&bull; 83% dos candidatos afirmam que uma experi&ecirc;ncia negativa de entrevista tem impacto na decis&atilde;o de emprego (fonte: Deloitte, Candidate Experience survey).<br />
&bull; 80% dos candidatos referem que partilham de forma pro ativa uma m&aacute; experi&ecirc;ncia de recrutamento (fonte: shortlister.com).<br />
&bull; Mais de metade dos portugueses em idade ativa n&atilde;o se recorda de nenhuma empresa de recursos humanos. Mesmo quando as marcas s&atilde;o sugeridas, 35% n&atilde;o reconhece nenhuma (fonte: QSP estudo de brand awareness 2018).<br />
&bull; As empresas que atuam no mercado nacional valorizam a qualidade dos candidatos apresentados mais do que o pre&ccedil;o (fonte: QSP estudo de brand awareness 2018).<br />
&bull; O ambiente de trabalho &eacute; um dos drivers mais importantes na atra&ccedil;&atilde;o e reten&ccedil;&atilde;o de talento (Randstad Employer Brand Research 2019).<br />
A Randstad Portugal lan&ccedil;a hoje um projeto de customer experience pioneiro &ndash; o &ldquo;Customer Delight&rdquo; - que mede&nbsp; de forma cont&iacute;nua a experi&ecirc;ncia dos seus candidatos, colaboradores e clientes atrav&eacute;s da monitoriza&ccedil;&atilde;o de dados em tempo real.&nbsp;<br />
Esta iniciativa arrancou em 2017 com a defini&ccedil;&atilde;o da jornada de cada um dos stakeholders, recorrendo &agrave; metodologia Agile. No segundo momento foram questionados os p&uacute;blicos alvo para identificar quais os momentos da jornada que realmente marcavam a diferen&ccedil;a. &ldquo;O foco n&atilde;o est&aacute; nos stressing points, mas sim nos momentos que levam ao delight, que est&atilde;o acima da m&eacute;dia e que t&ecirc;m impacto na experi&ecirc;ncia&rdquo; afirma In&ecirc;s Veloso, marketing and communications director da Randstad Portugal.&nbsp;<br />
Foi nesta defini&ccedil;&atilde;o&nbsp; que a multinacional de recursos humanos conseguiu identificar a import&acirc;ncia do elemento humano e o papel do consultor na experi&ecirc;ncia: &ldquo;fatores como o pagamento de sal&aacute;rio atempado s&atilde;o menos importantes do que o saber que tenho um consultor que me pode apoiar durante o meu trabalho na Randstad. Resultados que n&atilde;o nos devem surpreender porque sabemos que o elemento humano &eacute; o fator de diferencia&ccedil;&atilde;o e por isso somos &ldquo;human forward&rdquo;, mas vermos num gr&aacute;fico a import&acirc;ncia desse momento eleva a nossa responsabilidade&rdquo; refor&ccedil;a a mesma respons&aacute;vel.<br />
Desde o &iacute;nicio deste ano que a Randstad Portugal est&aacute; a fazer question&aacute;rios em cont&iacute;nuo dos micro-momentos considerados cr&iacute;ticos atrav&eacute;s de um dashboard e recorrendo &agrave; escala do NPS. &ldquo;Os estudos demonstram que o delight acontece quando na jornada atingimos o 8 e hoje sabemos que ainda temos momentos que est&atilde;o muito longe deste valor, o que mostra a urg&ecirc;ncia desta transforma&ccedil;&atilde;o&rdquo; afirma In&ecirc;s Veloso. A empresa monitoriza a jornada por &aacute;reas de neg&oacute;cio, n&atilde;o esquecendo os candidatos mesmo que n&atilde;o estejam em processo e tamb&eacute;m os seus colaboradores internos.<br />
N&atilde;o &eacute; um projeto, &eacute; uma transforma&ccedil;&atilde;o<br />
Os resultados da medi&ccedil;&atilde;o cont&iacute;nua refor&ccedil;am a necessidade de humanizar cada vez mais a rela&ccedil;&atilde;o entre a Randstad e os seus stakeholders. Para garantir o sucesso desta transforma&ccedil;&atilde;o &eacute; fundamental o envolvimento de embaixadores das v&aacute;rias &aacute;reas da empresa. &ldquo;Recorremos ao conceito de #everydayhero que &eacute; o arqu&eacute;tipo da nossa marca e ao mesmo tempo &eacute; o perfil que procuramos para a nossa empresa, her&oacute;is do dia-a-dia&rdquo; esclarece&nbsp; In&ecirc;s Veloso. Os her&oacute;is est&atilde;o divididos em:<br />
X-team: equipa que lidera a implementa&ccedil;&atilde;o<br />
Super X: managers que acompanham os dashboards e as equipas no terreno<br />
X: definem as a&ccedil;&otilde;es a implementar tendo em vista o 8 no momento da jornada<br />
X influencers: influenciadores da transforma&ccedil;&atilde;o que suportam a comunica&ccedil;&atilde;o e a operacionaliza&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es.<br />
&ldquo;Acreditamos que o fator humano j&aacute; &eacute; parte do nosso ADN mas que por algum motivo por vezes no dia-a-dia nos esquecemos. O customer delight &eacute; esse refor&ccedil;ar de quem somos e &eacute; a transforma&ccedil;&atilde;o que precisamos para entregar a nossa promessa de human forward&rdquo; afirma Jos&eacute; Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal.<br />
A Randstad Portugal &eacute; uma das empresas pioneiras na implementa&ccedil;&atilde;o desta iniciativa, em paralelo com outros pa&iacute;ses do grupo a n&iacute;vel mundial, como a B&eacute;lgica, Holanda, Luxemburgo e Canad&aacute;.<br />