sabe mais sobre emprego em HR e legal.
-
quanto ganha um diretor de RH em portugal?
O salário de um diretor de RH possa variar significativamente de acordo com os serviços prestados e a empresa para a qual trabalha. Segundo o relatório Tendências Salariais 2025 da Randstad Research, a remuneração pode variar entre os 42.000 e os 80.000 anuais. Este report demonstra de forma clara a variação entre empresas da região de Lisboa e do Porto, e entre PME e grandes empresas. Na região de Lisboa, a remuneração numa grande empresa ronda está entre os 55 e os 80 mil anuais, enquanto no norte os valores estão entre os 42 e os 70 mil euros. Já os profissionais que desempenham estas funções em PME, na região de Lisboa, podem esperar valores entre os 50 e os 65 mil, valores que não variam muito face aos que se encontram na região do Porto, com o máximo a rondar os 61 mil euros. Muitas empresas oferecem ainda benefícios extra e subsídio que contribuem para que a remuneração seja mais apelativa.
-
quanto ganha uma pessoa de recursos humanos?
Um emprego em recursos humanos tem, como já vimos, uma variabilidade significativa. É expectável que um técnico de recursos humanos receba em média 1.189 euros mensais, enquanto um diretor de RH, como vimos, podem chegar a receber 3.769 euros por mês. Os valores podem também ser distintos para outros cargos, como assistentes de RH ou recrutadores. A variação salarial não só depende da função e da sua responsabilidade, mas principalmente da empresa e setor de atuação e do nível de especialização do funcionário.
-
quais são os quatro papéis do RH?
Num emprego em RH descobrirá os quatro papéis principais desta área. São eles: atrair, desenvolver, motivar e reter colaboradores. Este trabalho é responsável pelo recrutamento e pela seleção de trabalhadores, pela sua formação dentro dos padrões da empresa e, depois, pela sua avaliação de desempenho e por garantir o seu bem-estar.
-
qual é a função de um assistente de recursos humanos?
Um assistente de recursos humanos é o profissional responsável por prestar apoio ao departamento de RH de uma empresa. Ele ajuda com os processos de recrutamento, incluindo a triagem de currículos e a prestação de informação sobre os candidatos. Ele também apoia a gestão dos colaboradores, faz trabalho administrativo, prepara e organiza documentos e garante que todos os processos relacionados com os trabalhadores decorrem de forma organizada e positiva. Um assistente de RH precisa de ser organizado, ter uma boa capacidade de trabalho em equipa, conhecer profundamente os procedimentos internos da empresa e ser um bom comunicador.
-
qual o salário de um assistente de recursos humanos?
Para um assistente de recursos humanos o emprego poderá ter diferentes expetativas salariais.O salário médio para este tipo de profissional é de 1.060 euros mensais. A remuneração dependerá do setor e da empresa, bem como da experiência profissional do colaborador. Algumas empresas poderão ter prémios ou benefícios extra que criam uma maior expetativa salarial.
-
o que faz um gestor de recursos humanos?
Um gestor de recursos humanos é o profissional responsável por definir e implementar as políticas relacionadas com o pessoal numa empresa. A seu cargo está o recrutamento e a seleção dos funcionários e colaboradores, o processo de formação e desenvolvimento. Este é responsável por cativar e reter talento e garante a boa performance do pessoal contratado. Em suma, o gestor de RH garante que a parte humana da empresa atua de forma concordante com os objetivos estratégicos da firma.
-
quanto ganha um advogado júnior em portugal?
O salário base médio de um advogado júnior em Portugal ronda os 1250 euros, o que corresponde a 15.004 euros anuais. Ainda assim, este valor pode variar dependendo da firma para a qual o advogado trabalha e das funções que desempenha. Subsídios de transporte e alimentação podem estar previstos no pacote salarial deste profissional.
-
quais são as principais áreas de especialização em direito?
Em Portugal, os profissionais de Direito podem optar por várias áreas de especialização, sendo as mais comuns o Direito Civil (contratos, litígios familiares e heranças), o Direito Penal (casos de crime), Direito do Trabalho (para trabalhadores e empresas), Direito Fiscal (sistema tributário), Direito da Família (guarda de menores, divórcios), Direito Imobiliário (compra, venda e arrendamento de imóveis) e Direito Comercial e Empresarial (fusões, contratos comerciais, aquisições e outros). Existem outras áreas de formação possível para quem pretende especializar-se, tal como Direito da Saúde, Direito da Imigração ou Direito da Propriedade Empresarial.
-
que competências procuram as empresas num profissional da área legal?
Além da formação na área, normalmente a licenciatura ou grau superior em Direito, as empresas procuram profissionais com a capacidade de trabalhar em ambientes especializados, com suficientes conhecimentos informáticos, organizados e aptos a prestar apoio administrativo sempre que necessário. É ainda valorizada a proatividade, o dinamismo, a autonomia, uma boa capacidade de interpretação e de comunicação. O gosto pelo trabalho em equipa e a capacidade de assumir a liderança são, também, elementos importantes na seleção dos candidatos.
-
qual a diferença entre advogado e jurista?
Todos os profissionais com formação superior em Direito são juristas e, como tal, um advogado também é um jurista. Ainda assim, o que diferencia os termos, é que o jurista pode não ser advogado, já que para o ser necessita de estar inscrito na Ordem dos Advogados, o que acontece depois de um período de estágio obrigatório. Esta inscrição é fundamental para exercer como advogado e representar clientes em tribunais ou prestar consultoria jurídica. Ainda assim, um jurista não inscrito na Ordem pode trabalhar com entidades públicas ou empresas. Em Portugal, o exercício de atividades exclusivas da esfera da advocacia por um jurista não inscrito na Ordem dos Advogados é punível por Lei.
encontra um emprego à altura do teu talento.