De acordo com um inquérito recente, os executivos a nível mundial classificam as perturbações da cadeia de abastecimento como um dos maiores desafios que os seus negócios enfrentam atualmente. Isto não é uma surpresa, uma vez que a escassez da cadeia de abastecimento teve impacto em quase todas as indústrias em todo o mundo. Num esforço para evitar, ou pelo menos minimizar, futuros distúrbios no processo da cadeia de abastecimento, as empresas estão a construir estratégias para desenvolver redes de cadeias de abastecimento fortes e ágeis.

As nossas soluções de RH da Randstad podem ajudá-lo a alcançar este objetivo. De facto, o primeiro passo para construir um forte processo de cadeia de fornecimento é assegurar que a sua empresa adquira as competências certas e tenha o talento certo no lugar. Comecemos por analisar mais de perto os fatores que ocorrem durante a atual pandemia global e depois discutamos as várias formas como os nossos serviços de RH da Randstad podem ajudar a sua empresa a navegar na crise da cadeia de fornecimento.

look

estudo de caso sobre como ajudar as empresas a atravessar tempos instáveis

descarregue aqui

fatores que determinam as atuais perturbações da cadeia de abastecimento

 

Certamente, a COVID-19 revelou quão frágil é a cadeia de abastecimento global. Mas, a pandemia por si só não causou a crise da cadeia de abastecimento, e não é a razão pela qual esta crise continua a afligir empresas em todo o mundo.

Hoje em dia, muitos processos da cadeia de abastecimento são extremamente complexos e dependem de uma rede de fornecedores, distribuidores e logística para manter tudo em sincronia. Apenas uma disrupção da cadeia de abastecimento pode causar um efeito de onda ao longo de todo o processo da cadeia de abastecimento, envolvendo não só a sua empresa, mas também afetando todos os negócios dentro da rede. Por exemplo, a escassez de chips semicondutores custou à indústria automóvel mais de 110 mil milhões de dólares e afetou toda a gente, desde fabricantes de automóveis a concessionários de automóveis e consumidores.

 

Vários fatores estão a causar instabilidade na indústria da cadeia de fornecimento, incluindo:

1) crise energética

Não importa onde a sua empresa esteja sediada, há uma boa probabilidade de ter sido significativamente afetada pela crise energética em curso, quer direta quer indiretamente. Uma vez que uma grande parte da cadeia de abastecimento envolve a deslocação de fornecimentos e mercadorias de um local para outro, qualquer pico nos custos de combustível seria prejudicial. Mas os preços atuais do petróleo estão a ter impacto nas empresas. Nos Estados Unidos, os preços do combustível subiram quase 50%. Na Europa, os custos dos combustíveis aumentaram até 700% em algumas áreas. Adicionalmente, os preços do combustível na China são os mais altos da última década.  

Os preços dos combustíveis não são os únicos a subir. Muitos países estão a lidar com uma inflação crescente que está a aumentar os custos de transporte, os custos dos fornecimentos e mesmo os custos operacionais. Hoje em dia, as empresas não só devem concentrar-se em garantir os bens e fornecimentos de que necessitam, como também devem fazê-lo da forma mais rentável possível.

 

2) guerra Ucrânia-Rússia

Como discutido anteriormente, apenas uma interrupção na cadeia de abastecimento pode causar um efeito de onda. A perturbação da guerra Ucrânia-Rússia está a ter um impacto global nas empresas. Estudos sugerem que 600 000 empresas em todo o mundo dependem de fornecedores da Rússia e da Ucrânia, 90% das quais localizadas nos Estados Unidos. Com restrições de viagem para estes dois países e interrupções de produção devido à continuação da guerra, estas empresas estão a ter dificuldades em encontrar os abastecimentos de que necessitam.

Estas perturbações não estão apenas a afetar estas empresas; estão também a afetar todas as empresas com as quais estas empresas trabalham. Este efeito de onda está a causar grandes transtornos e a forçar muitas empresas a procurarem fornecedores alternativos que possam fornecer os mesmos produtos, qualidade e custos.

 

3) contínua escassez de mão-de-obra

Enquanto alguns acreditam que a "Great Resignation" abrandou, pelo menos por enquanto, a escassez de mão-de-obra continua a crescer. Um estudo prevê que esta questão conduzirá a um défice global de mais de 85 milhões de trabalhadores até 2030. Esta escassez de mão-de-obra atingiu duramente a indústria logística, com défices nas principais funções, incluindo operadores de máquinas, embaladores e camionistas. Por exemplo, o recente congestionamento nos portos de todo o mundo deveu-se em parte à atual escassez de mão-de-obra.

Esta não está apenas a ter impacto na cadeia de abastecimento; está também a tornar mais difícil para os empregadores recrutar os trabalhadores de que necessitam. Naturalmente, uma menor reserva de talentos pode tornar mais difícil assegurar talentos de alta qualidade. Sem um plano de recrutamento robusto e uma estratégia de talentos em vigor, as organizações podem achar quase impossível atrair os talentos de que necessitam para o futuro.

it lab
it lab

como as soluções de RH da randstad podem ajudar

 

O primeiro passo que as empresas podem dar para mitigar estas perturbações da cadeia de abastecimento é construir uma forte estratégia de talentos e desenvolver um processo de recrutamento eficiente que possa responder rapidamente ao ambiente volátil dos dias de hoje. Os nossos serviços de RH da Randstad podem ajudar a sua empresa a alcançar precisamente isso. Eis algumas das formas como uma parceria com a Randstad pode melhorar os resultados de talentos para a sua empresa.

assegure o talento rapidamente

Como parceiro de soluções de RH da Randstad, tem acesso instantâneo à nossa rede de candidatos pré-selecionados. A nossa qualificada equipa de recrutamento pode trabalhar diretamente com a sua empresa para identificar candidatos dentro da nossa rede que possuam as competências específicas e a experiência de que necessita. Embora tenhamos uma extensa rede de candidatos talentosos, há alturas em que não conseguimos encontrar as competências necessárias dentro da nossa reserva de talentos. Nestes casos, utilizamos uma sólida estratégia de recrutamento para atrair, envolver e adquirir o talento de que a sua empresa necessita.

Como acontece com a maioria dos nossos serviços Randstad, as nossas soluções de RH são completamente personalizáveis. A sua empresa pode escolher exatamente quais os aspetos do processo de recrutamento que deseja que as nossas equipas tratem. Por exemplo, podemos iniciar o processo de recrutamento e selecionar os candidatos, e depois a sua empresa pode realizar entrevistas para as suas melhores escolhas. Por outro lado, podemos tratar de todo o processo de recrutamento do início ao fim, incluindo o onboarding e a formação. O cliente escolhe e nós cumprimos.

Independentemente dos serviços de que a sua empresa necessita, as nossas equipas na Randstad podem ajudá-lo a contratar mais rapidamente e melhor. Com a equipa certa no local, a sua organização pode pôr em ação as suas estratégias de cadeia de abastecimento.

 

adquira as competências digitais certas

O desenvolvimento de uma estratégia forte e ágil da cadeia de abastecimento exige que se disponha das competências certas. Este fator é especialmente verdadeiro quando se trata de competências digitais e mais técnicas. Não só a contínua escassez de mão-de-obra tornou difícil para os empregadores atrair candidatos de qualidade, como o crescente défice de competências está a tornar mais difícil encontrar candidatos com estas competências digitais e/ou técnicas altamente procuradas.

Graças ao nosso abrangente processo de pré-seleção, as nossas equipas na Randstad podem ligá-lo aos candidatos com as competências de que a sua empresa necessita. As nossas soluções de RH retiram as incertezas ao encontrar candidatos com as competências desejadas, o que pode dar-lhe uma vantagem sobre a sua concorrência. Trabalhamos com a sua empresa para determinar o conjunto de competências específicas de que necessita não só para hoje, mas também para o futuro. Depois filtramos a nossa extensa reserva de talentos para identificar candidatos com as competências certas.

 

racionalize o processo de RH

Com o mercado de trabalho apertado de hoje, o tempo não está do seu lado. Os empregadores já não podem hesitar quando fazem ofertas de emprego. Apenas um ou dois dias de atraso na escolha do candidato certo pode significar a diferença entre contratar o trabalhador que deseja e contentar-se com a sua segunda, ou mesmo terceira, escolha. Adicionar automatização ao processo de recrutamento pode minimizar estes obstáculos e permitir que a sua empresa alcance maiores resultados de contratação.

 

As soluções Randstad Relevate ajudam a automatizar o processo de RH para que a sua empresa possa contratar mais rapidamente sem comprometer a qualidade de aluguer. A nossa plataforma Randstad Relevate oferece muitos benefícios, como por exemplo:

  • relevate talent search: O Relevate Talent Search dá-lhe acesso imediato à nossa grande reserva de talentos pré-selecionados. Tudo o que precisa de fazer é responder a algumas perguntas, e a nossa plataforma inovadora pode ligá-lo a candidatos com as competências certas.
  • relevate match: Percebemos que encontrar talento com as competências certas é apenas metade da batalha. O nosso Relevate Match ajuda-o a encontrar candidatos que sejam a pessoa certa para a sua empresa, com aptidão profissional, e que se ajuste à chefia e à cultura.
  • relevate reference: A obtenção de referências de candidatos pode ser aborrecida e demorada, mas graças à nossa plataforma Relevate Reference, este processo é totalmente automatizado. Obtêm-se os conhecimentos de referência necessários para tomar boas decisões de contratação sem perda de tempo.
  • relevate salary insights: Considerando o mercado de trabalho altamente competitivo de hoje, fazer uma oferta com o pacote de compensação adequado é crucial. O nosso Relevate Salary Insights permite à sua empresa fazer ofertas de emprego que se alinhem com os padrões da indústria.
  • relevate HR portal: O nosso Relevate HR Portal ajuda a manter toda esta informação vital num local conveniente para que possa tomar decisões de contratação informadas.

 

invista nos serviços inhouse da randstad

 

Na Randstad, conhecemos o tempo e o esforço necessários para gerir um negócio e gerir um departamento de RH. Sabemos que precisa de se concentrar no seu negócio principal e não tentar arranjar tempo para conduzir tudo o que está envolvido no recrutamento e gestão de mão-de-obra. Ao mesmo tempo, a gestão de pessoas é cada vez mais importante, a chave para o sucesso do seu negócio. . Os nosso Inhouse Services podem ajudar a aliviar alguma desta pressão, tratando de muitas das tarefas diárias de recrutamento e agendamento e, ao mesmo tempo, otimizando o ciclo de vida dos talentos.

Os nossos Randstad Inhouse Services são ideais para empresas com necessidades de recrutamento de alto volume, tais como a contratação de trabalhadores temporários ou contingentes. Podemos gerir todos os aspetos do processo de recrutamento, tais como a colocação de vagas, seleção de candidatos, agendamento e realização de entrevistas, onboarding e formação. Podemos até tratar do processo de agendamento de turnos para si. Para além do apoio administrativo, tem também uma equipa de peritos que otimizam continuamente o serviço e estão prontos a responder a um mercado volátil.  

O melhor de tudo é que estes serviços são adaptados para satisfazer as necessidades específicas da sua empresa. O cliente determina quais os aspetos do processo de recrutamento e agendamento que quer que a nossa equipa trate e quais os aspetos que pretende manter internamente. Os Serviços Inhouse da Randstad podem ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de contratação e a encurtar o tempo de contratação, ao mesmo tempo que realizam economias de custos.

Saiba mais sobre como as nossas soluções de RH Randstad podem ajudar a sua empresa a sobreviver a uma crise, descarregando o nosso estudo de caso que mostra como ajudámos uma empresa a ultrapassar a crise global.

mmm

descubra as nossas soluções que podem ajudar a sua empresa a sobreviver a uma crise

descarregue aqui o nosso estudo