indicação, implemente incentivos para os colaboradores que recomendarem profissionais de logística qualificados e certifique-se de reconhecer e recompensar as indicações bem-sucedidas.

Close up - male looking behind him while sitting in a forklift
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construa uma marca de empregador atraente

Impulsionar a marca do empregador é uma estratégia eficaz para a sua empresa se destacar no setor de logística em rápida expansão. Os candidatos a vagas na área de logística hoje estão bem cientes da escassez de talentos no mercado de trabalho, o que lhes dá o luxo de serem muito seletivos quanto às empresas às quais se candidatam. Esse fator é especialmente verdadeiro para profissionais altamente qualificados. 

Por isso, é mais importante do que nunca que a sua empresa de logística e cadeia de abastecimento tome medidas proativas, construindo uma marca empregadora  sólida e positiva. Aqui estão algumas dicas para começar:

realize uma auditoria da marca empregadora

1. faça uma pesquisa online da sua marca para identificar quaisquer áreas problemáticas e utilize inquéritos de pulso para compreender melhor como a sua equipa de trabalho atual vê a sua marca

2. Realize uma pesquisa de mercado aprofundada para avaliar a situação da sua concorrência

Com essas informações, a sua empresa deverá ser capaz de identificar duas ou três áreas de melhoria. Use o planeamento estratégico para resolver essas questões.

desenvolva uma forte Proposta de Valor para o Empregado

Um componente essencial de qualquer estratégia da marca empregadora é o desenvolvimento de uma forte Proposta de Valor para o Empregado (EVP). Uma EVP eficaz explica de forma simples por que um candidato gostaria de trabalhar para a sua empresa. Deve definir claramente os benefícios e vantagens que a empresa oferece aos seus colaboradores em troca das suas competências e talentos.

divulgue a sua marca

O recrutamento não é um processo que se faz e se esquece. Em vez disso, requer uma estratégia de marketing planeada que garanta que a sua oferta de emprego chega ao seu público-alvo. Utilize várias opções de publicação, incluindo sites de emprego online, redes sociais e fóruns de associações profissionais, para alargar ainda mais o seu alcance de marketing. Além disso, certifique-se de que desenvolve uma página web dedicada à carreira para fornecer aos candidatos interessados mais informações sobre os objetivos, valores e marca da empresa.

A Randstad realiza anualmente uma extensa pesquisa sobre a marca do empregador para ajudar as empresas a desenvolver uma marca que ressoe com os seus candidatos-alvo. Essas informações podem ajudar os empregadores a compreender melhor o que os candidatos procuram num empregador.

Como se espera que o mercado global de logística cresça 5,63 biliões de dólares entre 2023 e 2031, as pequenas e médias empresas deste setor altamente competitivo devem, de facto, intensificar os seus esforços para atrair e reter talentos em logística. A adoção de várias ou de todas as estratégias descritas neste artigo proporcionará uma plataforma sólida para um processo de recrutamento bem-sucedido.

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