cozinheiro

Gostas de cozinhar e de proporcionar a centenas de pessoas uma tarde ou uma noite agradável todos os dias? Como cozinheiro, terás a oportunidade de trabalhar numa cozinha movimentada (mas bastante agradável!) durante todo o dia, preparando comidas deliciosas. Um bom cozinheiro assegura-se de que todos recebem uma refeição deliciosa sobre a mesa! Gostas da ideia? Então lê mais sobre como e onde podes trabalhar como cozinheiro, do que precisas, qual o salário médio, e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.

 

empregos como cozinheiro
1

o que é um cozinheiro?

Os cozinheiros que trabalham no setor da restauração são responsáveis pelo funcionamento da cozinha e pela preparação atempada das refeições dos clientes. Esta é uma profissão passional, que envolve frequentemente trabalhar sob alta pressão e ter de considerar os requisitos alimentares (dieta, alergias, entre outros), o sabor, o trabalho de equipa e as horas críticas, de maior procura.

Muitas vezes, isto é feito por uma equipa de cozinheiros, que garantem, em conjunto, que todos os dias recebem os ingredientes suficientes para as refeições e que estes são preparados, confecionados e maravilhosamente servidos.

Os cozinheiros são quem garante que um negócio de catering é um sucesso... ou não. É, portanto, um trabalho muito importante! Por esta razão, os cozinheiros estão frequentemente envolvidos na reflexão sobre o que estará no menu e a forma como os pratos serão servidos. Eles combinam criteriosamente ingredientes em pratos para obterem o sabor perfeito. Como cozinheiro, tens de colocar o teu coração no trabalho!

 

o que faz um cozinheiro?

Dependendo do restaurante, hotel ou outro estabelecimento de restauração onde trabalha, um chefe de cozinha pode ser responsável por:

  • cozinha: confeção das refeições e preparação dos pratos
  • mise-en-place: preparar os pratos e refeições antes do início do período de serviço
  • menu: conceção e planeamento dos vários pratos que serão servidos
  • conceber o melhor método de trabalho: para que todos na cozinha saibam o que precisa de ser feito quando os turnos de trabalho se iniciam
  • estar atento aos stocks: qual a quantidade de ingredientes disponíveis e o que precisa de ser encomendado para que se possa trabalhar no dia seguinte sem problemas?
  • higiene: limpeza da cozinha, verificação da qualidade e armazenamento dos alimentos, controlo da frescura dos produtos e manutenção da higiene na cozinha. Faz tudo isto de acordo com a legislação vigente de segurança alimentar (HACCP).
2

salário médio de um cozinheiro

Segundo dados fornecidos pela Talent, um cozinheiro com trabalho a tempo inteiro (40 horas por semana) ganhará, em média, aproximadamente 1.250 euros por mês em Portugal. Isto será o equivalente a 15 mil euros anuais e 7,69 euros por hora. Ainda assim, segundo os mesmos dados, o salário é igualmente variável de acordo com a experiência, podendo oscilar entre os 9.975 euros anuais e os 20.000 euros anuais.

 

quando é que vais ganhar mais como cozinheiro?

Um cozinheiro começa a ganhar mais consoante o seu tempo de experiência neste setor. E se começares a trabalhar em restaurantes mais caros, onde mais se espera de ti e dos teus conhecimentos culinários, então podes rapidamente progredir e receber um melhor salário. De acordo com o Jobted, os cozinheiros experientes (chefes de cozinha) podem chegar a receber mais de 2000 euros por mês.

 

3

oportunidades de carreira como cozinheiro

Como cozinheiro, o próximo passo na tua carreira é um trabalho como sous-chef; mais conhecido na cozinha como 'o sous'. Este é o assistente, adjunto e braço direito do chefe na cozinha: o chefe máximo de cozinha. 

Evoluir até ser chefe de cozinha não é algo que se faça de ânimo leve. Para desempenhar esta função, para além da tua formação como cozinheiro, também precisas de ter concluído o curso de formação para chefe de restaurante especializado. E normalmente isto só acontece depois de se ter tido vários anos de experiência em diferentes cozinhas. Por isso, os cozinheiros acabam por passar, literalmente, pelas cozinhas de várias empresas. Afinal, um bom cozinheiro não deve ser surpreendido por nada e sabe exatamente como lidar com situações difíceis. 

Queres aumentar as tuas oportunidades profissionais? Então começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal.

explorar mais funções
4

tipos de cozinheiros

Existem diferentes tipos de cozinheiros. Por se tratar de uma profissão baseada na experiência real, existe uma hierarquia clara em muitas cozinhas:

  • ajudante de cozinha ou cozinheiro básico (cozinheiro de nível 2): um cozinheiro assistente é, com frequência, um cozinheiro estagiário e ajuda todos os cozinheiros na preparação de refeições e pratos. A isto também se chama de mise en place, e inclui tarefas tais como: assegurar que todos os produtos e ingredientes estão prontos, cortar vegetais, preparar molhos, e arrumar os pratos. Os ajudantes de cozinha que sabem como realizar as tarefas também podem vir a tornar-se cozinheiros assistentes.
  • Cozinheiro profissional independente (nível 3): um cozinheiro independente é um cozinheiro qualificado, que executa todas as tarefas numa cozinha de forma independente. Isto pode ser num restaurante, mas também numa empresa de catering. A sua tarefa principal é a de preparar os pratos mais deliciosos!
  • Souschef / chefe executivo (nível 4): é o braço direito do chefe na cozinha. Para além das tarefas de um cozinheiro independente, o sous-chef também auxilia o cozinheiro, contribuindo, por exemplo, com ideias sobre o menu.
  • Cozinheiro especializado / chefe de cozinha: o chefe de cozinha é o responsável máximo pela cozinha e, portanto, também o chefe. É ele ou ela que é elogiado pelo menu e pela qualidade ou que é julgado pelos hóspedes do restaurante ou hotel. Os cumprimentos ao cozinheiro? Estes são normalmente para o chefe de cozinha! Uma grande responsabilidade. Um bom chefe de cozinha faz jus à reputação de um restaurante.

Encontra o teu novo emprego.

Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!

5

trabalhar como cozinheiro

O que podes esperar quando começares a trabalhar como cozinheiro e quais são as tuas responsabilidades? As seguintes informações são úteis para que saibas se deves considerar esta profissão:

 

6

formação e qualificações

Para trabalhares como cozinheiro, é necessário que tenhas completado o curso de Cozinheiro Profissional Independente (nível 3) da formação profissional. Esta formação leva, por norma, entre dois e quatro anos. Poderá igualmente ser-te solicitado um certificado de higiene e segurança no trabalho. Esta é uma formação independente que está, também, integrada em alguns cursos de cozinha, servindo para ensinar ao futuro trabalhador como trabalhar de forma higiénica e responsável na cozinha.

Queres evoluir ainda mais como cozinheiro? Depois podes sempre considerar seguir um curso de formação para cozinheiro especializado, gerente de cozinha ou responsável de catering.

que caraterísticas e competências se desenvolvem com um trabalho como cozinheiro

  • combinação de sabores: um cozinheiro sabe o que é bom ao palato! E gosta de garantir que cada refeição tenha um bom sabor. Quais os sabores que combinam e não combinam? Um bom cozinheiro sabe isto. Isto significa que se pode provar boa comida durante todo o dia.
  • resistência ao stress: em Inglaterra dizem: "se não aguentas o calor, não te aproximes da cozinha!" Cozinhar para grandes grupos não significa levar as coisas com calma, mas arregaçar as mangas! Isso significa que tens de ser capaz de lidar com o stress. Mantém a cabeça fria e concentra-te na tarefa mais importante: cooperares com os teus colegas para enviarem as refeições mais saborosas a tempo.
  • criatividade: um cozinheiro não tem medo de ser criativo. O que fazer se um produto se esgotar durante a noite? Conseguiste alguma inspiração para o menu? Enquanto cozinheiro saberás como melhor conseguir uma boa reviravolta!
  • capacidade de trabalho em equipa: enquanto cozinheiro, terás um papel central na organização. Por conseguinte, é importante que te dês bem com todos e trabalhes bem com os teus colegas.
7

vantagens de trabalhar como cozinheiro através da randstad

Quando se trabalha através de Randstad, há uma série de vantagens. Por exemplo:

  • pagamento semanal
  • terás sempre uma pessoa de contacto a quem podes pedir ajuda
  • a nossa aplicação Randstad permite-te declarar rapidamente as horas de trabalho e dá-te sempre uma visão clara do teu horário de trabalho
  • damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias
  • queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como cozinheiro através da Randstad é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conseguem um contrato permanente com bons empregadores devido a um trabalho temporário connosco. Além disso, muitas empresas recrutam uma parte dos seus funcionários permanentes através da Randstad
8

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como cozinheiro.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.