Enviou inúmeras candidaturas, mas ainda não obteve respostas positivas? É normal sentir-se vulnerável e frustrado, mas não deixe que isso o desanime.

Use os seus sentimentos como motivação para continuar a tentar, explorando novos caminhos. Pode aproveitar isso como uma oportunidade de introspeção, para avaliar as suas habilidades e pensar em como pode ser útil para as empresas para às quais planeia candidatar-se. Pode até aproveitar esse tempo para melhorar as suas habilidades de comunicação.

Student, students, young people, youngsters, school, college, study, studying
Student, students, young people, youngsters, school, college, study, studying

1. persistência é a chave para encontrar um emprego

Use a sua persistência como força motriz na sua próxima procura de emprego. Concentre-se em entender completamente o que está a alimentar a rejeição e em encontrar a melhor solução para lidar com esse obstáculo. Seja paciente e utilize todos os recursos de procura de emprego disponíveis para aumentar as chances de os seus esforços serem recompensados.

Nalguns casos, talvez, não seja o momento certo para a empresa contratar alguém, ou pode haver falta de recursos. Isso é especialmente verdadeiro durante uma crise ou pandemia, altura em que muitas empresas tornam os seus processos de entrevista muito mais rigorosos e demorados. Além disso, empresas com uma marca atrativa recebem milhares de candidaturas para uma única função e a sua candidatura pode demorar a ser avaliada.

2. não leve para o lado pessoal e aprenda com as suas experiências

É importante lembrar-se de não levar a rejeição para o lado pessoal. Depois de encontrar a melhor maneira de se desligar emocionalmente da rejeição do trabalho, será muito mais fácil superar os sentimentos de inferioridade. A rejeição do seu pedido de emprego não significa necessariamente que não esteja qualificado para o cargo. Se estiver realmente interessado na função, dê um passo adiante e pergunte por que razão foi rejeitado para saber onde se concentrar no futuro.

Não tenha medo de lutar pelo que quer. Os empregadores são capazes de detetar a persistência e a vontade do candidato. A capacidade de permanecer firme e inabalável diante das adversidades é uma marca de um funcionário capaz. Não hesite em enviar um e-mail para perguntar por que foi rejeitado e se existem outros cargos mais adequados, dentro da empresa, aos quais se pode candidatar. Também pode pedir feedback sobre o que fez bem durante a entrevista e em que áreas pode melhorar.

3. mantenha a calma e siga em frente

Como as empresas são inundadas com pedidos de emprego, precisa de ser paciente e dar-lhes tempo para responder, além de entender a carga de trabalho com a qual estão a lidar. Mesmo que o processo resulte na rejeição do pedido, deve responder educadamente e informar o empregador que deseja trabalhar com ele no futuro, caso surja uma oportunidade. É importante permanecer agradável e educado. Não quer causar uma má impressão, pois pode encontrar essa empresa novamente no futuro.

siga estas 25 dicas rápidas para um currículo de sucesso.

explore aqui.

4. identificar uma lacuna potencial nas suas competências

Em vez de se focar na rejeição, reconheça para si mesmo que está a ir muito bem. Use o feedback que recebe para descobrir possíveis lacunas de competências, e por que se encaixa bem na função. Também pode usar o tempo disponível para reavaliar as suas prioridades, como em que setor deseja trabalhar, em que especialização está mais interessado, em que ambiente gostaria de trabalhar e como tudo isso se relaciona com os seus conhecimentos e as suas competências.

5. perguntas que pode fazer a si mesmo para reavaliar os seus objetivos

  • Em que papéis eu estava mais interessado quando era mais jovem, mas nunca exerci?
  • Para que empregadores eu sempre sonhei trabalhar?
  • Tenho melhor desempenho no trabalho quando tenho mais autonomia ou um trabalho mais estruturado funciona melhor para mim?
  • Que competências comercializáveis possuo?

6. competências e requalificação

Depois de decidir em que campo precisa de formação, pode inscrever-se em cursos de formação vocacional ou programas de reskilling, ou mesmo procurar aprender mais, autonomamente, através de conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet. Também pode trabalhar com um coach de carreira, para o ajudar a entender quais as suas principais competências e como pode destacá-las nas candidaturas a empresas onde esses pontos fortes podem ser valorizados.

vai ter uma entrevista de emprego? siga estas dicas para se preparar da melhor forma.

leia aqui.

Se deseja resultados diferentes, é bom estar disposto a tentar abordagens diferentes. Ao dar estes passos extras na sua procura por emprego, mostra aos potenciais empregadores que está disposto a investir em si mesmo, em vez de ficar sentado à espera que as coisas aconteçam.

Se está empregado atualmente, considere assumir um novo projeto para reforçar o seu currículo. Se encontrar um emprego estiver difícil, considere dedicar algum tempo para se atualizar e redefinir, e os seus esforços certamente serão recompensados.

 

O artigo original foi publicado no blog de carreiras da Randstad Singapore