Tipicamente, taxas de desemprego mais elevadas equivalem a melhores resultados na contratação. Afinal de contas, um maior número de candidatos deveria tornar a procura de candidatos qualificados mais rápida e fácil. Infelizmente, este não parece ser o caso no ambiente pós-pandémico atual.

Apesar das taxas de desemprego flutuarem cerca de 6% nos Estados Unidos e 8% na Europa, os empregadores continuam a ter dificuldade em atrair e contratar trabalhadores qualificados. De facto, um estudo recente revela que 70% dos CEOs estão preocupados com a necessidade de contratar trabalhadores qualificados.

Devido a esta questão crescente, muitas empresas estão a dar prioridade aos esforços de retenção de trabalhadores, com o entendimento de que um menor turnover leva a uma diminuição da procura de novos talentos. Felizmente, a nossa equipa na Randstad não só é especializada em estratégias de recrutamento de talentos, como também fornece soluções avançadas de gestão de trabalhadores que podem ajudar a sua empresa a melhorar as taxas de retenção em todos os setores.

Eis algumas das formas como o apoio da Randstad o pode ajudar a reter os seus melhores talentos por mais tempo.

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saiba como melhorar a sua taxa de retenção e, ao mesmo tempo, reduzir os custos laborais

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ofereça salários competitivos

 

Na economia incerta de hoje, cada vez mais empresas estão à procura de formas de reduzir os seus orçamentos e os custos. Talvez esteja a pensar que a última coisa que a sua empresa pode oferecer é salários mais elevados. Contudo, se os seus atuais níveis salariais não forem suficientemente competitivos para atrair e reter os melhores talentos, poderá estar a perder mais do que o custo de um aumento salarial.

De facto, um turnover elevado pode estar a custar à sua empresa mais do que imagina. Estudos sugerem que custa uma média de 21% do salário de um cargo para contratar um novo colaborador. Este montante nem sequer contabiliza qualquer tempo de inatividade ou necessidade de horas extraordinárias devido a lacunas na empresa, redução do moral do trabalhador ou preocupações de saúde e segurança.

A combinação destes custos pode proporcionar maiores poupanças do que o custo de um aumento salarial. Por exemplo, a nossa equipa da Randstad trabalhou recentemente com uma empresa de processamento para os ajudar a aumentar os salários em 14,3 por cento. Embora isto possa parecer um grande aumento nos salários, graças às nossas soluções a empresa realizou uma poupança de 2 443 dólares.

Certamente, o salário certo pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva no recrutamento de novos talentos, mas será suficiente para evitar que os seus trabalhadores de topo saiam? Estudos sugerem que sim. Um recente inquérito aos trabalhadores mostra que mais de 40% ficariam com o seu empregador por salários mais elevados.

 

impulsione a sua employer brand e a sua reputação

 

Embora muitos empregadores tenham dado grandes passos para melhorar os níveis de engagement dos colaboradores, estudos sugerem que menos de um terço da força de trabalho se sente realmente envolvida no local de trabalho. Em muitos casos, a razão pela qual os esforços dos empregadores não estão a estimular o engagement dos trabalhadores é que os empregadores têm dificuldade em compreender plenamente as necessidades dos seus trabalhadores.

A nossa equipa na Randstad tem constatado a desconexão empregador-trabalhador já há anos, razão pela qual oferecemos serviços abrangentes de pesquisa e análise da employer brand. Através de uma investigação extensiva sobre a indústria e as empresas específicas, podemos fornecer-lhe conhecimentos valiosos para o ajudar a compreender melhor as necessidades dos novos candidatos, bem como da sua força de trabalho atual.

Com estes conhecimentos-chave em mãos, a sua equipa terá acesso às ferramentas e dados necessários para construir um pacote de benefícios que não só atrai os melhores talentos da indústria, mas também alicia os seus trabalhadores atuais a permanecerem mais tempo. Isto, por sua vez, pode ajudar a aumentar o engagement dos trabalhadores, permitir que a sua empresa construa uma employer brand que impulsione resultados, e melhorar a reputação da empresa com antigos, atuais e potenciais trabalhadores.

Para além de reduzir as taxas de turnover, sabe-se também que a melhoria dos níveis de engagement aumenta a produtividade e reduz o absentismo e as questões de segurança. De acordo com um estudo, as empresas com elevados níveis de engagement são mais de 20% mais rentáveis.

 

Man sitting in a bus, smiling, looking down at his phone.
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melhore os serviços de onboarding para agilizar a adaptação

 

Estudos sugerem que é mais provável que os trabalhadores desistam durante os primeiros três meses de trabalho. Este facto significa que se pode acabar por gastar mais de 20% do salário do cargo para contratar um trabalhador só para o despedir alguns meses mais tarde. Este nível de turnover pode acabar por custar à sua empresa milhares ou dezenas de milhares de dólares por ano.

A boa notícia é que parece haver uma ligação direta entre o onboarding e a melhoria das taxas de retenção de novos contratados. Num estudo recente, metade dos empregadores inquiridos reconheceu uma melhoria nas taxas de retenção entre as novas contratações após a implementação de um processo estruturado de onboarding.

Para melhores resultados, o onboarding deve começar no primeiro dia, ou seja, no dia em que o novo contratado aceita o cargo. Esta etapa pode incluir uma simples carta de boas-vindas que contenha mais informações sobre a empresa e a cultura do local de trabalho ou exigir que o trabalhador preencha a papelada. Uma vez que o trabalhador esteja a trabalhar, deve haver um processo de onboarding abrangente que destaque os valores da empresa e ajude a aclimatar a nova contratação o mais rápida e eficientemente possível.

A Randstad está equipada para tratar de todo o processo de onboarding. No entanto, compreendemos que cada empresa tem pontos de dor e requisitos únicos. Por conseguinte, oferecemos soluções personalizadas que lhe dão a liberdade de determinar quais as partes do processo de onboarding que deseja que a nossa equipa trate e quais as partes que deseja manter internamente.

Independentemente do nível de serviços diretos de que a sua empresa necessita, podemos trabalhar consigo para desenvolver um processo de onboarding que melhore os níveis de envolvimento dos funcionários, acelere o processo de adaptação e encoraje as suas novas contratações a permanecerem para além do período de 90 dias.

 

contrate o talento certo desde o início

 

Uma das melhores formas de reduzir as taxas de turnover é contratar os talentos certos desde o início. Considerar todo o tempo e dinheiro que se investe no recrutamento e na contratação de novas contratações. A última coisa que quer fazer é esperar até que o processo de recrutamento tenha terminado para perceber que o novo recrutamento não é um bom ajuste para o cargo ou para a empresa.

Pode melhorar os resultados da contratação, criando um processo de onboarding mais rigoroso. À primeira vista, pode parecer contraproducente desenvolver um processo de onboarding mais seletivo, quando se tem dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados. No entanto, a alternativa é manter-se no ciclo interminável de alta rotatividade e mau desempenho ou arriscar-se a contratar trabalhadores nocivos que afastam alguns dos seus melhores talentos.

Ao contrário de alguns dos nossos concorrentes, a Randstad nunca oferece soluções de contratação de um único modelo. Em vez disso, dedicamos o nosso tempo a compreender tanto as tendências da indústria como as percepções específicas da empresa, incluindo a cultura do seu local de trabalho, processos empresariais e necessidades e objetivos de contratação.

Utilizamos estes valiosos dados analíticos para desenvolver um processo de contratação rigoroso que não só atrai trabalhadores qualificados, mas também identifica quais os candidatos que se adequam bem à sua empresa e ao cargo. Este processo, por sua vez, resulta em melhores resultados na contratação, incluindo taxas de retenção.

 

utilize soluções abrangentes de gestão de força de trabalho

 

Quando se associa à Randstad, pode contar com a nossa equipa para tratar das responsabilidades quotidianas da gestão da força de trabalho. A nossa equipa é constituída por um manager comercial, um manager de processos e um especialista em contabilidade, assim como é dado acesso à nossa equipa de apoio de peritos jurídicos, de conformidade, e de saúde e segurança. Terá também acesso ao nosso consultor on-site que pode tratar de várias questões ao longo do dia e fornecer orientação profissional conforme necessário.

A nossa equipa pode tratar de tudo, desde o recrutamento e seleção até ao onboarding e indução, passando pelo planeamento e previsão de turnos. Trabalharemos diretamente consigo para determinar quais os aspetos da gestão da força de trabalho que deseja que a nossa equipa trate.

Permitir que a nossa equipa seja responsável por algumas ou todas estas tarefas dará à sua equipa interna mais tempo para se concentrar na construção de relações entre trabalhadores e no reforço da cultura da sua empresa. Em última análise, uma parceria com a Randstad pode ajudar a sua empresa a atingir:

  • taxas de retenção melhoradas
  • aumento da produtividade
  • diminuição do turnover
  • redução do absentismo
  • maior poupança de custos
  • mais rentabilidade

Se a sua empresa está a lutar para encontrar os trabalhadores qualificados de que necessita para se manter produtiva, dar prioridade à retenção de trabalhadores pode ser uma solução eficaz.

Descubra como a Randstad ajudou uma empresa a melhorar as taxas globais de retenção, reduzindo ao mesmo tempo os custos da mão-de-obra.

 

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