Por que a diversidade e a inclusão são importantes?

Há muitas razões pelas quais a diversidade e inclusão são importantes, e não só no ambiente de trabalho. Brian Chan, managing diversity & inclusion advisor na Diversity.Social identifica 11. 

A diversidade oferece, evidentemente, muitos benefícios no ambiente de trabalho. Contudo, trabalhar não é a única actividade que realizamos diariamente - temos também a nossa vida social, as nossas relações na nossa comunidade. E é importante que a diversidade esteja presente em todas as dimensões. Eis porquê: 

1. Aumentar o poder da produtividade

A diversidade cultural é muito popular em países ocidentais como os EUA, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia. Novos imigrantes mudam-se para estes países todos os dias e tornam-se parte da comunidade. Um ambiente de trabalho diversificado acolhe favoravelmente contratações mais diversificadas e, logicamente, quando se está mais aberto a mais candidatos, independentemente da sua diversidade, obtém-se mais opções. A diversidade pode ser encontrada em muitas dimensões diferentes.

Cada pessoa é única e quanto mais alguém for diferente dos outros, mais provável é que as suas competências e conhecimentos sejam diferentes. Este exemplo também se aplica na mesma carreira; um dentista que estudou na Coreia provavelmente terá uma experiência diferente da de um dentista que estudou em Cuba. Não só os conhecimentos são adquiridos e ensinados de forma diferente, como a população de pacientes também é diferente.

Regulamentos à parte, se uma clínica dentária está a contratar um novo dentista na África do Sul, e a clínica valoriza a diversidade e a inclusão, têm agora dois grandes dentistas por onde escolher, dado o grande conjunto de talentos. A investigação da Mckinsey mostra uma clara correlação entre a diversidade de Género e Ética e a rentabilidade.

A sociedade é a soma de todos, e se a sociedade acolher mais diversidade, terá mais variedade e produtividade.

Randstad_Atlanta-Kloubert-04-17_357.jpg
Randstad_Atlanta-Kloubert-04-17_357.jpg

2. Reduzir a discriminação e o racismo

Quando experimentamos ou vemos mais de alguma coisa, esta torna-se normal. Se nos apresentarem ou se nos tornarmos mais conscientes de uma cultura, raça, género diferente num ambiente ou sociedade diversificados, tendemos a tornar-nos menos discriminatórios devido à nossa nova experiência mundial. 

 

3. Mais experiência de vida diversificada

A nossa visão do mundo muda a forma como vivemos as nossas vidas. Quando interagimos, socializamos e trabalhamos com pessoas com diferentes experiências, podemos ouvir e aprender com os outros. Não há muitas pessoas que tenham a sorte de poder viajar pelo mundo, ou de trabalhar como expatriadas em muitas localizações diferentes. Em alternativa, podemos aprender com pessoas provenientes de regiões diferentes.

 

4. Construir um mundo mais equilibrado

Os extremistas têm normalmente opiniões extremas porque não têm a oportunidade de compreender os argumentos do outro lado. Ter diversidade e inclusão melhora o equilíbrio de opiniões e pontos de vista em qualquer cenário. Um mundo bem equilibrado aceita opiniões diferentes e reduz os receios em relação às diferenças.

 

5. Atrair mais investimento

Tal como discutido nos benefícios da diversidade no local de trabalho, a diversidade pode acrescentar diferentes segmentos a uma comunidade. Por exemplo, a diversidade de género traz investimento e inovação de um género diferente; a diversidade cultural traz ideias e conhecimentos tradicionais de outras culturas; a diversidade etária traz saber e métodos de resolução de problemas de pessoas com diferentes experiências históricas. Todas estas ideias atraem investimentos diferentes porque as pessoas num ambiente diverso compreendem melhor as necessidades.

 

6. Visão mundial, experiência localizada

Assim que criarem uma equipa que partilha a visão generalizada do mundo, mas com a capacidade adicional de fornecer pontos de vista localizados, terão as vantagens de ambos os mundos.


7. Melhorar a satisfação dos colaboradores

Uma equipa diversificada e inclusiva não só dá às empresas experiência e pontos de vista adicionais, como também favorece e melhora a abertura e tolerância de diferentes hábitos culturais no mesmo ambiente de trabalho.

 

8. Recrutamento eficiente

A Diversidade e a Inclusão estão hoje a tornar-se estratégias de organização. Quando os talentos procuram um emprego, muitos vêem o nível de diversidade e de inclusão como um factor importante, especialmente para os talentos das minorias. Uma empresa diversificada e inclusiva tem muitas vantagens sobre as empresas que não anunciam as suas políticas de diversidade e inclusão.

 

9. Maior envolvimento do cliente

Colaboradores felizes, clientes felizes. Quando colhem as vantagens de contratar grandes talentos, com uma equipa diversificada que possui uma visão do mundo aberta, têm uma grande equipa para executar a estratégia e servir os clientes.


10. Mais criatividade e ideias

Continuando com o ponto anterior, as ideias e a inovação chegarão com o investimento na diversidade. Segundo a UNESCO, as mulheres representam 28,8% das pessoas empregadas na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D). A repartição global é bastante interessante, pois mostra que os países com melhor desempenho a este respeito estão localizados na Ásia Central, onde as mulheres constituem 48,1% da força de trabalho de I&D. A América do Norte e a Europa Ocidental ocupam o quinto lugar, com as mulheres a representarem 32,3% das pessoas envolvidas em I&D. Segue-se a África Subsariana com 31,3%. Na Ásia Oriental e no Pacífico, apenas 23,4% das pessoas que realizam investigação são mulheres, enquanto no Sul e Oeste da Ásia abrangem 18,5% dos investigadores. A diversidade de género traz consigo diferentes pontos de vista e formas de resolução de problemas.

 

11. Melhoria na reputação 

Num ambiente inclusivo, as minorias visíveis, os indígenas e as pessoas com deficiência são incentivadas a participar, tal como todas as outras pessoas. Os grupos enfrentam desafios que lhes são únicos, e isso também significa que têm observações que outros não conseguem experimentar