A COVID-19 tem acelerado a transformação digital em muitas indústrias. A mudança para o comércio electrónico é uma tendência central, as empresas procuram cada vez mais reforçar os fluxos de receitas que não requerem interacções presenciais. Ter uma estratégia sólida de comércio electrónico em vigor já não é uma boa estratégia para muitas empresas, é um imperativo para manter as suas operações durante a pandemia.

Contudo, construir um negócio de comércio electrónico eficaz não é tão simples como ligar um interruptor e contratar as pessoas certas. Como a maioria das especialidades de TI, as competências necessárias para construir e manter uma estratégia eficaz de comércio electrónico são altamente especializadas. Um parceiro com conhecimentos especializados em comércio electrónico e na construção de equipas de projectos de TI coesas pode ser um activo valioso.

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porquê optar pelo comércio electrónico neste momento?

diversificar os fluxos de receitas

A pandemia destacou a necessidade das empresas serem mais adaptáveis e pensarem em diversificar os seus fluxos de receitas. As empresas extremamente dependentes de uma única fonte de rendimento foram atingidas de forma especialmente dura pelo confinamento. O comércio electrónico oferece um fluxo de receitas alternativo que é flexível e pode crescer rapidamente.

adaptar-se em circunstâncias imprevisíveis

O comércio electrónico é extremamente adaptável às condições do mercado. Uma vez que as despesas gerais são relativamente baixas para o comércio electrónico, é mais fácil de moldar à medida que o mercado muda. A existência de uma plataforma de comércio electrónico permite-lhe escalar as vendas para cima ou para baixo, dependendo de factores como a sua cadeia de fornecimento, a procura dos clientes e a disponibilidade da sua força de trabalho. Em situações imprevisíveis, tais como a COVID-19, a capacidade de ser flexível é fundamental.

melhorar a experiência do cliente

Os actuais clientes nativos do digital esperam uma experiência on-line sem descontinuidade. Isso é especialmente verdade se os seus clientes alvo incluírem Millennials e Geração Z, que cresceram com telefones na mão e esperam que as empresas a quem compram tenham uma experiência digital fácil de usar. Se ainda não construiu e montou uma plataforma de comércio electrónico eficiente, é provável que esteja a perder oportunidades de vendas ou a prejudicar a sua marca e reputação ao fornecer uma experiência menos que excelente.

como construir uma equipa de comércio electrónico eficaz?

concentrar-se nas competências certas

A construção de uma equipa de comércio electrónico com a mistura certa de competências é fundamental. Uma configuração eficiente e bem fundamentada do comércio electrónico requer um leque de peritos em campos como o desenvolvimento de software, garantia de qualidade, gestão de projectos, gestão de bases de dados, experiência do utilizador (UX), gestão de websites, e outros. Para assegurar que é capaz de construir, gerir e melhorar continuamente a sua plataforma de comércio electrónico, crie uma estratégia e mapeie as competências de que necessita na sua equipa antes de começar a procurar candidatos. Ter lacunas de competências ou buracos na sua estratégia de comércio electrónico pode levar a problemas no final da linha, se lhe faltarem competências operacionais chave para optimizar a sua plataforma de comércio electrónico.

construir uma equipa coesa

Pense na sua equipa de comércio electrónico como uma unidade coesa. As competências e as pessoas da sua equipa terão de trabalhar em colaboração para construir uma plataforma de comércio electrónico eficaz. É importante que a sua equipa de comércio electrónico seja capaz de trabalhar em conjunto e que as suas competências se articulem. A selecção de candidatos provenientes de diversas origens mas capazes de trabalhar em conjunto de forma harmoniosa é a chave para construir uma experiência de comércio electrónico harmoniosa.  Quando os seus recrutadores ou parceiros de recrutamento são candidatos de compras, devem realizar testes de compatibilidade e garantir que todos os membros da sua equipa trabalham bem em conjunto e possuem competências que se interligam.

escolha um parceiro especializado

Escolher as pessoas certas para a sua equipa de comércio electrónico é essencial para o seu sucesso, por isso faz sentido contratar um parceiro de recrutamento especializado em recrutamento de TI ou projectos de TI para garantir que é capaz de encontrar e avaliar o talento. As tecnologias de informação são uma área altamente especializada e os recrutadores de RH generalistas podem não ter a base de conhecimentos necessária para obter e avaliar eficazmente competências especializadas em TI ou programação. Trabalhar com um parceiro que tenha experiência na contratação de candidatos de TI com conjuntos de competências altamente especializados irá garantir que encontrará os candidatos certos desde o início. Uma equipa especializada na constituição de equipas de projecto completas (como a divisão de soluções Tech da Randstad) pode ser ainda mais eficiente, garantindo-lhe a possibilidade de reunir uma equipa coesa de uma forma rentável.

definir um processo de integração eficiente

Não se esqueça do seu processo de onboarding. No clima actual, onde o trabalho remoto se tornou comum durante a pandemia, deve pensar em como irá integrar a sua equipa de comércio electrónico. Tem a capacidade de trazer trabalhadores à distância e assegurar que eles são capazes de colaborar sem problemas? É capaz de fornecer a tecnologia (tanto hardware como software) de que a sua equipa de comércio electrónico necessitará para trabalhar à distância? É capaz de oferecer formação de equipas para reforçar a dinâmica da sua equipa? Um parceiro de recrutamento, como a área Technologies da Randstad, pode também ajudá-lo a construir estes elementos se a sua equipa interna de RH não for capaz de o fazer.

fonte: randstad canada