O trabalho à distância tem as suas vantagens. Não tem de se deslocar ou ficar preso no trânsito, tem mais tempo para se concentrar no trabalho, fica mais confortável em casa, no seu sofá. Mas trabalhar em casa também pode aumentar a sensação de isolamento, especialmente se o fizer durante um longo período de tempo e se tiver poucas outras interacções fora do trabalho (como é o caso de muitos de nós durante a pandemia da COVID-19) pois terá menos interacção social directa. Por vezes, pode sentir-se só e separado do mundo.

A boa notícia é que há muitas coisas que pode fazer para reduzir a sensação de isolamento como trabalhador à distância. Como por exemplo:
 

Randstad_Atlanta-Kloubert-04-17_140.jpg

troque as suas roupas

Parece suficientemente simples, certo? Estar confortável é óptimo, mas não fique no seu pijama o dia todo. Vestir-se e preparar-se para o dia pode ajudá-lo a entrar na mente certa para o dia, e trazer um pouco de normalidade para a sua rotina. Não estamos a dizer que precisa de vestir o que normalmente usaria num dia de trabalho normal (temos aquela roupa confortável que é uma enorme vantagem de trabalhar em casa!), mas certifique-se que veste uma roupa fresca para começar o dia como deve ser.

estabeleça uma rotina diária

Ter um horário de trabalho normal é muito importante pois precisa de estabelecer limites, ou vai começar a sentir que está sempre a trabalhar. Trabalhar em excesso em casa é um problema real. Sim, ter flexibilidade é importante, mas não mude tanto o seu horário de trabalho ao ponto de não existir separação entre o seu trabalho e o seu tempo de inactividade.

dê o tom ao seu dia com uma óptima playlist

Muitas pessoas gostam de ouvir música ou rádio quando trabalham, por uma boa razão. Upbeat, power music é uma forma óptima de aumentar o seu humor. Se estiver a trabalhar a partir de casa com auscultadores próximos também o pode ajudar a evitar as distrações e a manter-se concentrado. Crie uma lista de reprodução de trabalho com a sua música favorita, programas de rádio e podcasts. Mas não se esqueça de escolher conteúdos que não o distraiam do trabalho.

faça pausas com frequência

Está com dificuldade de concentração? Sente-se ansioso? Tem vontade de interacção social? Faça uma pausa no que está a fazer. Embora tendemos a pensar que ficar ocupados nos vai impedir de estar ansiosos, por vezes o contrário é verdade. Permita-se um momento para respirar e relaxe. Algo tão simples como ter uma breve conversa, meditar ou assistir a uma série pode ajudá-lo a recarregar rapidamente.

pratique exercício físico

Exercitar com regularidade é muito importante para a sua saúde física e mental. Assegure-se que agenda tempo para atividade física pelo menos 3 vezes por semana, mas idealmente numa base diária. Quer vá correr, fazer um treino em casa, yoga ou acompanhar uma aula de fitness em casa, é tempo bem passado. O exercício físico liberta endorfinas que lhe dão um impulso de humor instantâneo. É por isso que muitas pessoas gostam de fazer exercício de manhã, pois começa o dia com energia.

faça network online

Quando se trabalha a partir de casa, é ainda mais importante estabelecer uma ligação com os colegas, colegas de trabalho e outras pessoas da sua indústria. Seja um participante activo em grupos online, canais sociais, e participe em chats online, quadros de mensagens e webinars. Isto vai ajudar a saciar a sua sede de interacção social.

opte por reuniões em vídeo

Utilize as videoconferências para comunicar com os colegas. A dimensão adicional de poder ver os outros vai ajudá-lo a sentir-se menos isolado e mais como parte da equipa. Mas não se esqueça de se vestir antes de se juntar aos seus colegas para a sua videoconferência!

tenha vários espaços para trabalhar

Uma forma de quebrar a monotonia de trabalhar a partir de casa é ter outros locais que pode visitar de vez em quando para se fazer algum trabalho. Em tempos normais, isto pode significar trabalhar a partir de um café local, da biblioteca pública, ou mesmo tentar um espaço de trabalho conjunto. No entanto, durante a pandemia da COVID-19, se o espaço permitir, pode ajudar a ter alguns locais diferentes em sua casa para trabalhar.

 

Como trabalhador à distância, é importante fazer um esforço extra para ser social. Faça um pequeno esforço extra para trabalhar em rede e comunicar com os outros. Quando o fizer, sentir-se-á menos isolado e poderá desfrutar das muitas vantagens de trabalhar a partir de casa.