Como será o teu dia a dia nas farmácias?
Receber utentes/clientes e identificar as suas necessidades.
Prestar informações sobre medicamentos de venda livre, produtos de saúde, cosméticos, puericultura, ortopedia, suplementos alimentares, etc.
Processar pedidos de clientes e encaminhar para o farmacêutico em caso de dúvidas ou necessidades de aconselhamento mais específico.
Gerir e tratar reclamações.
Receber, conferir e interpretar receitas médicas (prescrições terapêuticas).
Preparar, identificar e rotular medicamentos prescritos.
Dispensar medicamentos, com e sem receita médica, sob a supervisão do farmacêutico.
Em alguns casos, participar na preparação de medicamentos manipulados (fórmulas farmacêuticas), sob supervisão.
Verificar a exatidão das prescrições, incluindo dosagens e potenciais interações medicamentosas.
Receber, conferir e armazenar medicamentos, produtos de saúde e outros produtos.
Gerir encomendas, receção e tratamento de devoluções.
Efetuar a marcação de preços.
Controlar existências e os prazos de validade dos produtos.
Realizar inventários e assegurar o controlo dos registos em sistema.
Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho, incluindo o controlo e registo dos parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
Processar informações de pacientes no sistema informático, incluindo dados pessoais, histórico de saúde e detalhes de seguros.
Registrar e arquivar prescrições e ordens médicas.
Processar pagamentos e lidar com questões relacionadas a seguros de saúde.
Colaborar na gestão da farmácia, incluindo aspetos comerciais e de qualidade.
Comunicar com fornecedores, equipas da farmácia e outras entidades de saúde quando necessário.
Participar em programas de educação para a saúde.
Contactar médicos ou outros profissionais de saúde para clarificação de prescrições.
Manter a limpeza e organização do espaço da farmácia.
Garantir a conformidade com as normas de segurança e regulamentares.