consultor financeiro

Sempre foste bom a poupar, achas o investimento interessante e gostas de aconselhar os que te rodeiam? Então, considera um trabalho como consultor financeiro. Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como consultor financeiro, o salário médio e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.

ver oportunidades
1

o que é um consultor financeiro?

Um consultor financeiro é alguém que dá conselhos financeiros. Dá conselhos sobre investimentos, poupanças e empréstimos, entre outras coisas. Com alguém como tu ao seu lado, as pessoas têm uma boa compreensão das suas finanças, sabem o que pôr de lado e que compras de grande escala são possíveis.

o que faz um consultor financeiro?

Como consultor financeiro, serás responsável por:

  • aconselhamento sobre vários assuntos financeiros
  • venda de produtos
  • preenchimento do requisito legal da prestação de serviços
  • elaboração de um plano financeiro
Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.
Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.
2

salário médio de um consultor financeiro

Segundo a Talent, o salário médio de um consultor financeiro é de 1.300 euros por mês, o que corresponde a 15.600 euros anuais e a 8 euros por hora de trabalho. Não é incomum que, num nível de entrada, o salário seja mais baixo, rondando os 12 mil euros por ano. Ainda assim, muitos consultores experientes chegam a receber 20 mil euros anuais.

O teu salário também irá depender do teu empregador e do tipo de setor para o qual trabalhas. Podem existir prémios e outras compensações extra associadas ao teu trabalho se fores consultor financeiro.

oportunidades de carreira como consultor financeiro

O mundo das finanças é grande. E, felizmente, é por isso que existem múltiplas oportunidades de progresso. Se estiveres pronto para um novo desafio, considera:

  • gestor financeiro: obterás mais responsabilidade sobre a administração completa da empresa e serás responsável por diferentes funções dentro da empresa para a qual trabalhas. Serás uma aranha na teia financeira, a gerir contabilistas, administradores de salários e outro pessoal financeiro
  • gestor de ativos: conseguir uma boa pensão para as pessoas? Com os teus conhecimentos em matéria de investimento, é certamente possível! Analisarás o mercado financeiro, procurarás oportunidades e comprarás e venderás investimentos

Gostarias de expandir as tuas oportunidades de carreira? Então, começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal. Temos todo o prazer em analisar contigo a evolução da tua carreira.

ver oportunidades
3

tipos de consultores financeiros

Ajudar as pessoas a encontrar a casa dos seus sonhos, ensinar-lhes tudo sobre investimento ou garantir-lhes o melhor seguro? A escolha é tua. Descobre que tipos de consultores financeiros existem:

  • consultor de investimento: este trabalho é semelhante ao de gestor de património. A diferença é que não tens total liberdade para fazeres as tuas próprias escolhas sobre para onde vai o dinheiro dos clientes. No entanto, dás conselhos concretos sobre o investimento e explicas os riscos e benefícios 
     
  • consultor de seguros: seguros, todos precisam deles. Um consultor de seguros dá conselhos a empresas e indivíduos sobre os diferentes seguros disponíveis e qual é o melhor para cada situação
     
  • consultor de hipotecas: comprar uma casa nova é sempre entusiasmante e certamente um grande investimento. Analisas a situação financeira dos clientes e fazes a mediação entre eles e o credor hipotecário. É assim que se asseguras que os teus clientes saem pela porta com uma boa hipoteca
ofertas de emprego
4

trabalhar como consultor financeiro

Todos os dias estás ocupado, obviamente, a aconselhar os clientes sobre tudo o que tem a ver com as suas finanças. Portanto, não há falta de contacto social. O que poderás esperar quando começares a trabalhar como consultor financeiro? Eis algumas coisas boas a saber:

5

educação e qualificações

Um curso universitário é normalmente exigido a quem quer trabalhar como consultor financeiro. Terás mais hipóteses de encontrar uma boa posição caso tenhas concluído uma licenciatura em finanças, economia ou matemática. Há também um conjunto de estágios que podes realizar para trabalhares como consultor financeiro. Durante um estágio, aprendes e trabalhas frequentemente ao mesmo tempo. Uma mais-valia!

Além disso, é necessário que tenhas certificados oficiais que te permitam legalmente dar aconselhamento financeiro. Estes são usualmente fornecidos pelos cursos e licenciaturas da área. 

aptidões e competências

Evidentemente, uma das tuas qualidades mais importantes é a tua capacidade de dar bons conselhos! Tens o conhecimento de que outras pessoas precisam para fazerem as escolhas financeiras corretas. Outras qualidades que se revelam úteis são:

  • capacidade comercial: trabalhas numa organização como um banco ou uma agência de seguros? Então, é claro, queres vender os vários produtos financeiros. Tens o teu argumento de venda pronto e sabes como aconselhar bem as pessoas e convencê-las de que estão a fazer a melhor escolha ao comprarem certos produtos através de ti
     
  • orientação para o cliente: os clientes querem fazer as melhores escolhas financeiras. É por isso que ouves atentamente os desejos do cliente e lhes respondes. O foco no cliente é importante se quiseres ajudar bem as pessoas
     
  • apresentação clara: se tiveres avaliado a situação financeira dos clientes e fores aconselhá-los, é bom que saibas transmitir a tua mensagem e manter a atenção dos teus clientes. Uma boa apresentação é um bónus! 
quote icon

"Os clientes, muitas vezes, não têm ideia do que é possível fazer com as suas finanças atuais. Dar-lhes essa perceção e aconselhá-los em todo o tipo de coisas, como investir e poupar, dá-me satisfação. Além disso, eu mesma sei naturalmente como gerir melhor os meus próprios bens." - Shirley, consultora financeira

6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como consultor financeiro.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.