Compreender os processos de negócios de alto nível e a arquitetura de dados do sistema de informações do cliente em todas as unidades de negócios: ERPs, CRMs, PIMs, MDMs ou outras aplicações de negócios principais e plataformas de dados BI/Reporting/IA.
Contribuir para melhorar o modelo de dados empresarial correspondente (principais entidades de dados e suas relações semânticas), trabalhando em estreita colaboração com os especialistas em dados de negócios, governance managers e arquitetos empresariais/de soluções/técnicos.
Identificar os ativos existentes nas plataformas de dados (especialmente a corporativa) para priorizar a sua padronização, dependendo das prioridades comerciais, a fim de facilitar o consumo de dados.
Examinar e identificaras necessidades estruturais da base de dados, avaliando as necessidades funcionais atuais e potenciais, para oferecer recursos self-service graças à agregação/consolidação consistente, normalização, racionalização e implementação da gestão da qualidade dos dados, trabalhando em estreita colaboração com arquitetos técnicos e gestores de produtos de dados.
Definir como os fluxos de MDM devem ser posicionados no panorama do sistema de informação em todos os domínios funcionais e unidades de negócio para permitir os processos de negócio com a qualidade de dados adequada.
Modelar conjuntos de dados padronizados e reutilizáveis para os consumir facilmente (incluindo com o Data Marketplace) com confiança, para muitos fins, trabalhando em estreita colaboração com as equipas de negócio, conselhos de dados ou outros especialistas em governação de dados e outros membros da equipa de dados e análise. Documentar os principais processos de negócio que produzem e consomem